Páginas

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Encontro CDHU e Sem Teto para maio

Após manifestação de sem-teto, CDHU marca encontro para maio
Movimento irá participar de reunião do Conselho Estadual de Habitação. Sem-teto protestaram nesta terça em frente ao Palácio do Governo de SP.
Do G1 SP


Manifestantes reivindicam retomada de programa de mutirão (Foto: Letícia Macedo/G1)
Terminou na tarde desta terça-feira (19) uma manifestação de integrantes de vários movimentos de moradores sem-teto na Avenida Morumbi, em frente do Palácio dos Bandeirantes, no Morumbi, na Zona Sul de São Paulo.

O presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU), Marcos Penido, recebeu uma comissão com 23 representantes dos manifestantes. A reunião durou pouco mais de duas horas.
Entre os assuntos discutidos no encontro, segundo Penido, ficou acertado que a próxima reunião do Conselho Estadual de Habitação deverá ocorrer na segunda quinzena de maio, e que os movimentos sem-teto terão assento garantido no encontro.

De acordo com Penido, a reunião foi positiva ao aprofundar o canal de comunicação entre o governo e os movimentos sem-teto. Na pauta de reivindicações, os manifestantes ainda pediam a retomada do Programa Paulista de Mutirão e Autogestão.  Os movimentos sem-teto foram convidados a  elaborar uma proposta para a CDHU que apresente uma nova modalidade dentro do programa. A proposta deverá passar por análise.


saiba mais


O coordenador geral da União dos Movimentos de Moradia de São Paulo, José Abraão, avaliou que a reunião foi bem sucedida. “A retomada do programa de mutirão ficou definida na reunião. Um canal de negociação foi aberto e o governo demonstrou que tem interesse em fazer”, afirmou. De acordo com Abraão, o movimento deve apresentar nas próximas semanas uma proposta do modelo que eles reivindicam para implantação.

Os manifestantes solicitavam ainda um encontro com o governador Geraldo Alckmin, mas não receberam a confirmação por parte da Secretaria da Habitação.

Após o anúncio de que será feita uma análise da retomada do programa, reivindicação feita pelos integrantes do movimento, os manifestantes se dispersaram pacificamente. “Estou satisfeita. Já é um começo. Pelo menos saímos daqui com uma promessa”, disse a manifestante Sônia de Oliveira, que saiu da Praia Grande, no Litoral Sul de São Paulo.

De acordo com a Polícia Militar, cerca de mil pessoas participaram do ato. Nenhum incidente foi registrado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário