Páginas

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

ANALISE DOS RESULTADOS DO 1º TURNO DAS ELEIÇÕES EM RIBEI RÃO PRETO 2012

Movimento Pró Moradia e Cidadania
Editorial
12/10/2012

ANALISE DOS RESULTADOS DO 1º TURNO DAS ELEIÇÕES EM RIBEIRÃO PRETO 2012

Está coberto de razão José Saramago, de saudosa memória, ao alertar que a democracia está sequestrada, condicionada e amputada, porque o poder do cidadão limita-se na esfera política a tirar um governo que não gosta e a pôr outro que deverá ser tirado depois, enquanto as grandes decisões são tomadas no poder econômico, nas cúpulas das transnacionais. E quem dirige as transnacionais não são eleitos pelo povo. São os representantes do capital.
Gilvander Luís Moreira1   (Ecodebate 09/10/2012)  Em Belo Horizonte, derrota eleitoral, mas ganho político

As forças  dominantes em Ribeirão Preto tremeram um pouco. Não por causa dos movimentos populares de esquerda que já existiam e os novos que surgiram.

As elites econômicas ribeirão-pretanas estão muito bem encasteladas. Dominam as principais áreas econômicas e portanto as políticas. E a imprensa dita livre depende economicamente dessas elites e portanto é-lhe  submissa  e não ousa contrariá-las.

Essas elites econômicas desenvolveram o que chamamos de coronelismo urbano. Conseguiram até cooptar partidos políticos,pelo menos aparentemente, de esquerda e os auto denominados de centro e centro esquerda.

Dominam ideologicamente todos os partidos das coligações da candidata à reeleição e do candidato tido como representante dos ruralistas e por isso chamado de candidato da motoserra. Dominam também parcela significativa de certos setores conservadores do PT.

Para eles não existem partidos políticos e têm um forte espírito de classe baseado na ideologia, para eles soberana, do mercado, submisso ao deus Capital.

Muito antes das eleições correu o boato de que  esses grupos hegemônicos determinaram que a vitória seria da candidata da reeleição. O outro candidato seria o coringa, para fingir que existia duelo político de ideias e que o candidato do PT já estaria destinado a perder. Novato, sem experiência política. Fácil!

Mas deu zebra. O candidato do PT  estava subindo nas pesquisas e então os outros candidatos emprenharam-se em luta eleitoral para garantir ou a eleição logo no 1º turno ou, na pior das hipóteses, que os dois fossem para o segundo turno. Conseguiram!

Não vai existir um 2º turno já que os candidatos são mais do mesmo, basta lembrarmos a defesa de ambos pelo Puxadinho no Leite Lopes.

Quais seriam as causas para esses resultados? Tivemos diversos Movimentos na cidade. Exigiram a redução do numero de vereadores e a redução dos “salários”. Conseguiram. Outras cidades seguiram o exemplo de Ribeirão, organizaram os seus movimentos, inclusive o Renove Todos ou Não Reeleja Ninguém e Pradópolis conseguiu. Em Ribeirão foram quase todos reeleitos e os novatos, a menos de uma ou duas exceções, não mudaram em nada o perfil da Edilidade.

Várias avaliações já foram feitas tentando explicar esses resultados.  Podemos até salientar a feita pela Raquel, militante do Panelaço:

Muitos eleitores sem acesso a internet, a televisão, aos jornais e desinteressados da vida política da cidade e de nossos representantes, votam em números, desapegados de qualquer significado ou qualidade do que esses números representavam. Pessoas que são o produto da falta de investimento em educação, em instrução, em análise crítica, porque, afinal, tem muito vereador que não quer ser analisado, muito menos criticado.
Nesse submundo de conscientização, os viciados no poder renovam seu vício, perpetuam seus currais eleitorais, alimentam com o mais pobre e atroz assistencialismo almas que ao relento da sorte, admitem a mais fugaz oferta para seus votos. Paralelamente, há aqueles que não carecem de dinheiro, mas carecem de princípios e interesse no bem coletivo, votando como mais bem aprouver seu interesse particular. E essa é a pior carência, porque não provém da necessidade, mas do egoísmo.
http://raquelbencsikmontero.blogspot.com.br/2012/10/nas-eleicoes-de-ribeirao-preto-protela.html

Sem dúvida uma excelente análise que mostra, nua e crua, uma das vertentes de nossa realidade. Mas, seguindo outra linha de pensamento, vamos fazer outro tipo de estudo.   

Vamos analisar o chamado voto de protesto, típico dos rebeldes sem causa. quando se somam os brancos e os nulos. Também a ausência ao voto que reflete a falta completa de cidadania consciente.

Esses votos constituem um protesto ou falta de coragem de assumir um ato de cidadania e responder por seus atos? Tudo isso só para dizer que se não votou em nenhum deles então não é responsável pelo que eles vierem a fazer.

Dados oficiais do TRE:

TABELA 1
tabulação dos votos
TABELA 2
tabulação da distribuição dos votos
VOTOS
QUANTIDADE
%
votaram
336.780
80,29
ausentes
82.655
19,71
inscritos
419.435
100,00
brancos
11.317
3,36
nulos
22.393
6,65
validos
303.070
89,99
VOTOS
QUANTIDADE
%
Darcy
140.446
46,34
Nogueira
92.076
30,38
Gandini
45.655
15,06
Chiarelli
16.843
5,56
Roveri
5.049
1,67
Mauro
3.001
0,99
validos
303.070
100,00


Esta foi a realidade das eleições. Não podemos imaginar que de todos os candidatos nenhum esteja à altura das expectativas dos eleitores mais exigentes. Temos uma maioria a favor do capital (os quatro primeiros) nas mais variadas modalidades, desde o neo-liberalismo puro até ao capitalismo verde passando pelo bom capitalismo e os candidatos socialistas desde a estatização de todos os serviços públicos até ao conceito de empreendedorismo socialista.

Praticamente todo o espectro ideológico esteve representado nestas eleições, portanto não existe nenhuma desculpa válida para a omissão na hora de votar.

Vamos então fazer duas simulações:

1           já que nenhum dos candidatos atende às exigências do eleitor do voto de protesto, em lugar de votar em branco ou anular, poderia votar naqueles candidatos que – em tese – não teriam nenhuma condição de se eleger.

TABELA 3               SIMULAÇÃO 1
todos os votos de protesto divididos
entre os candidatos Roveri e Mauro

VOTOS
QUANTIDADE
%
Darcy
140.446
33,48
Nogueira
92.076
21,95
Gandini
45.655
10,88
Chiarelli
16.843
4,03
Roveri
62.208
14,83
Mauro
62.207
14,83
validos
419.435
100,00

Os candidatos menores continuariam não tendo condição de eleição mas a sua proporcionalidade daria um bom incremento às forças progressistas de Ribeirão e as mobilizariam para eliminar de vez esse coronelismo que impede que a cidade se desenvolva tendo como horizonte a qualidade de vida de sua população e não o horizonte da cidade como meio de fazer negócios.

Seria um susto e tanto nas forças mais retrogradas de Ribeirão!

Desnecessário lembrar que essa alteração implicaria na alteração do coeficiente eleitoral e poderíamos ter uma Câmara Municipal diferente da que elegemos.

2           Já que o coronelismo urbano que manda em Ribeirão está apostando nos dois candidatos que vão para o segundo turno, o voto de protesto deveria ser encaminhado para o candidato que poderia passar uma boa rasteira nessas pretensões.

TABELA 4                    SIMULAÇÃO 2
Todos os votos de protesto dirigidos
para o candidato Gandini


VOTOS
QUANTIDADE
%
Darcy
140.446
33,48
Nogueira
92.076
21,95
Gandini
162.020
38,62
Chiarelli
16.843
4,03
Roveri
5.049
1,20
Mauro
3.001
0,72
validos
419.435
100,00

Com esta simulação o 2º turno seria entre o Gandini e a candidata à reeleição. Haveria mais uma oportunidade de eliminar as forças retrograda que ainda dominam a cidade.

Estas simulações servem apenas para sinalizar que a atual situação política e a manutenção das oligarquias no poder deve-se, não só ao trabalho delas mas contando com os chamados votos de protesto.

Votos que não servem para nada a não ser para servir aos interesses das forças dominantes da direita, somadas às ações do submundo da  falta de conscientização das massas e da sua tendência ao voto de curral e ao incentivo ao assistencialismo, fruto de uma educação pública que não privilegia o ensino crítico e dialético.

E agora a questão: votar ou não votar no segundo turno? Qualquer um dos candidatos representa mais do mesmo. É o segundo turno do voto único.

O que fazer?

Chorar nos próximos 4 anos os votos e os não votos desta eleição?
Chorar a falta de espírito de classe que nos levou a esta situação?

Não foi nenhuma decepção porque o resultado já era o esperado e a nossa capacidade de intervir nesse quadro era muito pequena.


A luta continua na mobilização e na conscientização popular

Porque

O Povo Esclarecido JAMAIS será vencido

Nenhum comentário:

Postar um comentário