Páginas

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Encaminhamentos do Lênio: Aterro Sanitário não é projeto de engenharia

A reclamação do prof. Marco Santilli quanto ao pretenso uso de aterro sanitário para Ribeirão Preto é muito justa e oportuna.

A diferença entre um lixão e um aterro sanitário padrão  é que o aterro é um lixão embrulhado...de presente para as futuras gerações. Para fazer aterro convencional é necessário um buraco para entupir de lixo e esse buraco ocupa um espaço proprio e um espaço maior ainda no seu entorno a ser protegido.

Como a produção de lixo é continua no tempo e a cidade se expande no espaço, é óbvio que vai chegar um instante em que não existe mais espaço disponivel para fazer aterro sanitário  mas vai continuar existindo a produção de lixo.

Não é um paradoxo urbano. Por isso, considerar o uso de aterros sanitários convencionais como uma solução técnica certamente que não pode ser considerada um projeto de Engenharia. Nunca foi.

A única possibilidade para o uso de um aterro sanitário sério será o destinado à produção de biogás como subproduto de composto orgânico,  através da utilização de um aterro sanitário permanente composto por células renováveis (como se fosse uma planta industrial) e que para isso necessita de uma carga diária de 500 t/dia de matérial orgânico.

Evidentemente que a coleta seletiva e sua industrialização tem que fazer parte do projeto, para que a carga do aterro por células seja exclusivamente orgânica, para que cada célula, ao ser renovada, não apresente residuo e possa receber carga novamente. Esta tecnologia é da década de 70 do seculo passado e nunca foi aplicada nem mesmo citada pelas Academias que apenas  ensinam a construir lixões embrulhados.

Existem outras tecnologias para produção de composto orgânico sem a utilização de aterros de nenhuma espécie, utilizando metodologia industrial de decomposição aeróbica.

Qualquer que seja o sistema, a coleta seletiva e sua industrialização posterior é indispensável, assim como uma eficiente educação ambiental.

Lenio

Nenhum comentário:

Postar um comentário