Páginas

sexta-feira, 25 de março de 2016

Padre que participou da Revolta de Guariba lança livro em Ribeirão


Blog do Galeno Ribeirão
22/03/2016
Personagem importante na luta dos trabalhadores rurais da região nos anos 1980, Padre Bragheto lança memórias em Café Filosófico no Palace
Ex-dirigente da Comissão Pastoral da Terra e da Pastoral Operária, o Padre José Domingos Bragheto, um dos principais personagens da luta de boias-frias da região na década de 1980, que levou à chamada Revolta de Guariba, volta a Ribeirão Preto, este mês, para lançar seu livro de memórias Da Resistência à Teimosia - Rumo ao Reino Definitivo. Adepto da Teologia da Libertação e sempre envolvido com os movimentos populares, ele resolveu, aos 68 anos, publicar, na forma de livro, o antigo diário que começou a escrever entre Jardinópolis, onde morou e vivem até hoje seus familiares, e Ribeirão Preto, onde cursou o Seminário, fez política estudantil e trabalhou como revisor no antigo Diário de Notícias.
Histórias da luta política, dos bastidores da igreja católica e dos vários conflitos sociais em que participou na região de Ribeirão Preto e na periferia de São Paulo dão o recheio à obra, na qual o religioso, destemido e sempre envolvido em polêmicas, não poupa críticas aos setores conservadores da igreja e fala aberta de suas frustrações e das dificuldades para levar adiante sua luta entre os colegas.  O lançamento em Ribeirão Preto será no Centro Cultural Palace, no dia 29/3, numa iniciativa do Blog do Galeno e do Instituto do Livro de Ribeirão Preto, com apoio do blog O Calçadão. "Foi nesta região que pude iniciar e desenvolver um processo firme e consistente de um envolvimento cada vez maior como ator social", lembra Bragheto, que é natural de Brodowsky e, atualmente, pároco na periferia de São Paulo. Ele explica: "Ribeirão Preto, como um processo, foi muito importante para mim e ainda o é. Forjou minha personalidade e toda uma luta de libertação que hoje continua, embora de forma diferente". 
O lançamento será realizado no Café Filosófico A Revolta de Guariba, Movimentos Sociais e a Igreja Libertadora, que será mediado pelo jornalista Galeno Amorim, que conheceu e tornou-se amigo de Bragheto enquanto cobria as greves de boias-frias em Guariba e outros municípios da região. O padre diz que está ansioso e não esconde a emoção de retornar a Ribeirão, onde possui muitos amigos. "Devo muito a Ribeirão Preto e, por isso, vou lançar o livro na cidade também como uma dívida de gratidão, por tudo que aprendi e pude fazer na cidade”, diz. “A greve de Guariba me ensinou muito e me sinto orgulhoso de um dia ter ajudado a classe trabalhadora e dar um passo avante na sua libertação".
Café Filosófico Revolta de Guariba, Movimentos Sociais e Igreja Libertadora
Participação do Padre José Domingos Bragheto e mediação de Galeno Amorim
Com lançamento do livro: Da Resistência à Teimosia: Rumo ao Reino Definitivo, de Padre José Bragheto
ONDE: Centro Cultural Palace
QUANDO: 29/03, às 19h

Nenhum comentário:

Postar um comentário