Páginas

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Legislativo : Denuncias na Cohab - Caso Oliveira Jr - Carta ao povo (por Márcio)

Segunda, 28 de Novembro de 2011 - 23h45
Comissão Especial de Estudos ‘isenta’ Cohab de esquema

Em reunião morna, presidente aponta que não existe ‘nenhuma interferência’ de políticos na companhia
Jean Vicente
Foto: Joyce Cury / A Cidade
O presidente da Cohab-RP (Companhia Habitacional Regional de Ribeirão Preto), Silvio Martins, prestou depoimento nesta segunda-feira (28) à CEE (Comissão Especial de Estudos) que apura possíveis irregularidades na venda de casas populares na cidade e, de cara, conseguiu convencer os vereadores da comissão sobre isenção da companhia no suposto esquema fraudulento.
Em audiência bastante morna, Martins negou qualquer envolvimento da companhia. Os vereadores ficaram satisfeitos com as informações e não insistiram sobre possíveis falhas no sistema e sobre a participação de funcionários num suposto esquema.
"Pelas explicações dele [Martins] e, até por nós vereadores que temos esse trabalho há muitos anos, já sabíamos que seria difícil [a participação da Cohab] ", diz o presidente da CEE, Walter Gomes (PR). "Na nossa concepção, achamos que não tem funcionários envolvidos", conclui.
No depoimento, Martins disse que a Cohab fez uma investigação durante 17 dias para saber se existia algum tipo de esquema para "furar fila" dos sorteios. Nada teria sido encontrado.
O presidente da Cohab ainda afirmou que o sistema não abre brechas para que políticos tenham influência na escolha dos beneficiados. "Acredito que o sistema não vai ter a fraude que o pessoal pensa. Acredito que a Cohab, nesse caso, não tem a participação de nenhum funcionário", aponta.
Apenas CDHU
Poucas foram as perguntas incisivas da CEE. O advogado Heráclito Mossin, que auxilia os trabalhos, perguntou diretamente onde existe fraude na entrega. Martins negou qualquer problema e apontou que os depoimentos das duas mulheres presas sob acusação de estelionato são de casas da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano).
As casas oferecidas pelas mulheres foram construída pela companhia estadual, mas a lista de mutuários cadastrados é da Cohab.
"Até agora, só atingiu a Cohab na questão moral, porque é colocado como ‘caso Cohab’. Como se faz isso se a gente não tem uma participação declarada? Isso pode até ser caso de interpelação judicial", afirma.
Diretor da CDHU será o próximo
O próximo encontro da CEE será na próxima segunda (5), às 17h. A expectativa é ouvir o diretor regional da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano), Milton Vieira.
Na segunda (28), a CDHU acabou sendo citada no depoimento de Silvio Martins em vários momentos. Walter Gomes perguntou a Martins qual o mecanismo usado na fraude junto a CDHU. "Eu não vou falar em fraude, o que a pessoa está vendendo é promessa", aponta Martins.
O presidente da Cohab também apontou que as pessoas que deram dinheiro para as suspeitas visitaram casas que foram construídas pela CDHU.
"Elas visitaram casas de dois e três dormitórios e com aquecedor solar. Casa com aquecedor solar nós não temos. Tem na CDHU, pronta, e está para ser entregue na segunda etapa".









































































A Cidade - Terça, 29 de Novembro de 2011
Procurador retoma inquérito que investigava possíveis fraudes
Motivo da reabertura são as novas denúncias de irregularidades na distribuição de casas populares em Ribeirão
Wesley Alcântara
O Ministério Público Federal (MPF) em Ribeirão Preto pediu nesta segunda-feira (28) para a Justiça Federal o desarquivamento de um inquérito que investigava possíveis fraudes de documentos no processo de financiamento de moradias populares pela Caixa Econômica Federal. O documento foi arquivado em maio deste ano.
O motivo da reabertura são as novas denúncias de irregularidades na distribuição de casas populares em Ribeirão. Duas mulheres foram detidas suspeitas de cobrar até R$ 3 mil para conseguir casas a clientes. Elas também são investigadas pela polícia. O MPF quer saber se existe alguma relação entre este caso e o inquérito já realizado.
Naquela ocasião, o MPF não conseguiu comprovar que documentos eram fraudados perante à Caixa no processo de financiamento dos imóveis. Durante o processo, o MPF recebeu documentos do pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Os papéis indicavam possíveis crimes de falsificação. Entretanto, não houve provas de que a fraude ocorreu na Caixa, o que levou ao arquivamento do processo.

Troca de informações
Além de pedir para a 7ª Vara Federal de Ribeirão o desarquivamento do inquérito, o procurador da República Carlos Roberto Diogo Garcia também acionou o Ministério Público Estadual (MPE).
Isso porque ele propõe o compartilhamento de provas que o órgão estadual detém sobre o novo esquema envolvendo a Cohab.
"O objetivo de compartilhar é verificar se nos autos do Ministério Público Estadual existem elementos suficientes para suscitar uma investigação federal e vice-versa", disse ontem o procurador, por meio de sua assessoria.
Segundo ele, com a nova análise do caso, o objetivo é verificar se nos documentos coletados pelo MPE de maio até hoje existem novos elementos e quais são eles. "Se os indícios forem fortes, reabriremos a investigação que havia no MPF", justifica.

