Páginas

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Pesquisa Ibope: erro ou má intenção ?

Coluna Parabólica, jornal Tribuna Ribeirão

O IBOPE BEM QUE PODERIA RESPONDER: onde está a grande vantagem dos votos de dona prefeita Dárcy Vera, PSD, sobre o tucano Duarte Nogueira? A diferença anunciada – em duas pesquisas consecutivas – chegava a 20%.
DÁRCY VERA, PELOS NÚMEROS IBOPEANOS, venceria com 60% dos votos válidos, restando obviamente outros 40% para Duarte Nogueira. A teoria das pesquisas foi outra na prática das urnas. Fixou-se uma diferença inferior a 4%.
A GROTESCA CONTRADIÇÃO DOS ÍNDICES vai gerar discussões e firmar polêmicas. Ou foi uma confessada incompetência do instituto ou, o que é bem pior, um erro programado dentro da mais perfeita má intenção. Não haverá perdão.
ENTRE A VENCEDORA E O VENCIDO UMA pequena distância de 11.749 votos. Se considerarmos que um voto que migra daqui para ali é o mesmo, Duarte Nogueira deixa de ser prefeito por apenas 5.875 eleitores.
ENTRE OS DERROTADOS, CERTAMENTE alguém haverá de levantar a voz e questionar a influência dos números. No mínimo, o IBOPE terá dificuldades em responder. Já havia errado no primeiro turno. Insistiu no returno.
DUARTE NOGUEIRA E SEUS IGUAIS TUCANOS já terão de antemão a quem culpar pelo desastre eleitoreiro. Qualquer outro concorrente, de qualquer outro partido, faria o mesmo. A razão dos números perdoaria a emoção da desculpa.
A ELEIÇÃO DE SEGUNDO TURNO DEMONSTRA – muito ao contrário do que insinuou a pesquisa IBOPE – que Ribeirão Preto vai inaugurar 2013 politicamente dividida. A suposta superioridade de darcysistas não existe. Foi apenas uma lenda mal contada.
DEBRUÇADA SOBRE OS NÚMEROS, DONA prefeita deve estar se perguntando: “onde estão meus eleitores que o IBOPE tanto anunciou?” Será preciso, então, analisar de forma mais profunda o quadro geográfico eleitoral.

EM ALGUNS CASOS CHEGA A SER DECEPCIONANTE. Dona prefeita perdeu as eleições no distrito de Bonfim Paulista, principal reduto do vice Marinho Sampaio, PMDB. Mais do que um susto, um desencontro de discursos.
PARA QUE LHE SERVE, AFINAL, UM PARTIDO que lhe promete o céu na terra e, no máximo, consegue entregar um purgatório? Nos bastidores da política, a moeda de troca perde valor e desperta dúvidas.
MUITO PIOR SERÁ CONVIVER COM A DERROTA que lhe impôs o populoso bairro de Vila Virgínia. O cenário serviu durante toda a campanha como modelo de administração pública. As obras antienchentes foram enaltecidas.
POIS NÃO É QUE O BAIRRO, COMO UM TODO, anunciou-lhe um sonoro e rotundo NÃO. Diante das claras evidências, e de cabeça fresca, dona prefeita terá de refazer a matemática que lhe cerca.
UM BOM E NECESSÁRIO PASSATEMPO PARA os próximos dois meses de trabalho. Será preciso reavaliar conceitos, renovar ideais e, principalmente, encontrar um novo discurso. A vitória de dona prefeita está longe de ser aquela que ela sonhava.
PARA QUEM ESPERAVA SER UNGIDA PELA população, é muito difícil acomodar-se com tão pequena diferença de votos. As urnas foram claras e deram o recado. Pode ser que nem tudo esteja definitivamente perdido.

TARJA PRETA
A ELEIÇÃO DE DÁRCY VERA provocou diferentes reações em divergentes repartições da mídia caipira. Enquanto jornalistas torciam o narizinho de farejar escândalos, a vitória também era comemorada por departamentos comerciais.
FÁCIL DE EXPLICAR, MELHOR de entender. É que uma suposta eleição de Duarte Nogueira não seria capaz de provocar nenhuma boa saudade dos tucanos Welson Gasparini e Roberto Jábali. Para os publicitários, foram momentos difíceis.

TROCANDO EM MIÚDOS, SEM verbas adicionais e sem investimento na área de propaganda. Para os jornalistas, porém, Dárcy Vera está longe de ser unanimidade. É personalista, sofre de síndrome da perseguição e...
...BOM PARAR POR AÍ. O tempo dirá quem tem ou não tem razão.

SOM NOVO
ALTAS NEGOCIAÇÕES NO MUNDO das comunicações. O prefixo da rádio Difusora, emissora FM, acaba de ser transacionado. Sai dos domínios da família Molina e agora faz parte dos Coutinho Nogueira, leia-se EPTV.
A SEDE DA EMISSORA SERÁ transferida para o prédio da TV Ribeirão, nos altos do Ipiranga. E perderá seu estilo musical. Vai ser a nova retransmissora da CBN – principal emissora de jornalismo da própria Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário