Páginas

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Coluna Parabolica / Fígado gordo / Informes Avaaz / MP quer anular eleição em RP


Coluna Parabólica, jornal Tribuna Ribeirão.

SÍLVIA MARIA SEIXAS PODE SER a novidade petista no segundo mandato de dona prefeita Dárcy Vera, PSD. Há negociações entre os partidos. E divisões de opinião, também. O PT caipira está longe de ser unanime.
DE UM LADO, DÓCEIS PETISTAS que entendem ser essa uma boa oportunidade para marcar presença e fazer um pé-de-meia eleitoreiro. Acreditam que, mesmo com a ocupação de uma pequena parcela de Poder, aumentam as chances para 2014.
OU SEJA, OS TRABALHADORES FARIAM da assistente social Sílvia Maria uma espécie de trampolim eleitoreiro para viabilizar algum nome em 2014. O PT caipira quer voltar a frequentar o Legislativo ou o Congresso Nacional.
DE OUTRO LADO ESTÃO OS RADICAIS de quase sempre, nada dispostos a passar recibo do que classificam de pequenez do partido. Entendem que a nomeação – Sílvia Maria ocuparia um gabinete especial de combate às desigualdades –...
...SERIA PESSIMAMENTE RECEBIDA pela opinião pública. Uma espécie de pagamento pelo desempenho do PT no segundo turno – o partido apoiou explicitamente a reeleição de dona prefeita. O diálogo tem sido amistoso, por enquanto.
OS COMANDOS REGIONAL E NACIONAL dos Trabalhadores já acenaram positivamente, mas deixaram a questão para ser debatida e solucionada pelo petismo caipira. Não quer impor vontades e nem ferir suscetibilidades. Promete silenciar-se.
DIFÍCIL, MESMO, SERÁ CONVENCER a bancada de dois vereadores eleitos – Sílvia Maria é a primeira suplente. O médico Jorge Parada, reeleito, parece querer endurecer o jogo. Já se definiu pelo não. Quer independência legislativa.
PARA NÃO TER DÚVIDAS, MANDOU recado duro e convincente aos cardeais do partido. Diz que “teria sérias dificuldades para assumir a defesa de um Governo que ele tanto combateu, como integrante da oposição”. O PT educadamente ouviu.
O ELEITO BETO CANGUSSU, QUE retornar ao Legislativo após quatro anos de abstinência eleitoral, deve ser ainda mais radical. Agiu com independência e ótica pessoal até mesmo quando o PT foi Governo, com Antônio Palocci.
UM CONHECIDO CAPA PRETA DO petismo caboclo faz questão de lembrar duas de suas estrepolias políticas. Foi ele quem conduziu a votação para derrubar as intenções de Palocci em contratar uma empresa de informática de Curitiba.

AS CIFRAS JÁ ERAM MILIONÁRIAS à época. Beto Cangussu denunciou o contrato, votou contra e encaminhou a votação. Tudo isso depois de ter assumido com o próprio PT e o prefeito que votaria a favor do projeto.
VIROU MANCHETE NA GRANDE MÍDIA. Recebeu o reconhecimento de parlamentar independente, que impôs a primeira grande derrota política ao chefão Antônio Palocci. Um mês depois e ele retorna ao noticiário. Com o mesmo brilho e destaque.
DESTA VEZ, AO DENUNCIAR O QUE ficou conhecido como o escândalo do painel eletrônico, levando o então presidente Sílvio Martins, PMDB, e o vice Jorge Parada ao banco dos réus. O processo tramita até hoje.
POIS BEM, É NESSE CLIMA DE absoluta incerteza que o PT terá que resolver pendengas internas. Terá de anunciar se vai tornar-se Governo ou se encarna a oposição. Quem vai colocar o guizo no gato?
__________________________________________________________
José Fernando Cardoso Chiavenato
· Coluna Parabólica, jornal Tribuna Ribeirão.

A ASSESSORIA POLÍTICA DO DEPUTADO Edinho Silva, também presidente regional do PT, quer intrigá-lo com esta nada humilde coluna. Fique à vontade. Envia carta a redação para desprezar texto publicado por aqui.
ENTRE OUTRAS BOBAGENS, PARA melhor proteger quem não pediu ou necessita de proteção, os vigilantes petistas alegam ser equivocadas as críticas internas do petismo caipira ao presidente da legenda. Estão mal informados.
O PRÓPRIO CANDIDATO JOÃO GANDINI, durante entrevista ao professor Cassoni, deixou claro sua decepção com o partido e muitos de seus dirigentes. Edinho Silva, entre eles. Disse ter faltado apoio na disputa de primeiro turno.
PARA AMENIZAR O AMBIENTE, OS bajuladores oficiais se derretem em falsas juras de admiração pelo juiz aposentado, galgando-o ao posto de ‘um futuroso político petista’. Estão mal informados; deveriam enxergar as entrelinhas.
O PRÓPRIO JOÃO GANDINI, AINDA como entrevistado de ‘A Grande Entrevista’, deixa claro e notório a insatisfação que vive no PT caipira. E não faz segredo de seu futuro político. E nem descarta uma possível troca de legendas.
O TEXTO BAJULATÓRIO VAI ALÉM. Quer retratação quanto ao embate entre petistas e tucanos. Nega que a intenção do PT seja de contradizer ou contrariar o governador Geraldo Alkimin, já com vistas às eleições de 2014.
COM A MESMA DISPOSIÇÃO COM QUE lembra que ‘os presidentes Lula e Dilma inauguraram um diálogo republicano com governos de outros partidos’, o texto lamenta que “o governador paulista continue autoritário e arbitrário”.
POR FIM, TALVEZ NÃO POR ÚLTIMO, a bajulação admite que Edinho Silva só se deslocou a Ribeirão Preto atendendo solicitação expressa de dona prefeita Dárcy Vera, PSD. Ela, garante o texto, queria alguém para lutar pela instalação da FATEC.

SEM COMENTARIOS
_______________________________________________________________ 

Vista-se: Você sabe como é produzido o “foie gras” (fígado gordo)?
   
Você sabe como é produzido o “foie gras” (fígado gordo)?

Um dos “alimentos” mais cruéis do planeta na mira da mídia, de novo
Desde o último dia 02 de julho, domingo, é proibido produzir ou vender foie gras na Califórnia, EUA (veja aqui). A proibição reacendeu a polêmica sobre uma das iguarias mais polêmicas e antigas do mundo. Cultuado especialmente na França, o foie gras(fígado gordo) é um órgão propositalmente adoecido para que ganhe peso e gordura. Para deixar os fígados de gansos e patos maiores e mais gordurosos que o normal, os produtores proporcionam uma dolorosa alimentação forçada através de canos que vão direto ao estômago dos animais. Várias vezes ao dia.
Não bastasse a dor e o desconforto de ficar em gaiolas minúsculas por toda a vida e terem suas gargantas atravessadas por canos de ferro o dia todo, os animais sofrem ainda com a dor de ter o fígado doente e muito grande. No final, têm suas gargantas cortadas e são abertos para a retirada dos fígados gordurosos.
Campanha espanhola revela os horrores das fazendas de foie gras
Ontem, a ONG espanhola Igualdad Animal lançou uma campanha impressionante contra o foie gras. São vídeos e fotos em alta definição de investigações recentes da ONG na região da Catalunha. As investigações deram origem ao site www.granjasdefoiegras.org. O material impressiona pela alta qualidade das imagens que mostram, em detalhes, todo o horror envolvido neste tipo de “alimento”.
_____________________________________________________________ 

Seu kit pessoal para mundar o mundo

Ricken Patel - Avaaz.org <avaaz@avaaz.org>

Pense em uma campanha que você queira fazer -- sobre qualquer tema -- e comece sua petição. Leva apenas alguns minutos. Se sua petição for bem sucedida, ela poderá se tornar uma campanha da Avaaz, seja para membros da Avaaz que estão na sua região ou uma campanha mundial. Clique abaixo e dê início à sua campanha!
A Avaaz lançou uma excelente nova ferramenta em 2012 e estamos convidando todos os membros da comunidade a usarem-na!
Cada vez mais estamos vendo como nossas petições ajudam a vencer campanhas que estão construindo o mundo que queremos. Agora, o website Petições da Comunidade oferecerá ferramentas para pessoas apaixonadas como você poderem iniciar, organizar e vencer suas próprias campanhas.
Seja para impedir uma escola de ser fechada, salvar uma floresta do desmatamento, barrar uma empresa poluidora, ou até mesmo fazer um político cumprir suas promessas, esse kit de ferramentas tem tudo o que você precisa para ir atrás da sua causa. Leva apenas alguns minutos para começar e depois nós lhe ajudaremos durante o percurso. Clique no link e comece já!
http://www.avaaz.org/po/petition/start_a_petition/?cl=2291781452&v=20151
Qualquer um pode começar uma campanha, e apesar delas não serem automaticamente endossadas pela Avaaz, se sua petição for bem-sucedida, nós poderemos considerá-la uma campanha da Avaaz e enviá-la para nossos membros na sua região ou ao redor do mundo.
A Avaaz testou campanhas online por anos – e funciona! Agora nós criamos um kit de ferramentas fácil de usar para que todos possam fazer o mesmo. Tudo que você precisa fazer é decidir o assunto que quer abordar e clicar para experimentar:
http://www.avaaz.org/po/petition/start_a_petition/?cl=2291781452&v=20151
Membros da Avaaz já alcançaram vitórias incríveis. Quando milhares de pessoas assinaram a petição de Shanker para salvar seus companheiros indianos estagnados no Bahrein por empregadores abusivos, o maior jornal da Índia disse que sua "voz solitária ganhou o apoio de milhares na Internet" e ajudou a libertar os trabalhadores. Na Nova Zelândia, Leona, de 17 anos, criou uma petição para proteger uma reserva marinha intocada da poluição das fazendas de peixes. A petição foi assinada por tantas pessoas que um grande jornal disse que "ela demonstrou uma oposição pública esmagadora" e fez disso uma questão que os políticos não poderiam ignorar.
Com muito respeito e esperança,
Ricken
P.S. Se você acha que ainda não está preparado para começar sua própria campanha, considere encaminhar esse email para um amigo. Todos nós conhecemos alguém que está ansioso para mudar o mundo, ou uma parte dele. Essa nova ferramenta pode ser a maneira de fazer isso acontecer: http://www.avaaz.org/po/petition/start_a_petition/?cl=2291781452&v=20151
MAIS INFORMAÇÕES:
Campanha online ajudou trabalhadores indianos no Bahrein (em inglês) (The Times of India)
http://articles.timesofindia.indiatimes.com/2012-07-20/madurai/32763903_1_bahrain-travel-ban-nass-corporation
Adolescente apresenta petição sobre criação de salmão (em inglês) (Marlborough Express)
___________________________________________________________________ 

Veja o que criamos juntos. Incrível, não?

Com o ano de 2012 quase chegando ao fim, queria tirar alguns minutos para parar e refletir sobre essa linda – e insana – comunidade de esperança que todos nós criamos juntos. Os números são eletrizantes --
17.2 milhões estão recebendo esse email hoje – e os números continuam a subir. Quase dobramos de tamanho nos últimos meses!
Somos de todas as 194 nações. 1.7 milhão no Brasil, 1.6 milhão na França, 773 mil na Índia. Veja o mapa da comunidade;
Foram mais de 100 milhões de mobilizações, online e offiline, e 250 milhões de compartilhamentos das campanhas para amigos e familiares;
Nossas vozes trouxeram atenção para questões importantes, resultando em pelo menos 15.000 notícias na mídia apenas neste ano;
400.000 de nós fizeram uma doação, com um total de quase 7 milhões de dólares canalizados pela Avaaz para outras organizações democráticas e humanitárias;
20.000 de nós começaram, e já venceram, campanhas próprias usando a nova ferramenta de petições da comunidade.

O presidente do Paquistão assinou nossa petição para ajudar a colocar 3 milhões de crianças na escola
Nossa impressionante ação da Palestina, do lado de fora da Comissão Europeia, enquanto os ministros de relações exteriores se reuniam
Mas há muito mais por trás dos números -- milhares de histórias de pessoas se unindo com uma esperança forte o suficiente para sobrepor o cinismo e alcançar a mudança. Não apenas em pequenas formas, mas de forma muito, muito grande.
Lembra-se de Malala, a incrível e corajosa garota que levou um tiro na cabeça pelo Talibã por causa de seu ativismo em prol da educação de meninas? Em uma semana, a equipe da Avaaz trabalhou com parceiros no Paquistão para identificar um plano ambicioso para colocar todas as crianças na escola. Após 886.000 pessoas assinarem a petição por esse plano, o enviado para educação da ONU, Gordon Brown, apresentou as assinaturas diretamente ao presidente Zardari, que também assinou a petição! Malala estava emocionada ao receber a informação de que o presidente Zardari tinha aprovado o financiamento para colocar 3 milhões de crianças na escola. Gordon Brown disse que nossa mobilização foi "crucial".