Seccional nomeia delegado para apurar caso

O titular da Delegacia Seccional de Ribeirão Preto, Adolfo Domingos da Silva Junior, confirmou nesta segunda (28) que o delegado Marcos Sales ficará responsável pela investigação do caso envolvendo a suposta venda irregular de imóveis populares.
"Ele conduzirá toda a investigação sob a minha supervisão. A investigação está avançando", diz.
Entretanto, Silva Junior não quis adiantar quais as pessoas que serão ouvidas nos próximos dias. "Vamos marcar uma entrevista coletiva e esclarecer o andamento da investigação."
Já o delegado Marcos Sales não foi encontrado.
Na semana passada, a administração da prefeita Dárcy Vera (PSD) entregou documentos na Seccional.
Ministério Público Estadual

O promotor Sebastião Sérgio da Silveira aguarda a entrega de documentos por parte da Cohab e da Prefeitura. "A nossa estratégia será comparar a lista das casas já entregues com a relação de pessoas que pagaram a propina", diz. A Câmara de Vereadores realiza uma comissão e estudos sobre o caso.



__________________________________________________________________

Caso Oliveira Júnior


A Cidade - Terça,29 de Novembro de 2011
Nicanor desqualifica as declarações do ‘quarteto’
Movimento repudia ação de quarteto e pede punição; Conselho de Ética prevê advertência
Monize Zampieri
Foto: Joyce Cury / A Cidade

































































__________________________________________________________________  

A sociedade Ribeirão-Pretana não tem o devido respeito que merece por parte da câmara e da prefeita, e se alguma corrupção for apurada com rigor, isto partirá pela pressão da sociedade e não da cãmara e da Prefeita. ( Marcio Francisco)

CARTA AO POVO DE RIBEIRAO PRETO - A CORRUPÇÃO

É a sociedade e não a prefeita e a câmara.A sociedade de Ribeirão quer apurações e respostas condizentes da câmara e da prefeita Darcy Vera no tocante ao grande esquema de corrupção que assola a câmara e a prefeitura,pois na verdade é a sociedade e não a prefeita que quer a faxina da corrupção

A sociedade exige que tudo seja passado a limpo e os culpados identificados e punidos pelo rigor da lei.

A sociedade Ribeirao-Pretana não acredita na CEE da camara, a sociedade não acredita mais nas respostas da prefeita e da camara, pois a sociedade foi traida.A sociedade tambem nao acredita na justiça e nas ruas de Ribeirão, o que se houve é que tudo acabara em pizza.

A sociedade Ribeirão-Pretana não tem o respeito por parte da câmara e da prefeita, e se alguma corrupção for apurada com rigor, isto partirá pela pressão da sociedade e não da cãmara e da Prefeita.

A faxina da prefeita e da câmara contra a corrupção nao existe.

Povo de Ribeirão Preto,vocês estão vendo de novo a corrupção que toma conta dos poderes legislativo e executivo na cidade.Voces estão vendo novamente os escândalos de corrupção na prefeitura e na câmara.

A metade dessa corrupção, é culpa de vocês mesmo povo de Ribeirão.Vocês votaram, vocês elegeram eles , vocês são culpados sim.

Povo de Ribeirão nós não merecemos essa vergonha

Povo de Ribeirão, vocês são culpados pelos corruptos da cidade, vocês tem culpa.

Quem é descente, não vota em gente indescente.

Povo de Ribeirão Preto, quando vocês votam nos mesmos de sempre, gente que esta na câmara a mais de 15,20,30 anos, vocês estão elegendo os corruptos que não tem compromisso com a verdade e com vocês.Tenho recebido centenas de denuncias de gente do povo, mas que se escondem na hora H, gente do povo que sabe de muitos esquemas de corrupção, mas dizem que não querem aparecer.

Oras, Oras, essa gente que denuncia sem querer aparecer,esta contribuindo com a corrupção, essa gente que tem medo de dar depoimento de cara limpa, esta dando forças para os políticos corruptos da cidade.

Todo mundo hoje, diz que não vai mais votar na prefeita e nos vereadores que enterraram a CPI,dizem isto agora.

Mas se em 2012, vocês de Ribeirão Preto, votarem nos mesmo de sempre e não promoverem uma mudança de 100% na camara e na prefeitura, vou dizer aqui a mesma frase que o ex presidente Militar Figueiredo disse – ME ESQUEÇAM

Povo de Ribeirão, tomem vergonha na cara e não votem mais em corruptos,e em quem enterra CPI e não quer a verdade,os prejudicados serão os moradores honestos e trabalhadores.
Lembrem-se a verdadeira democracia não é lugar para corruptos.
Parem de votar pela barriga, parem de votar por troca de favores, votem com o cérebro se vocês tiverem.

                                O BLOG DE MARCIO FRANCISCO
             A prefeita de Ribeirao Preto disse que Foi Tiradentes que gritou independencia ou morte

                                      www.marciofrancisco.blogspot.com
                                             
Vejam meu outro blog de videos e política -                                              www.atrombetadopovo.wordpress.com

Sou o Jornalista que junto com o jornal Correio Braziliense descobriu e denunciou o jatinho de U$$ 7 milhões que derrubou o Ministro Wagner Rossi.Ajudei o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário