Páginas

terça-feira, 20 de outubro de 2015

IMPRENSA: MATÉRIA PARA MEDITAÇÃO / PREMONIÇÃO DE ALBERT EINSTEIN

IMPRENSA: MATÉRIA PARA MEDITAÇÃO

Jorge de Azevedo Pires*

Lendo em meus arquivos a matéria de MÁRIO VARGAS LLOSA, no jornal, O ESTADO DE S. PAULO, de 17/03/2013, caderno DOMINGO, fui motivado para redigir o texto abaixo, que eu vinha ensaiando faze-lo a tempos.
Diz o ilustre Prêmio Nobel da paz:

“HOJE, AS IDÉIAS FORAM TROCADAS PELAS IMAGENS, QUE SÃO MAIS FACILMENTE MANIPULÁVEIS. UMA SOCIEDADE COM ESCASSEZ DE IDÉIAS TEM SUAS INSTITUIÇÕES SOB FORTE RISCO”.

     É notória a percepção de que a mídia impressa, tanto jornais como periódicos, tem reservado cada vez menos espaço para textos, para idéias, espaços destinados aos colunistas e eventuais colaboradores. 

     Analisando-se os maiores e melhores jornais de São Paulo em circulação de anos atrás, e dos dias atuais, embora nestes com maior número de páginas, a porcentagem de espaços vazios e/ou com fotografias, desenhos, gráficos e outros, tem sido crescente.

     Além desse aspecto, a porcentagem de assuntos e matérias fúteis e banais, tem sido crescente, com prejuízo da melhor qualidade da informação veiculada e da crítica, importante componente.

     Embora longe de se imaginar qualquer tipo de censura, que eu repudio, nota-se o crescente número de anúncios de página inteira, o aumento do tamanho das fotografias e mesmo, de vazios sem nada.

     Não poderíamos utilizando menores áreas para isso, dispor de mais espaço destinado a textos, à divulgação de idéias? Para que os leitores e colaboradores assíduos ou não, pudessem dispor de maior espaço para suas matérias, cada vês mais encolhidas? Para lutar contra o império da mediocridade crescente, não poderíamos ter mais colaboradores, muitos ávidos por ter algum ou maior espaço disponível na mídia? Não estaríamos, ainda, usando menor quantidade de papel, colaborando com o ambiente cortando menos árvores, preservando mais florestas?

Sugiro que o tema acima possa desencadear o início de análises e debates sobre tão importante matéria.

* Professor voltado ao bem comum, autor do livro “Pensando Ribeirão Preto – ontem, hoje e amanhã” – edição do autor – 2011.

Ribeirão Preto, 19 de outubro de 2015.

Jorge de Azevedo Pires – prof. - R.G. 783.543-7 – SSP/SP jorpires@uol.com.br
Rua Cerqueira César, 1533 - Boulevard

14025-120 - RIBEIRÃO PRETO – SP - Tel.: (16) 3625-4658.

_____________________________________________________________  

Tenho medo do dia em que a tecnologia irá se sobrepor a nossa interação humana.
 O mundo terá uma geração de idiotas”.

“I fear the day that technology will surpass our human interaction.
The world will have a generation of idiots”.

                                                                    Albert Einstein
                                                                     (1879-1955)

              PREVISÃO TORNADA REALIDADE

Nenhum comentário:

Postar um comentário