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domingo, 1 de janeiro de 2012

Garagens verticais

Encaminhamentos do Prof Jorge:

Muito se fala, mas nada acontece! Por que o Poder Público não da ouvidos à opinião dos cidadãos, muitos ávidos por colaborar graciosamente em prol do bem comum?
Favor ver no anexo deste, referente a Praça Carlos Gomes, matéria de 14/09/1999 (em duas páginas), onde são apresentadas algumas sugestões. Oportuno, pois, o assunto "renovação da área central" que voltou a ser considerado atualmente.
Por que razão, será que abordar o assunto "garagens verticais", tem sido tabu? Não seria a construção delas uma das soluções para melhorar a fluidez do trânsito na área central?
Matéria essa, abordada com sugestão, no "Concurso de idéias para a renovação urbana da área central - Ribeirão Preto - 1991", do qual participei, constando como um dos Anexos do livro do "Pensando Ribeirão Preto: ontem, hoje e amanhã".
Ainda, quanto a "garagens verticais", envio para considerações, matéria significativa, abaixo veiculada na Internet (FOLHAONLINE de 26/11/2009).
Cordialmente,
Jorge de Azevedo Pires


25/11/2009 - 13h12
São Paulo terá 64 garagens verticais com preço maior que da Zona Azul

TATIANA SANTIAGO
colaboração para a Folha Online
O prefeito Gilberto Kassab (DEM) anunciou na manhã desta quarta-feira a criação da Zona Azul Vertical na cidade de São Paulo, com a construção de 64 garagens verticais com até 400 vagas cada uma. O valor para estacionar em uma das garagens deve ser 50% superior ao que é pago com a zona azul atualmente, que é de R$ 3.
O edital da licitação será publicado amanhã (26) no "Diário Oficial". O objetivo do novo modelo de Zona Azul é retirar os veículos das áreas saturadas e aumentar a fluidez nesses locais. Com o projeto, o número de vagas vai subir das atuais 34.500 para 60 mil vagas.
"A nossa expectativa é que após a publicação do edital amanhã, nós tenhamos em 90 dias o encerramento da primeira fase [de licitação]", afirmou Kassab. De acordo com o prefeito, algumas garagens podem ser subterrâneas.
As empresas e consórcios interessados devem apresentar propostas à prefeitura, que incluem a modernização do sistema da zona azul na cidade, além das construções e orçamentos das garagens, que devem ser totalmente custeados pelas empresas que venceram a licitação.
A implantação, operação e gerenciamento das garagens será de responsabilidade da empresa vencedora. No entanto, a fiscalização continua sendo realizada pelos agentes da CET.
Uma comissão da prefeitura estudou durante um ano vários modelos de garagens existentes em todo o mundo e a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) elaborou um projeto que dividiu a cidade em dez lotes, nas regiões com maior fluxo de veículos. As empresas que vencerem as licitações poderão escolher os locais que irão construir dentro dos lotes estipulados, de acordo com o modelo da CET.
"O licitante vai ter liberdade de propor, ele pode apresentar áreas construídas que ele vai demolir ou áreas que ele vai construir embaixo", disse o prefeito.
As garagens irão funcionar 24 horas. Os novos estacionamentos devem ser construídos próximos às estações de metrô e terminais de ônibus. Apenas na região central da cidade estão previstas as construções de três garagens: ao lado do Teatro Municipal, do Pátio do Colégio e do Mercado Municipal.
Apesar do edital de licitação ser publicado apenas nesta quinta-feira (26), a previsão é que até o final de 2010 sejam construídas as primeiras garagens.
Além da proibição do estacionamento nas áreas saturadas, a prefeitura vai implantar a Zona Azul nas redondezas dessas regiões, onde atualmente é possível estacionar dos dois lados da rua gratuitamente. Em um dos lados, não será permitido estacionar e no outro lado somente com a Zona Azul.

Fonte: Internet FOLHAONLINE – 26/11/2009.

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