Páginas

domingo, 30 de dezembro de 2012

Denúncia - Acorda Brasil Nóbio / Moradia: Obra anunciada pela Prefeitura de Ribeirão não tinha sido aprovada / Buracos de Ribeirão viram ‘celebridades’ na rede

 Denúncia - Acorda Brasil Nóbio :  Brasil 98 x 2 Canadá

 Ajudem divulgar este vídeo

____________________________________________________________________ 
Sábado, 29 de Dezembro de 2012 - 20h44
Moradia: Obra anunciada pela Prefeitura de Ribeirão não tinha sido aprovada
Adequações legais e ambientais elevaram valores de unidades que serviriam para baixa renda
Marcelo Fontes
Foto: Joyce Cury / A Cidade
Comercialização começou no início do mês, para outras faixas de renda. A Prefeitura de Ribeirão Preto anunciou, em fevereiro, uma parceria para a construção de 975 apartamentos sem que o projeto estivesse aprovado pela Secretaria de Planejamento. O anúncio ocorreu no início do ano eleitoral em que a prefeita Dárcy Vera (PSD) se reelegeu.
Os imóveis, localizados na estrada Antônia Mugnato Marincek, entrada do bairro Ribeirão Verde, na zona Leste, seriam voltados para famílias com renda de até três salários mínimos e moradores em áreas de risco. O financiamento seria por meio do programa Minha Casa Minha Vida II.
Após passar pela pasta de Planejamento, o projeto precisou ser modificado para obedecer a legislação ambiental e passou para a faixa de três a seis salários mínimos. "O valor dos apartamentos subiu. Por isso, mudamos os planos", disse o superintendente da Cohab-RP (Companhia Habitacional de Ribeirão Preto), Silvio Martins.
No domingo passado, A Cidade mostrou que os apartamentos da primeira fase do empreendimento começaram a ser comercializados no início de dezembro. Na ocasião, a prefeitura não soube informar porque os moradores em áreas de risco e as famílias que recebem até três salários não foram contemplados.
Legislação ambiental
Segundo Martins, o projeto apresentado na parceria entre a prefeitura e a construtora deixava reservado 35% do terreno para área verde. A zona Leste, porém, é área de recarga do Aquífero Guarani e todos os empreendimentos na região precisam deixar 50% do terreno permeabilizado.
"O aumento de área verde fez o valor dos imóveis ultrapassar R$ 100 mil, limite para a renda familiar de até três salários mínimos", afirmou o superintendente da Cohab. Em nota enviada ao A Cidade, a incorporadora Vitta Residencial, responsável pelo empreendimento, confirmou a versão da prefeitura. A empresa disse que "adequou o projeto imobiliário inicial para a faixa salarial entre 3 e 6 salários mínimos em virtude de exigências técnicas e legais ainda na fase de planejamento".

_________________________________________________________________ 

Sábado, 29 de Dezembro de 2012 - 20h46
Buracos de Ribeirão viram ‘celebridades’ na rede
Publicitário cria concurso fotográfico para eleger buraco mais bonito de Ribeirão Preto; outras ações são previstas
José Manuel Lourenço


 Foto: 15. out. 2012 - weber sian / A Cidade

De forma bem humorada, campanha na internet alerta para dificuldades de andar por Ribeirão Preto sem cair em buracosInconformado com a falta de respeito da população com os buracos, um publicitário ribeirão-pretano resolveu lançar uma campanha na Internet, destinada a fazer com que essas ‘entidades’ possam, finalmente, receber o reconhecimento que merecem. Há menos de um mês, Arley Makeiby, de 20 anos, usou a maior rede social do mundo para lançar o concurso de fotografia "Buraco Mais Bonito de Ribeirão".
Há pouco mais de um mês, ele criou no Facebook a página "Ribeirão Preto Depressiva", uma crônica bem humorada das mazelas locais. Entre elas, a triste sina dos nativos nas suas tristes e inúteis tentativa diária de superar os buracos. "A intenção é fazer uma coisa bem-humorada para um problema sério de Ribeirão Preto", contou.
O concurso já tem até uma página na Internet, onde os interessados em participar podem conhecer o regulamento, objetivos e outras informações (vejaao lado). "Ao final, vamos fazer um dossiê com as fotografias e, se possível, entregar para a prefeita Dárcy Vera", contou o publicitário.
Haja buraco
Falta de material não é problema. Com a chegada da estação das chuvas, de janeiro a março, cerca de 22 mil novos buracos devem surgir em Ribeirão Preto, para desespero de motoristas e alegria de mecânicos. Psicólogos e outros especialistas em controle da raiva também podem faturar alto com a chegada da temporada dos buracos.
É quase estatisticamente impossível escapar deles, pelo menos de carro, ônibus, caminhão, moto, bicicleta, charrete, triciclo, patinete, skate e patins. Às vezes, até a pé. Não acredita? Em fevereiro deste ano, uma idosa de 74 anos teve de ser submetida a uma cirurgia depois de cair em um buraco de 1,5 m de profundidade, em plena avenida Independência. Um mês antes, quatro passageiros de um ônibus de transporte urbano também acabaram no hospital, depois de terem saído do veículo diretamente para uma cratera na avenida Luzitana, na zona Sul.
Sucesso na rede
A relação de ódio aos buracos já se refletiu no Facebook do Ribeirão Depressiva. Até esta semana, cerca de cinco mil pessoas já "curtiram" a página, três mil só na última semana. "Esse número prova que os buracos são um problema presente no dia a dia das pessoas", disse Arley Makeiby.
Alguns leitores, além de apontarem buracos escabrosos pela cidade, ainda dão dicas de futuras campanhas, como a escolha da pior praça de Ribeirão Preto, assim como a pior calçada. Além disso, segundo Arley, já está engatilhada a próxima campanha cívico-anárquica: "Peça Nota Fiscal para Flanelinhas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário