Páginas

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Casas são entregues com vazamentos em antiga favela

A Cidade Segunda, 14 de Junho de 2011
Casas são entregues com vazamentos em antiga favela
Construtora responsável deve fazer reparos nesta semana nas residências da primeira fase do desfavelamento

As 13 casas da primeira etapa da reurbanização da antiga favela Faiane, no distrito de Bonfim Paulista, em Ribeirão Preto, foram entregues nesta segunda-feira (13) com problemas de vazamento e infiltração. A construtora Ariaú, responsável pelas obras, assumiu os defeitos e garantiu que vai providenciar o conserto nos próximos dias.
Esta é a segunda vez que os moradores do local, rebatizado de Vila Faiane, reclamam de instalações impróprias. No mês passado o MP (Ministério Público) pediu que a Ariaú reformasse as casas, já construídas, antes da entrega das chaves. No entanto, havia vazamentos de água e infiltrações em ao menos quatro imóveis.
O juiz João Gandini, que intermediou o desfavelamento da área com a prefeita Dárcy Vera (DEM), disse que a construtora havia rebocado as casas antes de colocar encanamento e fiação, mas o MP solicitou a reforma e tudo foi resolvido.
"Percorri oito casas hoje [nesta segunda] e todas estavam dentro dos padrões. Os funcionários passaram massa corrida nos cômodos atingidos e pintaram novamente. Não detectei imperfeições."
Gandini disse que a empresa deve fazer reajustes nesta semana. "Agora que a Vila passou a receber água, pode ser que algum problema seja encontrado, mas a construtora tem a semana para fazer o reparo."
O servente José dos Santos, de 52 anos, disse que a casa tem acabamento ruim e que vai precisar mexer na estrutura. Ele decidiu colocar piso e aumentar os cômodos. "Não sei se eles fizeram para economizar, mas os blocos de concreto estão vazios. Estou até com medo de colocar uma porta e a estrutura não suportar."
Assim como o servente, um jardineiro de 25 anos, que não quis ser identificado, reclama de um cano estourado na casa do irmão. "Vou mudar só na segunda etapa, mas estou até com medo. Eles fazem de qualquer jeito. O meu irmão nem mudou e já está com problema."
Gandini disse que a construção das 31 casas da segunda fase começa nos próximos 15 dias, com previsão de entrega no final do ano.
Outro lado
O engenheiro Eduardo Camarero, da construtora Ariaú, responsável pelas obras na Vila Faiane, disse estar ciente dos vazamentos e que o motivo dos tanques apresentarem tais problemas se deve ao fato de as torneiras terem sido furtadas recentemente. Ele diz que foram instalados adaptadores de plásticos, mas ideal são os de ferro.
O engenheiro afirmou que um cano já estourou em uma das casas e a construtora fez o reparo.
Camarero disse que a entrada dos proprietários nas casas durante a construção foi ruim, porque eles queriam mudanças antes do fim da obra.
O presidente da Cohab em Ribeirão, Silvio Martins (PMDB), disse desconhecer os problemas. "A nossa responsabilidade, da prefeitura e da Cohab, diz respeito aos projetos executivos das casas e da área. A execução é feita pela fundação Alphaville e Terras Altas."
A assessoria de imprensa da Alphaville e a diretoria da Terras Altas informaram, porém, não ter responsabilidade sobre os problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário