Páginas

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Notícias Fórum Nacional de Reforma Urbana


    


Direito à Cidade
Marcha Nacional de Reforma Urbana ocorrerá no dia 28 de agosto em todo o país
Moradia digna, transporte público de qualidade e cidades  justas para todos. Esses são os pilares da Marcha Nacional pela Reforma Urbana, que ocorrerá no próximo dia 28 (quarta-feira), em todo o Brasil. O ato organizado pelo FNRU (Fórum Nacional de Reforma Urbana) ocorrerá nas cidades de Belém (PA), Recife (PE), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR) e São Paulo (SP). Na capital paulista, o ato tem início às 8h no Largo da Batata, em Pinheiros (metrô Faria Lima), na zona oeste da cidade. Leia mais.

Livro analisa manifestações que tomaram conta das ruas do país em junho
"Cidades Rebeldes",  da Boitempo Editorial, traz ensaios curtos sobre as manifestações de junho escritos por vários autores : Carlos Vainer, David Harvey, Ermínia Maricato, Felipe Brito e Pedro Rocha de Oliveira, João Alexandre Peschanski, Jorge Souto Maior, Leonardo Sakamoto, Lincoln Secco, Mauro Iasi, Mike Davis, Ruy Braga, Silvia Viana, Slavoj Zizek e Venício Artur de Lima. A obra traz também um artigo assinado pelo Movimento Passe Livre (MPL). Leia aqui a análise da urbanista e consultora da ONU Raquel Rolnik.
Ministra diz que morte de jovens negros não é natural
A ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Bairros, disse que a sociedade não pode tratar com naturalidade o grande número de mortes de jovens negros no país. Dados publicados pela Agência Brasil em julho deste ano mostram que, de 2006 a 2011, a taxa de homicídios de negros aumentou 9%, ao mesmo tempo em que a taxa entre os brancos caiu 13%. Clique aqui e saiba mais.


Mobilidade

Sindicato e Passe Livre fazem protesto contra cartel do Metrô e CPTM hoje
O Sindicato dos Metroviários de São Paulo, o Movimento Passe Livre e mais 19 entidades, entre elas a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e o Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), farão um protesto nesta quarta-feira, dia 14 de agosto, contra a suposta formação de cartel em obras e licitações do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPMT). O ato está marcado para as 15h, no Vale do Anhangabaú, região central de São Paulo.  As informações são do Portal Terra. Saiba mais.

A cada R$ 1 investido em transporte público, governo dá R$ 12 em incentivo para carro e moto
Pesquisa do  Ipea (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas) considera esse desequilíbrio de valores gastos em incentivos como um dos fatores responsáveis pelo aumento do número de carros e motos no país e, por consequência, dos congestionamentos. A reportagem é do Portal R7. Leia a matéria completa aqui.

Moradia
Haddad quer comprar prédios abandonados do centro
Dos 47 prédios ocupados no centro de São Paulo, onde hoje vivem 4 mil famílias ligadas a movimentos sem-teto, a administração do prefeito Fernando Haddad (PT) já planeja transformar pelo menos 13 em moradias populares. São edifícios antigos e abandonados pertencentes a devedores de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) ou ao próprio governo.  Leia mais no Portal da FLM.


www.forumreformaurbana.org.br
 

Secretaria Executiva Fórum Nacional de Reforma Urbana - Rua Araújo 124, Centro, São Paulo - SP CEP 01220-020 t. 55 11 2174 2017 f. 55 11 2174 6848


Descadastre-se caso não queira receber mais e-mails.

Nenhum comentário:

Postar um comentário