Páginas

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Encaminhamentos diversos

01 - Fascismo paulista e suas políticas higienistas

02 - Favela da Mata cresce, apesar de congelamento (A Cidade - Segunda, 16 de Julho de 2012 )
Por ano, 45 barracos novos são erguidos no núcleo; secretário da Casa Civil afirma que crescimento ocorreu quando a área ainda era particular
Marcelo Fontes
Foto: Joyce Cury / A Cidade                                      Criança anda por rua da Favela da Mata, em Ribeirão Preto: apesar de congelamento, núcleo ganha 45 barracos por ano
A Favela da Mata, uma das maiores da região do aeroporto Leite Lopes, na zona Norte de Ribeirão Preto, continua crescendo, mesmo após ser decretado o congelamento do número de famílias pela prefeitura.
Segundo informações divulgadas na reunião do Conselho Municipal de Moradia Popular (CMMR), na última quarta-feira, 225 novos barracos foram erguidos na favela em menos cinco anos. "Em 2010, foram catalogadas 165 novas famílias e, no começo de julho de 2012, o número saltou para 225", aponta o levantamento do CMMR.
Se nenhuma família tivesse entrado na Favela da Mata a partir de 2007, o núcleo seria extinto no início de agosto, com a transferência dos dez últimos remanescentes ao Conjunto Paulo Gomes Romeo, na zona Oeste de Ribeirão Preto. Agora a prefeitura precisa se preocupar com mais 225 barracos.
"Tudo isso é fruto da falta de políticas municipais para a habitação. Não há verba no orçamento da prefeitura para moradia popular. As famílias dependem do Estado e da União", afirma o defensor público Paulo Fernando Giostri, que representa a Defensoria Pública Estadual no Conselho Municipal de Moradia Popular. "Falta a criação da Secretaria Municipal da Habitação", acrescenta.
Giostri também diz que a Defensoria pode tomar providências em relação ao caso. "A situação do Jardim Aeroporto é muito preocupante. Podemos, em breve, tomar medidas judiciais para obrigar o poder público a dar moradia digna aos moradores das favelas daquela região", avisa.
Além das dez famílias remanescentes do congelamento, outras 35 serão escolhidas entre as 165 catalogadas em 2010, que serão transferidas para o Paulo Gomes Romeo no início de agosto.
Famílias
As 235 famílias que vivem atualmente na Favela da Mata não têm acesso a saneamento básico. O local tem apenas rede de água precária, montada pela própria população com mangueiras e pequenos canos de PVC. "Tenho epilepsia e tomo remédios controlados. Vivo com um salário mínimo, sem condições de pagar aluguel", conta Cláudio da Silva, de 47 anos, que se mudou para a Favela da Mata no ano passado.
O caso é semelhante ao da dona de casa Dilma Barbosa, de 52 anos. "Morava em uma favela no bairro Jardim Marchesi. Após uma ação de reintegração de posse, precisei mudar. Há dois anos me mudei para cá [Favela da Mata]. Já fiz cadastro na Cohab, mas até agora não consegui a casa", lamenta.
Já Devanir Rodrigues de Almeida, de 65 anos, não conseguiu ir ao Paulo Gomes Romeo porque já teve um imóvel em seu nome. "Tenho problema de saúde e luto para sair da favela, mas até agora não consegui", afirmou ele que está na Mata desde 2005.
A baiana Graziele Gomes Santos, de 21 anos, afirmou que mora em um barraco da Mata há três anos. "Sonho em ter a minha casa. Aqui não tem esgoto encanado, é muito ruim", lamentou ela, que vive com o marido e três filhos.
Prefeitura garante ter controle
Segundo o secretário da Casa Civil e membro da Comissão Municipal de Desfavelamento, Layr Luchesi Júnior, parte da Favela da Mata cresceu desordenadamente quando a área ainda era particular.
"A partir do momento que a prefeitura decretou que era de utilidade pública [no começo do ano passado], nós passamos a controlar e mais nenhum barraco foi construído no local", garante.
De acordo com o secretário, o investimento que o Estado e a União fazem no setor de moradia em Ribeirão Preto é fruto do pagamento de impostos. "A população da cidade recolhe impostos, nada mais justo do que reverter esse valor em benefício dos mais pobres", disse. "As moradias para o desfavelamento também foram construídas em terras da prefeitura", acrescenta.
Sobre a criação de uma pasta exclusiva para a habitação, Luchesi Junior afirmou que é um passo futuro. "É uma questão em estudo", finaliza.
03 – Jantar à Italiana em Benefício da ONG Sonho Real
Queridos amigos e amigas, conto novamente com a adesão de todos vocês neste próximo evento gastronômico maravilhoso.
 Quem participou do primeiro sabe do que estou falando. Aguardo as confirmações.
Agradeço desde já,  em nome da família Sonho Real.
Abraços
Nizete Mendonça 

Jantar à Italiana em Benefício da ONG Sonho Real
Data: 11/08/2012 -  sábado
Hora: 20,00hs.
Local: Associação dos Cabos e Soldados
Rua: Dr. Roberto Mange, 234 -  Campos Eliseos
Adesão: R$ 35,00 por pessoa (crianças até 7 anos não pagam)

Cardápio:
 Pratos Frios:
- Saladas
- Quadrados de frios temperados
- Rolinhos de Bologna
- Patês
- Tascas temperadas de salsicha
- Pães
 Pratos Quentes:
- Nhoque à Bolognesa
- Talharine de espinafre ao molho branco
- Talharine ao sugo
- Canelones de presunto e mussarela
BEBIDAS À PARTE:  vinhos, cervejas, refrigeranteCortesia: 1 (uma) bebida em lata ou água
Sorteio de Brindes

Nenhum comentário:

Postar um comentário