Páginas

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Terrorismo de Estado no Despejo forçado de 300 famílias sem teto em Itabira MG (03 08 2011)

O Terrorismo de Estado praticado no despejo forçado de 300 famílias sem teto e sem terra, em Itabira, MG, Brasil, dias 1 e 2 de agosto de 2011. As fotos são eloquentes. O texto é um apelo à consciência das pessoas de boa vontade.

Segue, abaixo, Reportagem verdadeira do Jornal O TREM. Infâmia épica em Itabira, fruto de injustiça com má política

(Publicado no Jornal O TREM, de Itabira, MG, A Mina, n. 71, ano 7, agosto/2011, p. 9)

Numa das cidades mais ricas de Minas Gerais, Itabira, e que abastece o mundo de minério de ferro desde 1942, cerca de 300 famílias pobres foram expulsas, por ordem da Justiça, de um terreno particular que ocuparam por não ter onde morar e ao qual deram o nome de Carlos Drummond de Andrade – terreno improdutivo, cujos donos devem ao município, em IPTU, cerca de R$1 milhão. Todos, incluindo idosos, crianças e doentes, sofreram humilhações traumáticas, talvez irreversíveis. Sem resistência, intimidados por centenas de policiais, com revólveres, cães, cassetetes e helicópteros, deixaram suas casas, construídas ao longo de 10 anos com muita dificuldade. Foram depositados em galpões, divididos em cubículos de madeirite que comunicadores bajulões do poder chamaram, sem corar o rosto, de baias. “A lei deve ser cumprida. Invadiram, têm de sair”, bradaram em microfones. Cabe perguntar se eles se referiram à mesma lei que no papel assegura dignidade a todos os brasileiros. Agosto de 2011: o mês de uma das maiores ignomínias praticadas em Itabira, cuja história agora apresenta um episódio a evocar Canudos, sem morte física e sem messianismo à Antônio Conselheiro. Fruto do casamento diabólico entre política malsucedida e injustiça, esse despejo de pobres em Itabira foi um tiro à queima-roupa na fraternidade, cujo estampido ecoará por 120 anos.
Clic no link, abaixo, e ouça também a música feita por Adriana, da Comunidade Camilo Torres, em Belo Horizonte, MG: "Meu pedaço de chão..."

http://www.youtube.com/watch?v=OtwKYz5_LrU







































Nenhum comentário:

Postar um comentário