Páginas

terça-feira, 5 de março de 2013

Somos Todos Comunidade João Pessoa

Informativo do Movimento

PRÓ MORADIA E CIDADANIA
     Violência nem por Sentença

04 de março de 2013

Somos Todos Comunidade João Pessoa

Em 2007 , quando a atual administração iniciou o processo chamado Desfavelamento, através do cadastro das ocupações no Entorno do Aeroporto Leite Lopes, apesar do marketing de Promoção da Dignidade Humana através do acesso a Moradias Novas , na verdade, visava a Limpeza Social para fins de regularização das áreas de zoneamento de ruídos.
Dentre uma destas ocupações, sob o comando de uma Assistente Social da Prefeitura , foi cadastrado o Núcleo da João Pessoa. Como exceção ao ocorrido com os demais núcleos cadastrados em que os nomes dos moradores foram inclusos no edital do PAC para construção de casas, “ estranhamente” este núcleo não foi contemplado.
Em 2010, o processo de remoção de famílias se inicia pelo Núcleo da Adamantina, e grande parte das famílias são despejadas. Em 2011 e 2012 outros núcleos sofrem remoção e novas famílias são despejadas.
A Favela da Família foi formada por estes despejos e tragicamente foi expulsa com extrema violência, conforme noticiado pela imprensa local e até nacional.
Preocupada com o formato deste Processo chamado de Desfavelamento e a sua não inclusão no Edital do PAC, os moradores do Núcleo da João Pessoa pediram apoio ao Movimento Pró Moradia e Cidadânia.
A intervenção do Movimento ocorreu ....(participação nas reuniões, orientações jurídicas, recomendação para que os moradores elegessem uma Comissão Representativa, realizassem um cadastro social dos ocupantes da área, participassem do Conselho Municipal de Moradia e que procurassem órgãos públicos Como a Defensoria e Promotoria Pública da Habitação....)
Atualmente esta comunidade conta com cerca de 100 famílias que já receberam notificação extra judicial por parte do proprietário da área. ....
Foi noticiado pela Prefeitura e Governo do Estado que famílias das ocupações do entorno seriam contemplados com acesso a financiamento a apartamentos populares para fins de desfavelamento, mas o  sigilo referente a qual comunidade seriam destinados revela que é falta de transparência ou puro factóide criado para manter vivo a temática do Puxadinho no Aeroporto, de novo a farsa demagógica de políticos sem política alguma.


Nenhum comentário:

Postar um comentário