Páginas

sábado, 25 de julho de 2015

Entrevista com Padre Francisco Vanneron

QUINTA-FEIRA, 23 DE JULHO DE 2015

Francisco Vannerom, o Padre Chico, conversa com O Calçadão:

"A opção pelos pobres!"




"38 anos de presença e de participação nas pastorais e nos movimentos sociais em nossa Ribeirão Preto me garantem que existem altas muralhas entre a cidade muito rica e a outra bastante miserável". (Padre Chico)
Ele é belga de nascimento e há 38 anos exerce suas funções sacerdotais em Ribeirão Preto. Francisco Vanneron, o nosso padre Chico, conversa com O Calçadão e fala sobre a sua grata satisfação de ver no discurso do Papa Francisco o retrato da sua luta de vida e sacerdócio: a opção pelos mais pobres.

Acompanhe a sua entrevista. ...

O Calçadão - Vivemos em uma cidade onde a exclusão social é uma realidade triste e grave. Como o Pontificado de Francisco tem influenciado na sua atuação pessoal junto ao movimento popular em Ribeirão Preto? É possível se sonhar com uma Ribeirão Preto mais justa e que desenvolva um projeto que inclua de fato a periferia no desenvolvimento da cidade?

Padre Chico - 38 anos de presença e de participação nas pastorais e nos movimentos sociais em nossa Ribeirão Preto me garantem que existem altas muralhas entre a cidade muito rica e a outra bastante miserável (vejam o vídeo que o Vinícius da UGT, o Marcos do Movimento pró Novo Aeroporto Seguro - e fora da parte urbanizada- e por isso rejeitando um novo Congonhas aqui, e eu, produzimos por ocasião do último Forum Social).

A chegada do Papa Francisco significou para mim uma grata novidade no sentido de que tanto a arquidiocese, muitas vezes nas últimas décadas bastante omissa e calada frente graves desigualdades humanas, como os governos municipais simultaneamente em seus eixos executivo, legislativo, jurídico e militar hão de levar em conta os recados transmitidos pela voz do mais dignatário Pastor anunciando a vontade divina sobre a vida na 'Pólis' e ao mesmo tempo denunciando tudo contrário ao Seu Projeto rumo ao Reino definitivo!

Enquanto Deus me der saúde suficiente, continuo disponível para ajudar a costurar a Força da União para com todos aqueles e aquelas que amam de verdade uma Ribeirão Preto diferente, quer dizer construindo um futuro mais justo e generoso para com os atualmente 'relegados'!

ABRAÇO FRATERNAL, PE. CHICO

Vídeo Ribeirão Preto e suas muralhas

link completo da entrevista

Nenhum comentário:

Postar um comentário