Páginas

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Encaminhamentos da Cidinha Santos (Moradora Silvia: "Todos falam em aeroporto internacional, mas ninguém pensa na população que está aqui e vai perder suas casas."

Quarta, 15 de Fevereiro de 2012

Retomada’ de área ameaça 700 na zona Norte de Ribeirão

Famílias que estão em área particular próxima ao Leite Lopes são notificadas sobre desocupação

Jucimara de Pauda

Foto: Joyce Cury / A Cidade 


Quarta, 15 de Fevereiro de 2012
Retomada’ de área ameaça 700 na zona Norte de Ribeirão
Famílias que estão em área particular próxima ao Leite Lopes são notificadas sobre desocupação
Jucimara de Pauda

Foto: Joyce Cury / A Cidade
Cerca de 700 pessoas, entre adultos e crianças, estão apavoradas com o "fantasma" da reintegração de posse. Elas ocuparam áreas particulares próximas ao aeroporto Leite Lopes e pelo menos 20 famílias já receberam intimação avisando que terão de deixar o local. O local é chamado de Vila Brasil e fica entre as ruas Pouso Alegre, Jardinópolis, Barretos e Tambaú.
"Eu moro aqui há cinco anos com minha filha e meu genro. Não sei o que vou fazer. Não sei ler, não entendo o que as pessoas falam. Só sei que não posso perder a única casa que tenho para morar. Ninguém da prefeitura passou por aqui", diz Josineuda Severina de Souza, dona de casa.
A trabalhadora Silvia Rodrigues e mais sete famílias do lote em que ela mora já receberam a notificação. Todos estão desesperados. "Nossa única esperança é a prefeitura nos cadastrar em algum programa de moradia e o proprietário da terra nos dar mais um tempo para sairmos até acharmos um lugar digno para morar".
A moradora reclama da falta de informações e de auxílio do poder público para resolver o caso. "Todos falam em aeroporto internacional, mas ninguém pensa na população que está aqui e vai perder suas casas. Precisamos de ajuda, principalmente da prefeitura", diz Sílvia.
Mercia da Silva Ribeiro reclama que as assistentes sociais da prefeitura não passaram no bairro para cadastrar os moradores. Algumas famílias foram até a Cohab (Companhia Habitacional Regional de Ribeirão Preto) e fizeram a inscrição, mas não têm esperanças de serem chamadas.
"Precisamos fazer parte de um programa especial, como os moradores da Favela da Mata fizeram. Nossas casas também ficam ao lado do muro do aeroporto", argumenta Mercia.
PAC é solução
A assessoria de imprensa da prefeitura de Ribeirão Preto informou por nota que a administração municipal pretende incluir os moradores da Vila Brasil no "PAC do Desfavelamento."
Para isto, os moradores devem se cadastrar nos programas habitacionais como o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), Minha Casa Minha Vida e o programa habitacional que a prefeitura desenvolve em parceria com a CDHU.
As inscrições podem ser feitas na Cohab
A nota destaca que já foram erradicadas nos últimos três anos as favelas Adamantina, Itápolis, Faiane, Zanetti, Tanquinho, Vila Elisa e mais recentemente, parte da favela da Mata.




Nenhum comentário:

Postar um comentário