Isso foi logo antes de 1.8 milhões de nós terem tido um papel fundamental na vitória do Estado da Palestina. Após Israel e os EUA começarem a influenciar o voto de outros Estados-membros contra a criação do Estado palestino na ONU, conduzimos pesquisas de opinião pública em 4 países; fizemos milhares de telefonemas, reuniões com líderes políticos e erguemos uma bandeira do tamanho de um prédio de quatro andares do lado de fora do prédio onde aconteciam as negociações. Na votação final, apenas 9 países, dos 193, votaram contra! A embaixadora palestina na União Europeia disse que a "Avaaz teve um papel importantíssimo ao persuadir os governos a apoiarem o pedido do povo palestino … a solidariedade e apoio da comunidade serão lembrados e acarinhados em toda a Palestina."
No início do ano, impressionantes 2.8 milhões de pessoas se juntaram a uma campanha para impedir o tratado ACTA -- uma vitória importante contra empresas privadas globais que tentam censurar a Internet. O tratado morreu na Europa, e o presidente do Parlamento afirmou que estava "muito impressionado pela incrível petição da Avaaz, levada seriamente em consideração pelo Parlamento Europeu". Outras lideranças do parlamento citaram publicamente nossas assinaturas como fator crítico para persuadí-los a investigarem e impedirem o ACTA.
Essas são 3 das centenas de histórias que temos a contar apenas do que aconteceu esse ano! (Confira nossa página de destaques para saber mais.) Não consigo esperar para ver o que nossa comunidade será capaz de fazer em 2013, desde a proteção de florestas e da vida selvagem, passando pelo apoio ao povo sírio e à primavera árabe, ajudar a desfazer o império corrupto da mídia de Rupert Murdoch, e tantas coisas mais.
O que construímos juntos é algo extraordinário. Uma engrenagem da esperança e da mudança do mundo. E cada um de nós contribuiu para isso acontecer. Da próxima vez que você for a um jantar com amigos ou à uma festa, tente perguntar se alguém daquele grupo faz parte da Avaaz. Há grandes chances de que alguém ali seja um dos membros da comunidade, e possivelmente você terá uma conversa que lhe encherá de esperança. Porque podemos alcançar muitas coisas por conta própria, mas se nos unirmos, e permanecermos juntos, tudo é possível.
Com enorme gratidão por cada pessoa comprometida e adorável que faz parte dessa comunidade única,
Ricken e toda a equipe da Avaaz
______________________________________________________________ 


Ribeirão Preto
14/12/2012-06h15
Promotor pede cassação do registro da candidatura da prefeita de Ribeirão
Publicidade
DE RIBEIRÃO PRETO
O Ministério Público Estadual pediu a cassação dos registros das candidaturas da prefeita de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo), Dárcy Vera (PSD), e seu vice, Marinho Sampaio (PMDB).
A ação de investigação judicial eleitoral, assinada pelos promotores Antônio Alberto Machado e Carlos Goulart Ferreira, foi protocolada na última segunda.
O documento proposto pelo Ministério Público Estadual tem como base denúncia feita pelo candidato à Prefeitura de Ribeirão Preto pelo PT do B, Fernando Chiarelli.
De acordo com a ação, constatou-se que a prefeita utilizou servidores públicos, principalmente comissionados, para dar apoio a sua campanha.
Márcia Ribeiro/Folhapress

A prefeita de Ribeirão, Dárcy Vera, durante entrevista coletiva no Palácio Rio Branco

"Observa-se que o extenso material fotográfico, bem como os depoimentos, deixam claros que foram utilizados servidores públicos municipais como 'cabo eleitoral', a fim de impulsionar e beneficiar a candidata à vitória nas eleições", afirma trecho da ação dos dois promotores.
O Ministério Público expõe também que os requeridos --Dárcy e Marinho-- utilizaram servidores públicos municipais durante o horário de expediente da Prefeitura de Ribeirão para realizar a entrega de seus materiais de campanha.
"No caso em apreço, a requerida valeu-se da estrutura municipal e, na condição de chefe do Executivo local, utilizou o pessoal da administração pública para satisfazer interesses pessoais.
Além disso, usou servidores públicos municipais durante horário de serviço, em benefício de sua candidatura", citam os promotores.
O advogado da prefeita, Ricardo Vita Porto, afirmou não ter sido comunicado oficialmente da ação, mas que os servidores que atuaram na campanha de Dárcy estavam de férias ou fora do horário de expediente da prefeitura.
CAPTAÇÃO ILÍCITA
De acordo com a ação, as atitudes da prefeita e do vice configuram captação ilícita de votos, desrespeitando a legislação eleitoral.
"Houve quebra de isonomia entre os candidatos. A cooptação ilegal de servidores públicos violou a harmonia das eleições, revelando séria ofensa à lisura do processo eleitoral", diz outro trecho.
A Justiça Eleitoral de Ribeirão Preto informou que a diplomação dos candidatos eleitos será feita na próxima terça-feira.
Nesse caso, se houver decisão contra a prefeita após o ato, a Promotoria já pediu na ação a cassação dos diplomas de Dárcy e Marinho.
(JOÃO ALBERTO PEDRINI)
_____________________________________________________________________ 
14/12/12 - 12h00 (Atualizado em 14/12/12 às 12h20)
Promotores querem cassar Dárcy e vice por uso de servidor na campanha

Fonte: Ribeirão Preto Online
A prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera (PSD), e seu vice, Marinho Sampaio (PMDB), correm o risco de serem cassados pela Justiça porque, segundo o Ministério Público, teriam usado servidores municipais como cabos eleitorais durante a última disputa eleitoral.
A defesa da prefeita admite que os servidores públicos, principalmente comissionados, atuaram na campanha, conforme reportagem de hoje da Folha Ribeirão, mas que eles estavam de férias ou fora do horário de expediente.
A açãoque pede a cassação do mandato de Dárcy e do vice foi protocolada na segunda-feira (10) por dois promotores de Justiça: Antônio Alberto Machado e Carlos Goulart Ferreira. Eles tomaram a iniciativa após denúncia feita pelo candidato a prefeito derrotado Fernando Chiarelli (PT do B).
Trechos da ação
"Observa-se que o extenso material fotográfico, bem como os depoimentos, deixam claros que foram utilizados servidores públicos municipais como 'cabo eleitoral', a fim de impulsionar e beneficiara candidata à vitória nas eleições", afirmaram os promotores na ação.
"No caso em apreço, a requerida valeu-se da estrutura municipal e, na condição de chefe do Executivo local, utilizou o pessoal da administração pública para satisfazer interesses pessoais. Além disso, usou servidores públicos municipais durante horário de serviço, em benefíciode sua candidatura", afirmam os promotores na ação.
Ibope e EPTV
Ainda segundo os promotores, "houve quebra de isonomia entre os candidatos. A cooptação ilegal de servidores públicos violou a harmonia das eleições, revelando séria ofensa à lisura do processo eleitoral".
A ação não menciona as pesquisas do Ibope encomendadas e divulgadas pela EPTV. Nas sondagens eleitorais, a vantagem de Dárcy sobre os demais candidatos não foi confirmada nas urnas.
A empresa de televisão não entrou ainda na Justiça contra o ex-candidato Chiarelli, que, durante debate com adversários, afirmou, ao vivo, que a empresa é uma "organização criminosa" devido a supostas manipulações nas pesquisas.
A EPTV, na sequência do ataque, anunciou que processaria Chiarelli pela declaração.
Dárcy e o vice serão diplomados na próxima terça.
__________________________________________________________________ 
ANDRÉ Marduk

Quinta, 20 de Dezembro de 2012 - 23h25
Google terá de pagar R$ 2,2 milhões a Dárcy Vera
Valor é multa fixada em favor da prefeita de Ribeirão; autor de blog também é condenado
Wesley AlcântaraTamanho da LetraA-A+Foto: 28.out.2012 - Joyce Cury / A Cidade

Justiça Eleitoral condena Google e blogueiros a pagarem indenização à prefeita Dárcy VeraA Justiça Eleitoral condenou a Google Brasil a pagar multa no valor de R$ 2,2 milhões para a prefeita Dárcy Vera (PSD) por não retirar da internet conteúdo ofensivo à sua honra e a imagem postado em um blog. A decisão é de primeira instância e cabe recurso.
Além da empresa que disponibiliza o maior site de busca, os blogueiros Márcio Antônio Francisco e Renata Cristina Francisco Santana também terão de pagar multa no valor de R$ 20 mil cada um.
Segundo a sentença do juiz eleitoral Sylvio Ribeiro de Souza Neto, o provedor de conteúdo ou serviços de multimídia é considerado responsável pela divulgação a partir do momento que, notificado judicialmente, deixou de tomar providências.
Souza Neto considerou ainda que crítica à candidata ao cargo de prefeita em suas ações administrativas não é proibida por ser inerente ao processo eleitoral. "Porém, em diversas postagens, os autores do blog ultrapassaram a crítica do razoável e lançaram insultos à requerente [Dárcy], imputando-lhe até crime", consta na sentença.
Para o magistrado, as publicações no blog devem ser entendidas como propaganda eleitoral gratuita, "na medida em que, veiculadas à época das eleições, tinham como escopo macular a imagem e a honra da candidata ao cargo do Executivo".
O advogado de Dárcy, Paulo Sá Elias, disse que o autor do blog a ofendeu gravemente. "Ultrapassou os limites daquilo que é considerado lícito. Que é considerado liberdade de expressão", afirma.
Outro lado
Procurado nesta quinta-feira (20) por volta das 20h para comentar a decisão judicial, o blogueiro Márcio Francisco se recusou a conversa com o jornal A Cidade e desligou o celular. Já Renata Cristina não foi localizada pela reportagem. O Google não respondeu questionamento da reportagem até o fechamento desta edição.
___________________________________________________________________ 

ANDRÉ Marduk

---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Nathalia Bontempo Salgueiro <nathalia.salgueiro@seppir.gov.br>
Data: 20 de dezembro de 2012 10:25
Assunto: Mapa da Violência 2012: A Cor dos Homicídios no Brasil

Os números foram apresentados por Julio Jacobo, autor do Mapa da violência 2012: A Cor dos Homicídios do Brasil.
Segundo ele, se somados apenas os homicídios de negros é possível colocar o país no 4º lugar do ranking mundial de violência.
 A cada dado apresentado pelo autor da pesquisa, Julio Jacobo, do Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos (CEBELA) fica claro que a violência letal no país tem prioritariamente a cor negra.  No período de 2002 a 2010 houve uma redução de 25,5% de homicídios de pessoas brancas, já entre os negros houve aumento de 29,8%.
 Em 2010, por exemplo, 14.047 brancos foram assassinados, contra 34.983 negros. Se levada em consideração a idade, a diferença é ainda maior: nesse mesmo ano, enquanto a taxa de homicídio do total da população negra foi de 36,0, a dos jovens negros foi o dobro, 72,0.

Comparando todo o período que compreende a pesquisa, percebe-se que, proporcionalmente, morrem duas vezes e meia mais jovens negros que brancos. Em oito anos, a taxa de homicídios de jovens negros, que era de 71,7%, passou para 153,9%.

Segundo a ministra da Igualdade Racial, a estatística é importante para subsidiar políticas públicas e reverter esse quadro. "São dados que precisamos conhecer, abraçar e enfrentar", afirmou a chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR). A constatação foi reafirmada pelo secretário executivo da pasta, Mario Theodoro. De acordo com ele, são essas informações que têm balizado as ações do governo federal, como o Plano de Enfrentamento à Violência contra a Juventude Negra, o Juventude Viva, lançado em setembro em Alagoas e que deve ser expandido para cinco Estados em 2013.

De acordo com o autor da pesquisa, os altos índices estão se tornando naturais e a educação é a principal alternativa para alterar esse quadro. Ele explicou que o número de negros matriculados no Ensino Médio tem diminuído e que atualmente oito milhões de meninos negros não estudam e nem trabalham, por isso, é preciso fazer políticas públicas de incorporação de jovens nas escolas.  "O custo da violência é muito maior do que o da educação", observou.

O Mapa é uma realização do o Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos - CEBELA e a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais - FLACSO em conjunto com a SEPPIR. Esse é o 20º relatório, porém, é o primeiro com recorte racial. Os dados que basearam o estudo foram retirados dos Censos Demográficos, das Pesquisas Nacionais por Amostra de Domicílios do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM).

Segue anexo o Mapa da Violência 2012.

Atenciosamente,

Nathalia Salgueiro
Secretaria de Políticas para Comunidades Tradicionais - SECOMT
Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial - SEPPIR/PR
Esplanada dos Ministérios - Bloco A 9° Andar, Brasília-DF. CEP 70054-906.
Telefones: (61) 2025 7161 ou (61) 2025-7163

Nenhum comentário:

Postar um comentário