Páginas

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Dicas Culturais USP / 2º festival de pontos de cultura / Darcy na Coluna Parabólica / Apelo Avaaz



Convite

A Rede Municipal de Pontos de Cultura de Ribeirão tem o prazer de convidar toda a cidade para o 2º Festival de Pontos de Cultura que ocorrerá de 24 a 25 de novembro nos Estúdios Kaiser de Cinema. Essa é a mais bela oportunidade para conhecer o trabalho cultural e educativo que estes Pontos realizam durante o ano. Prestigie, traga a sua família!
Programação:
Dias 24 e 25 de novembro
Local: Estúdios Kaiser de Cinema | Rua Mariana Junqueira, 33, Centro
Ingresso: Gratuito
Estacionamento gratuito no local
Exposição permanente de pinturas, artesanatos e fotografias

Dia 24 de novembro | sábado
17h – Ponto de Cultura Transformar
18h – Ponto de Cultura Cantecoral Minaz
19h – Ponto de Cultura Projeto Kabuki
20h – Ponto de Cultura Dandhara
21h – Ponto de Cultura Ilé Edé Dùdú

+ Projeções do VJ Jonatas Coringa

Dia 25 de novembro | domingo
17h – Ponto de Cultura Casa das Artes
18h – Ponto de Cultura Filhos de Bimba
19h – Ponto de Cultura Ribeirão em Cena
20h – Ponto de Cultura Mosaico dos Bambas
21h – Encerramento com o Ponto de Cultura Dança Vida

+ Projeções do VJ Jonatas Coringa
Mais informações pelo site:
www.pontaosibipiruna.com.br ou pelo telefone (16) 3610-8679
- Simone Kandratavicius
1ª Secretária
Contatos:
(16) 3610-8679
www.paubrasil.org.br
contato@paubrasil.org.br

______________________________________________________________________ 

Coluna Parabólica, jornal Tribuna Ribeirão.

DONA PREFEITA DÁRCY VERA, PSD, não deseja apenas dar um ‘retoque’ em seu pretenso Governo. Se deixarem, ele quer renovar o estoque de agentes públicos que lhe fazem a corte. Dizem que se cansou da mesmice improdutiva.
ATÉ AÍ, NENHUMA NOVIDADE. QUALQUER outro governante também não insistiria no erro. Mas há algo mais no ar do que urubus e fuligens de cana. Há uma confissão implícita de fracasso. Basta saber ler e interpretar.
AO ANUNCIAR (E ADMITIR) PUBLICAMENTE a troca pura e simples de um número respeitável de assessores, dona prefeita está a nos dizer que pouca coisa deu certo nestes primeiros quatro anos de governo.
ELA MESMA FAZ A CONFIRMAÇÃO, NA medida em que convoca a imprensa e diz, espontaneamente, aos coleguinhas que “alterações serão necessárias para fazer a máquina pública funcionar”. Sinal de que não está funcionando.
E NEM PRECISA SER PREFEITA PARA PERCEBER o óbvio. Trata-se de um governo ruim, sem vida e sem emoções. Há, lógico, as exceções de quase sempre. Mas nada que se aproxime do extraordinário.
CUMPRIR O BUROCRÁTICO, SEM SE COMPROMETER, já é um mérito neste governo de ideias infecundas e destrambelhadas. Mas, afinal, de onde surgiram e de onde vieram tantos iguais? Nenhum nomeado por esta coluna, certamente.
ESSA GENTE QUE HOJE PERMANECE NA alça de mira de Dárcy Vera é a mesma que, durante os últimos quatro anos, recebeu dela apoio e concordância. A construção desse Governo tem autoria e endereços conhecidos.
SE O GOVERNO É RUIM, A GOVERNANTE seria menos pior? Não se pode fazer uma análise tão simplista dessa forma. Dona prefeita tem, sim, responsabilidade sobre a fragilidade e pequenez dos Homens Públicos que ela mesma nomeou.
DESPEJAR SOBRE ASSESSORES E ASSECLAS a total insensatez pública que domina grande parte do Governo é fugir da própria responsabilidade. É negar a incompetência de quem tem o dever de administrar; e não o faz.
DÁRCY VERA DEVE TER RAZÃO QUANDO aponta o dedo e eleva o tom de críticas aos seus principais ajudantes. É ela, afinal, quem melhor deve conhecê-los. Todos, indistintamente, foram nomeados e abonados por dona prefeita.
CRITICÁ-LOS E EXPO-LOS PUBLICAMENTE não a transforma em personagem acima do bem e do mal. Apenas revela uma fragilidade de governo. Nem chega a ser surpresa. Antes disso, uma constatação pública.

DESTRATADOS PUBLICAMENTE POR DONA prefeita, seus principais assessores já estão covardemente habituados à submissão. Reza a cartilha da subserviência de que não podem se manifestar sobre nada. Estão impedidos de falar.
NEM MESMO SOBRE ASSUNTOS QUE IMAGINAM dominar. A ordem expressa partiu e vem sendo vigiada pela assessoria de imprensa de dona prefeita Dárcy Vera. Há penalidades previstas para quem ousar desobedecer. É a lei do silêncio.
DESSA FORMA, TEMOS SECRETÁRIOS QUE não atendem à imprensa e outros tantos que se especializaram em destratar coleguinhas jornalistas. Tudo, obviamente, sob a batuta nada invisível do Palácio Rio Branco. Assim, assim, fácil.
A SITUAÇÃO CHEGA A PIORAR QUANDO o radar dos inconfidentes reconhece que a principal fonte de especulações reside bem ao lado do principal gabinete palaciano. De forma desrespeitosa e desumana, expõe nomes e sugere mudanças.
PARA ISSO, LÓGICO, CONTA COM A aquiescência e cumplicidade de jornalistas coleguinhas, sempre dispostos a colaborar com os supostos donos do Poder. A dança de nomes e de cadeiras não precisa ser tão dolorida.
MAS É! UMA QUESTÃO DE ESTILO E DE caráter. Não necessariamente nessa ordem. Esse conflito de personalidades faz parte de qualquer governo fraco e sem notoriedade. Dona prefeita que se prepare: vem aí o grupo dos ex-amigos de Dárcy Vera.

TARJA PRETA
 A BOA INICIATIVA DO JORNALISTA Luiz Claudio Geteó começa a render frutos. Ele sugeriu à prefeita Dárcy Vera que o nome do cartunista Glauco Vilas Boas seja perpetuado em um parque ecológico.
O MOVIMENTO AGORA GANHA força pelas páginas sociais da internet. E passa ser pauta do Governo caipira. Glauco iniciou carreira em Ribeirão Preto – ao lado do irmão Pelicano – e foi brutalmente assassinado em São Paulo
________________________________________________________ 

Poucas horas para barrar a pena de morte para gays

Caros amigos,
Em poucas horas, Uganda pode aprovar uma lei que poderia impor a pena de morte para a homossexualidade. Uma enorme manifestação global engavetou essa lei no ano passado -- nós precisamos aumentar a pressão urgentemente para pressionar o presidente Museveni a apoiar os direitos humanos e impedir essa lei brutal. Assine abaixo, e conte a todos:
O parlamento de Uganda pode aprovar uma lei brutal que implicaria na pena de morte para a homossexualidade. Se eles fizerem isso, milhares de ugandenses poderiam ser executados, apenas por serem gays.
Nós ajudamos a impedir esta lei antes, e podemos fazê-lo novamente. Depois de uma enorme manifestação global ano passado, o presidente ugandense Museveni bloqueou o avanço da lei. Mas os distúrbios políticos estão crescendo em Uganda, e extremistas religiosos no parlamento estão esperando que a confusão e violência nas ruas distraia a comunidade internacional nesta segunda tentativa de aprovar essa lei feita de ódio. Nós podemos mostrar a eles que o mundo ainda está observando.
Nós não temos tempo a perder. Vamos nos unir em 1 milhão de vozes contra a pena de morte para gays em Uganda nas próximas 24 horas -- entregaremos a petição para os líderes de Uganda e países influentes. Clique aqui para agir, e então encaminhe este e-mail para todos:

http://www.avaaz.org/po/uganda_stop_gay_death_law/?bopcxdb&v=19446
Ser gay em Uganda já é perigoso e aterrorizante. LGBTs em Uganda são frequentemente assediados e espancados, e no ano passado o ativista de direitos gays David Kato (foto acima), foi brutalmente assassinado em sua própria casa. Agora os ugandenses da comunidade LGBT estão ainda mais ameaçados por essa lei draconiana que pode impor prisão perpétua a pessoas condenadas por relações com o mesmo sexo e a pena de morte para "criminosos graves". Até mesmo ONGs trabalhando para prevenir a disseminação do HIV podem ser condenadas por "promover a homossexualidade" sob essa lei feita de ódio.
Agora mesmo, Uganda está no meio de um tumulto político -- o sumiço de milhões vindos de ajuda financeira internacional causou um escândalo no parlamento. Essa revolta forneceu aos extremistas religiosos no parlamento a chance perfeita de tirar da gaveta a lei homofóbica, chamando-a de "presente de Natal" para todos os ugandenses.

O presidente Museveni desistiu desta lei no ano passado depois da pressão internacional ameaçar o suporte e auxílio a Uganda. Vamos fazer uma petição com a força de um milhão de pessoas para impedir a lei da pena de morte para gays novamente e salvar vidas. Temos poucas horas -- assine abaixo, e então conte a amigos e família:

http://www.avaaz.org/po/uganda_stop_gay_death_law/?bopcxdb&v=19446

Da última vez, nossa petição internacional condenando a lei da pena de morte para gays foi entregue ao parlamento -- impulsionando a cobertura de notícias globais e fazendo pressão suficiente para bloquear a lei por meses. Quando um jornal publicou 100 nomes, fotos e endereços de suspeitos gays e os identificados foram ameaçados, a Avaaz auxiliou uma ação legal contra o jornal e nós ganhamos! Juntos nós nos levantamos, por muitas vezes, pela comunidade gay de Uganda -- agora eles precisam de nós mais que nunca.
Com esperança e determinação,
Emma, Iain, Alice, Luis, Ricken, Joseph, Michelle e toda a equipe da Avaaz

MAIS INFORMAÇÕES:
Deputada de Uganda quer lei antigay como 'presente de Natal' (G1)
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/11/deputada-de-uganda-quer-lei-antigay-como-presente-de-natal.html
Parlamento de Uganda vai debater projeto de lei anti-gays (em inglês) (YNews!)
http://au.news.yahoo.com/world/a/-/world/15453168/ugandan-parliament-to-debate-anti-gay-bill/
Uganda enfrenta o fundamentalismo cristão (Outras Palavras)
http://www.outraspalavras.net/2011/05/03/uganda-enfrente-o-fundamentalismo-cristao/
Ativista gay que processou jornal anti-homossexuais é morto em Uganda (BBC Brasil)
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/01/110127_uganda_ativista_gay_morto_rw.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário