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segunda-feira, 29 de abril de 2013

Edificios Garagem / Política Municipal


EDIFÍCIOS-GARAGEM: EM RIBEIRÃO PRETO É TABU

Jorge de Azevedo Pires*


Acabo de ler na internet em interessante matéria de 2008, que para melhorar o trânsito da capital São Paulo, MARCOS DE BARROS LISBOA (doutor em economia) e PHILIP YANG (mestre em administração pública), dentre outras, propõem a construção de 40.000 vagas em cem edifícios-garagem, com 400 vagas cada (debates@uol.com.br).

Resolvi, por ser relevante e atual, voltar a este assunto tratado no “Concurso de Idéias Para Renovação Urbana da Área Central - Ribeirão Preto – 1991”, do qual Participei, e no livro de minha autoria: “Pensando Ribeirão Preto – ontem, hoje e amanhã” de 2011.

 Ocasião em que propusemos a construção de cinco edifícios-garagem situadas em locais disponíveis, dos quais, hoje resta apenas  um.
Isso, como a única forma de absorver a crescente quantidade de veículos que já demandavam o centro urbano, desafogando o trânsito, para implantação em várias etapas, atingindo ao final o total em torno de 7.400 vagas estáticas.

Em alguns deles teríamos no térreo terminais de ônibus urbanos. Junto à unidade proposta para a Avenida Santa Luzia e Caramuru, por exemplo, defendíamos a construção de um Centro de Convenções completo e uso de uma esplanada externa como belveder para aproveitar a vista panorâmica, ponto turístico e de lazer. A ligação deste local com a área central, far-se-ia com uma linha circular de micro-ônibus para uso exclusivo dos usuários do estacionamento a que teriam direito.

Os projetos arquitetônicos propostos, seriam padronizados em suas estruturas básicas, visando à otimização dos espaços e racionalização na construção, resultando em menores custos.

Dizem os acima referidos autores que “As vias são limitadas, e pagamos com imobilidade o que não é pago em dinheiro; melhor, então, pagar para estacionar que para circular”.

Ainda, segundo os mesmos, “A proposta é simples: os estacionamentos ao longo de diversas vias seriam extintos, as calçadas seriam alargadas e as vagas abolidas seriam substituídas por edifícios-garagem.” e que “Os edifícios-garagem seriam construídos pela iniciativa privada, que contribuiria para a requalificação das calçadas e exploraria os estacionamentos por concessão pública.” Isto como alternativa à pretensão de em São Paulo se adotar cobrança de pedágio urbano.

Concluímos, portanto, que, propostas feitas ao poder público não são consideradas e levadas a sério, sequer para estudo e como contribuição gratuita e voluntária. A cidade cresce e cada dia se torna mais difícil e oneroso o equacionamento de seus sérios problemas com prejuízo da tão almejada qualidade de vida.  

Convivemos com as caóticas condições do trânsito, não só na área central, e equívocos na escolha de prioridades e a falta de planejamento nos condena a conviver com uma cidade que poderia ser muito melhor. Merecemos isto? Até quando?

* Jorge de Azevedo Pires, é professor voltado ao urbanismo, meio ambiente e bem comum.



Ribeirão Preto, 28/04/2013.

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Dárcy vence pela segunda vez o Google Brasil e indenização chega a R$ 2,2 milhões
Tribunal Regional Eleitoral manteve decisão de primeira instância; multa refere-se ao descumprimento da determinação de retirada

26/04/2013 - 09:45 -  Jornal A Cidade - Juliana Rangel


Claudia e Rodrigo Nobrega no coquetel de lançamento da nova coleção de joias da Rodini Joalheiros;

A prefeita Dárcy Vera (PSD) obteve ontem sua segunda vitória contra o Google Brasil. Segundo o advogado do caso, Paulo Sá Elias, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo manteve a decisão da Justiça Eleitoral de Ribeirão, que condenou a empresa - detentora do maior site de buscas da internet - a indenizar Dárcy em R$ 2,2 milhões. A multa refere-se ao descumprimento do pedido de retirada de conteúdo ofensivo publicado em blogs que, de acordo com Elias, especialista em Direito da Informática e Internet, feriu a honra e a imagem da prefeita. A sentença deve ser publicada nos próximos dias. Cabe recurso em Brasília.
Blogueiros
No processo constam os blogueiros Márcio Antônio Francisco e Renata Cristina Francisco Santana – o blog de Márcio já saiu do ar depois que uma liminar concedida em Ribeirão determinou ao Google Brasil a retirada de um conteúdo ofensivo ao empresário Chaim Zaher.
Prisão X habeas corpus
As supostas ofensas à prefeita foram publicadas no período eleitoral do ano passado. Na mesma época, após o Google Brasil descumprir a decisão, o juiz Sylvio Ribeiro de Souza Neto, da 305ª Zona Eleitoral de Ribeirão, chegou a determinar que o diretor financeiro da empresa, Edmundo Luiz Pinto Balthazar, comparecesse a uma delegacia da Polícia Federal para assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), sob pena de ser preso. Ele obteve habeas corpus.

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Adereços 'aparecem' em estátuas em praça central de Ribeirão Preto
Afixado em placa de fonte, ilustração do vilão 'Darth Vader', de 'Star Wars', vira 'Darth Vera' em alusão à prefeita

26/04/2013 - 17:09
Jornal A Cidade - Jacqueline Pioli



Máscara do Batman foi colocada no senador Roberto Simosen (Foto: Matheus Urenha / A Cidade)Quem passou pela praça XV de Novembro nesta sexta-feira (26), na região central de Ribeirão Preto, se deparou com adereços curiosos nas estátuas que ficam na praça, além de um cartaz que fazia referência ao vilão Darth Vader, da série Star Wars.

O cartaz colocado na placa da fonte da praça XV dizia: “Realização: Darth Vera – venha para o lado rosa da força.” Uma ilustração lembrava a armadura utilizada pelo vilão de Star Wars, mas, em vez de ser preta como a de Darth Vader, a armadura era rosa.
Próximo à fonte, duas estátuas estavam fantasiadas. A do Dr. João Rodrigues Guião usava uma pena verde em um bolso e a do senador Roberto Simosen tinha a máscara do Batman.
A estátua em homenagem aos heróis da Revolução Constitucionalista de 1932 também estava com um adereço. Na cabeça de uma das estátuas havia uma touca de banho.

Punição
Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, “se o autor for identificado, a prefeitura apresentará queixa à Polícia Civil por depredação do patrimônio público.”
Na tarde desta sexta, a Coordenadoria de Limpeza Urbana providenciou a retirada do cartaz e dos adereços.

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