Páginas

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Casas do desfavelamento são vendidas / o PT - Darcy e as eleições 2014 ( coluna parabólica)





José Fernando Cardoso Chiavenato

Coluna Parabólica, jornal Tribuna Ribeirão.

PRESIDENTE DO PT ESTADUAL, O deputado Edinho Silva – ex-prefeito de Araraquara – parece querer navegar no sucesso eleitoreiro de dona prefeita Dárcy Vera, PSD. Já lhe dedicou seguidas visitas após a reeleição. Nenhuma ao próprio partido.
MENOS AINDA EM PERÍODO ELEITORAL, onde assumiu um ‘sumiço’ providencial e nem mesmo gravou mensagem de apoio ao seu verdadeiro candidato, o juiz aposentado João Gandini. Há descontentamentos visíveis no PT caipira.
A MAIS RECENTE INVESTIDA DE Edinho Silva tenta, lógico, atrapalhar a vida política do governador Geraldo Alkimin, PSDB. Quer impedir a implantação de uma FATEC em Vila Virgínia – dona prefeita quer porque quer em outro ponto distante.
INGENUIDADE IMAGINAR QUE O dirigente petista esteja realmente engajado no movimento apenas com a missão de colaborar. É indisfarçável o DNA do Planalto em toda essa história. O PT enxerga Alkimin como obstáculo para 2014.
NADA MAIS NATURAL, PORTANTO, DO QUE a tentativa de desconstruí-lo a partir de agora. Qualquer ‘carona’ político/eleitoreira será sempre bem vinda. Dárcy Vera, no caso, serve apenas como um mero trampolim ocasional.
‘ENCASTELADA’ PELA TURBA ADULATÓRIA que lhe cerca, talvez não tenha tido tempo para observações mais severas. Prefere ‘navegar’ na suposição de que continua em alta em Brasília. E terá novos motivos para sonhar alto.
A ASCENDÊNCIA DE GILBERTO KASSAB ao governo de dona presidenta Dilma Rousseff poderá – segundo a histórica matemática política – render-lhe bons dividendos. O ex-prefeito paulistano vai se transformar em ministro.
NEM É PRECISO RELEMBRAR QUE KASSSAB continua sendo o grande guru interplanetário de dona prefeita. As ilações que se seguem a partir desses fatos são absolutamente naturais. As consequências é que serão outras.
RESTA SABER O QUE FAZER E COMO VAI reagir o inodoro petismo caipira, ainda à mercê de vontades alheias. Se aderir, será apenas mais um – sem vida própria e condenado ao ostracismo tão natural dos natimortos.
SE REAGIR E PERMANECER NA OPOSIÇÃO terá que rever valores e posições. Metade de sua bancada de dois não tem a menor vocação para este desafio. Essa dúvida haverá de perseguir o PT caipira até as eleições. Questão de sobrevivência.
O CARO E NOBRE LEITOR DEVE ESTAR se perguntando: mas o PT caipira é apenas isso? E por onde andará o prestígio de quem realmente manda e comanda? A indagação certamente vai chegar a São Paulo, aos ouvidos de quem interessa.
ANTÔNIO PALOCCI MANTÉM-SE LÍDER à distância. Nem tão perto, para confundir-se com as decisões caseiras (quase sempre mesquinhas); e nem tão longe a ponto de não ser notado. Quando preciso, age com rigor. Com a famosa mão de gato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário