Informativo do Movimento
PRÓ MORADIA E CIDADÂNIA
Editorial
28/12/2011
Assunto – Confirmado: Entorno ao aeroporto - A Favela ficou
Processo de Desfavelamento muda e o pano de fundo agora se confessa como pauta principal
O Processo de Desfavelamento divulgado como objetivo primeiro na promoção da dignidade humana mostrou a sua face cruel da subserviência do poder público ao verdadeiro poder – o econômico- porque se revelou apenas como pano de fundo para a regularização precipitada de um zoneamento de ruídos do aeroporto, que não existe .
Para evitar despejos e prováveis ocorrências policias , a exemplo das atrocidades cometidas contra os moradores da Favela da Família, que geraram um enorme desgaste político, a atual administração substituiu o processo de Desfavelamento das Favelas próximas ao aeroporto, por desocupação parcial conforme constatamos na matéria divulgada pela imprensa abaixo :
A Cidade - Quarta, 28 de Dezembro de 2011 - 20h49
Prefeitura retira 232 famílias da Favela da Mata
A Prefeitura de Ribeirão Preto começou nesta quarta-feira e finaliza hoje a retirada de 232 famílias da Favela da Mata, no Jardim Aeroporto. O grupo, inscrito na lista da Cohab-RP (Companhia Habitacional Regional de Ribeirão Preto) desde 2007, será levado para o Conjunto Paulo Gomes Romeo, na região Oeste da cidade (leia mais na p. A3).
A retirada das pessoas é realizada para a futura ampliação do aeroporto Leite Lopes. No entanto, cerca de 250 famílias continuarão na favela.
"Nós estamos deslocando as famílias que têm a documentação pronta para o Paulo Gomes. As outras vão ocupar os locais que estão ficando vagos na rua Itápolis", afirmou o secretário da Casa Civil, Layr Luchesi Jr.
De acordo com o secretário, todas as casas próximas ao muro do aeroporto serão destruídas. "As casas do beco central da favela para trás serão mantidas", afirmou.....
O presidente da Associação dos Moradores da Favela da Mata, Clodoaldo Marques, 48 anos, foi sorteado, no dia 8 de dezembro, para ter direito a uma casa, mas não está muito feliz.
"Fico triste porque metade dos moradores daqui está ficando para trás e não acredito que eles sejam chamados em março", comentou.
Fonte : Jornal A Cidade – 28/12/11
_____________________________________________________________
CDHU aperta regras para revenda de casa
Mutuários da CDHU vão ter de pagar por dez anos as parcelas da casa própria antes de passar o imóvel para a frente. O governo estadual sancionou lei que aumenta o prazo, antes de dois anos.
A medida visa combater a especulação imobiliária sobre moradias populares, afirma Silvio Torres, secretário da Habitação. "Vai acabar com gente aproveitadora que pega casas e vende antes mesmo de ocupar. Não se pode ganhar dinheiro às custas do governo, que subdsidia para quem precisa", declara.
A medida visa combater a especulação imobiliária sobre moradias populares, afirma Silvio Torres, secretário da Habitação. "Vai acabar com gente aproveitadora que pega casas e vende antes mesmo de ocupar. Não se pode ganhar dinheiro às custas do governo, que subdsidia para quem precisa", declara.
Em Ribeirão, a companhia é responsável por 5.977 unidades. A transferência fora das normas é a principal irregularidade constatada entre mutuários, diz Milton Vieira Souza Leite, diretor regional da CDHU.
"Quanto maior o município, maior o número de oportunistas", comenta, sem citar quantos processos correm na Justiça.
A nova lei vale inclusive para os que já foram contemplados anteriormente
Nenhum comentário:
Postar um comentário