Páginas

domingo, 9 de setembro de 2012

Eleições 2012 (Espaço do Leitor)

José Antônio Lages

ESTA MULHER CONTINUA CHOCANDO OVO QUE NÃO BOTOU...

Agora, sim, começam a sentir a pancada. Ela tenta explicar o inexplicável com um longo discurso em que só consegue se enrolar ainda mais.

As decantadas obras da prefeita não existiriam se não fossem os recursos do governo federal. E por que existem estes recursos do governo federal? Por que existem programas de desenvolvimento levados para o interior e que foram criadospelos presidentes Lula e Dilma e que não antes com o PSDB: Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Minha Casa Minha Vida, Segundo Tempo, os do Ministério das Cidades e do Turismo (estão chegando agora: aproveita, prefeita!), Pontos de Cultura e vários outros.

Os outros prefeitos não buscaram estes recursos porque eles não existiam, não existiam estes programas de desenvolvimento. Quando eles passaram a existir, qualquer prefeito poderia buscá-los, independentemente da sua coloração partidária: começou com Gasparini a chegada dos recursos federais para as obras anti-enchente. A Darcy deu continuidade.

É verdade que existe a exigência de contrapartida, mas a prefeita Darcy só busca aqueles recursos que têm contrapartida mínima ou não tem nenhuma. Sabem por quê? Porque a Prefeitura não têm recursos para colocar na contrapartida. A Prefeitura está quebrada pela péssima gestão financeira da prefeita, o rombo ao final do ano se avizinha dos 300 milhões de reais. Está tendo que vender 13 terrenos da Prefeitura para o DAERP e assim poder fechar a folha de pagamento dos servidores públicos a partir de outubro.

A prefeita esconde da população que a prefeitura não consegue buscar recursos para muitos outros projetos porque não têm como garantir contrapartida. A cidade está perdendo milhões de reais nas áreas de Educação, Meio Ambiente, Assistência Social e outras.

A Darcy Vera não consegue fazer o dever de casa. Tudo que depende da Prefeitura sem os recursos federais vai mal e muito mal. A UPA, bancada pelo governo federal, funciona mal. Sabem por quê? Porque a responsável pelo funcionamento da UPA é a Prefeitura e não o governo federal, e a dona prefeita não consegue fazê-la funcionar a contento. E começa administrando mal estes recursos de fora desde a escolha do local para a instalação da UPA: na Av. 13 de Maio aparece muito mais do que no Quintino ou no parque Ribeirão, onde há maior necessidade.

Tudo que depende de recursos orçamentários próprios, esta senhora faz uma verdadeira lambança. Atrasou o repasse dos recursos para os projetos culturais aprovados pela própria prefeitura deixando os artistas em situação calamitosa. Foi só depois do protesto em frente ao Palácio Rio Branco que o repasse foi regularizado. A Virada Cultural oficial deste ano não aconteceu porque a prefeitura não tinha contrapartida a oferecer ao Estado. Mas a moçada fez o Se Vira, Ribeirão apesar da prefeitura.

Agora, esnoba na TV a criação do cursinho pre-vestibular, mas ela não diz que a empresa responsável pelo cursinho não recebe da prefeitura e, por isso, não repassa o salário dos professores. Os professores estão sem receber há cinco meses e o cursinho só continua funcionando por honra e mérito dos professores que estão trabalhando de graça por respeito aos alunos. Eu que trabalhei como professor de cursinho popular por 10 anos como voluntário me dá nojo de ver tamanha manobra e manipulação política da prefeita Darcy Vera. No mínimo uma falta de respeito com os profissionais da educação e uma mentira deslavada para a população.

Esses atrasos nos pagamentos acontecem desde o ano passado. Um dos donos da empresa é Elizeu Rocha que é candidato a vereador na coligação da prefeita e tem interesses políticos com o cursinho, e também faz sua propaganda política explorando a imagem deste projeto. As aulas deste cursinho só vêm sendo dadas pela empresa ao custo de oferecer vantagens futuras nos outros projetos da empresa junto à prefeitura.
A campanha da prefeita Darcy Vera é uma mentira que não se sustenta.

Professor Lages

Nenhum comentário:

Postar um comentário