Páginas

Seminário Gramsci

                   Site Gramsci e o Brasil
Contato: http://www.acessa.com/gramsci/?page=contato
Quem somos:
Além de divulgar trabalhos e informações sobre Gramsci e eventos relacionados à difusão de sua obra no Brasil, esta página tem por objetivo a publicação de manifestações políticas e culturais de um amplo espectro, unificadas pelo compromisso de possibilitar o avanço da crítica teórica e de defender a perspectiva democrática e socialista que caracterizou a obra e a ação política de Gramsci.

A página tem uma ligação direta com a
International Gramsci Society - IGS. Anualmente, a IGS lança um boletim com importantes indicações bibliográficas, bem como notas e artigos a propósito de cursos, seminários e atividades em torno de Gramsci realizados em todo o mundo. A inscrição na IGS dá direito ao recebimento deste boletim,
maiores informações acesse : http://www.acessa.com/gramsci/index.php
                  
Gramsci – Vida e Obra
Gramsci – Textos
Acesse - http://www.acessa.com/gramsci/#
________________________ 
Eventos em Ribeirão Preto

Calendário de 2011
O comunismo italiano em Ribeirão Preto

Paulo Merlì Franco - Dezembro 2011


O Seminário Gramsci, de Ribeirão Preto, convida para a palestra/debate sobre “A via italiana ao socialismo”, a ser realizada pelo prof. Marco Mondaini, do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Pernambuco. Recentemente, Marco Mondaini lançou Do stalinismo à democracia. Palmiro Togliatti e a construção da via italiana ao socialismo, pela Fundação Astrojildo Pereira e Editora Contraponto. Em debate, as teses do heterodoxo comunismo italiano, especialmente aquelas elaboradas por Palmiro Togliatti, como a “democracia progressiva” e o “partido novo”, que desembocariam mais tarde no eurocomunismo.

Quarta-feira, 14 dez., às 19h30, no Memorial da Classe Operária – UGT, rua José Bonifácio, 59 – Centro – Ribeirão Preto. Entrada franca.

Fonte: Especial para Gramsci e o Brasil.

Em Ribeirão Preto, a VII Semana Gramsciana

Paulo Merlì Franco - Setembro 2011


Em Ribeirão Preto, entre 18 e 23 de setembro de 2011, o Seminário Gramsci promove sua VII Semana Gramsciana, reunida sob o tema geral “A democracia no século XXI”. Associam-se ao Seminário nesta iniciativa a AAMCOUGT (Associação Amigos do Memorial da Classe OperáriaUnião Geral dos Trabalhadores) e o Pontão Sibipiruna de Cultura.

Eis a programação prevista:

Domingo, 18 set.
17h — Projeção de Antonio Gramsci: os dias do cárcere (Diretor: Lino Del Fra, 1977, 127m). Coordenação: Luciana Rodrigues.

Segunda-feira, 19 set.

19h — Apresentação do curta Basta (Diretor: Vinícius Barros), seguido da Mesa de abertura: “Gramsci no seu e no nosso tempo”, com Alberto Aggio (FCHS-Unesp Franca) e José Antonio Segatto (FCL-Unesp Araraquara). Coordenação: José Roberto Porto.

Terça-feira, 20 set
.
19h — Conferência: “Crise da democracia representativa e construção da democracia real”, com Vladimir Safatle (FFCLCH-USP). Coordenação: José Antônio Lages.
23h — 3ª Mostra de Teatro Gira-Sola: Cia. Teatro Riscos e o espetáculo Horácio.

Quarta-feira, 21 set
.
19h — Apresentação dos músicos Jeziel Paiva e Carlos Tampa, seguida da Mesa: Redes sociais e cultura digital, com Leo Br e Pablo Capilé (Coletivo Fora do Eixo). Coordenação: Vinícius Barros.

Quinta-feira, 22 set.

19h — Ribeirão em Cena: trecho da peça Mulheres Vermelhas, seguido de Mesa: “Comissão Nacional da Verdade e direito à memória”, com Alípio Freire (jornalista e escritor) e Andrey Borges de Mendonça (Ministério Público Federal). Coordenação: Ana Cecília Oliveira Silva.

Sexta-feira, 23 set
 
19h — Conferência de encerramento: “Democracia no século XXI: possibilidades de uma leitura gramsciana”, com Maria Lúcia Duriguetto (FSS-UFJF). Coordenação: Paulo Piu Merli Franco.

Todos os eventos se realizam no Memorial da Classe Operária – UGT (Rua José Bonifácio, 59 – Centro – Ribeirão Preto-SP).

Calendário de 2010
Seminário Gramsci exibe Cidadão Boilesen

Marcelo Pedroso Goulart - Março 2010


Em Ribeirão Preto, o Seminário Gramsci, a Associação Cultural e Ecológica Pau-Brasil e a Associação Amigos do Memorial da Classe Operária promovem a exibição do documentário Cidadão Boilesen, de Chaim Litewski (Brasil/2009), sobre os desvãos do financiamento privado de órgãos repressivos do regime militar, particularmente a Oban (Operação Bandeirantes). No dizer dos promotores, o evento marca a permanente indignação com os regimes de força, como aquele instaurado em 1º de abril de 1964, a preocupação com a preservação da memória para construir um futuro baseado no respeito à pessoa humana e na justiça social, bem como a convicção na possibilidade de aprofundamento da democracia e construção do socialismo por meio da ação articulada das forças de esquerda.
A exibição ocorre às 19h, no dia 31 de março, no Memorial da Classe Operária-UGT (rua José Bonifácio, n. 59 – Ribeirão Preto), seguindo-se debate com os presentes.

Fonte: Especial para Gramsci e o Brasil.
Calendário de 2009
Rita Medici dá aula magna em Ribeirão Preto
Marcelo P. Goulart - Agosto 2009


Em Ribeirão Preto, o Seminário Gramsci e a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP promovem aula magna com Rita Medici, docente do Departamento de Filosofia da Universidade de Bolonha. Como tema, “As palavras de Gramsci. Indagações sobre o léxico dos Cadernos do cárcere (hegemonia, sociedade civil, filosofia da práxis)”. A aula está prevista para terça-feira, primeiro de setembro, às 19h, no Auditório Lucien Lison (Bloco Didático da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto — USP — Campus de Ribeirão Preto).
 Fonte: Especial para Gramsci e o Brasil.

V Semana Gramsciana - Ribeirão discute organização da cultura

Marcelo P. Goulart - Maio 2009


O Seminário Gramsci realiza sua V Semana Gramsciana, entre 20 e 26 de junho, em Ribeirão Preto. O tema geral é “Desafios para a organização da cultura na sociedade brasileira”, e, com exceção do primeiro evento, a ser realizado no Auditório do Espaço Palace de Cultura, todos os demais ocorrerão no Memorial da Classe Operária (Rua José Bonifácio, 59, Centro). A programação está assim prevista:
Sábado, 20 de junho

15–17h30 — “Cultura e hegemonia: a construção do debate cultural em Gramsci e os desafios contemporâneos”. Conferencista: Cristina Simões Bezerra (UFJF). Coordenação:
Marcelo Pedroso Goulart (promotor de Justiça e membro do Seminário Gramsci).

Domingo, 21 de junho

16h — Exibição do filme Chove sobre Santiago, de Helvio Soto. Debate com Alberto Aggio (Unesp/Franca) e Sérgio Muniz (cineasta, ex-diretor da Escuela Internacional de Cine y Tv San Antonio de Los Baños). Coordenação: Paulo Piu Merli Franco.

Segunda-feira, 22 de junho

19h — Painel: “Arte e organização da cultura”. Expositores: Anita Simis (Unesp/Araraquara) e José Antonio Segatto (Unesp/Araraquara). Coordenação: Luciana Rodrigues.

Terça-feira, 23 de junho

19h — Painel: “Saúde, Serviço Social e a Organização da Cultura”. Expositores: Marina Maciel Abreu (UFMA) e Maria do Carmo Gullaci Guimarães Caccia-Bava (USP/Ribeirão Preto). Coordenação: Sitiana Monção.

Quarta-feira, 24 de junho

19h — Painel: “O papel dos meios de comunicação na organização da cultura”. Expositores: Alípio Freire (jornalista, poeta e artista plástico) e Edmundo Fernandes Dias (Unicamp). Coordenação: Augusto Caccia-Bava (Unesp/Araraquara).

Quinta-feira, 25 de junho

19h — Painel: “Educação e organização da cultura”. Expositores: Rosemary Dore Heijmans (UFMG) e Carmen Lúcia Bezerra Machado (UFRGS). Coordenação: Ana Pauloa Soares-Silva (USP/Ribeirão Preto).

Sexta-feira, 26 de junho

19h — Painel de encerramento: “Desafios para a organização da cultura: uma abordagem regional”. Expositores: Augusto Caccia-Bava (Unesp/Araraquara), Ana Paula Soares-Silva (USP/Ribeirão Preto), Luciana Rodrigues (psicóloga), Marcelo Pedroso Goulart. Coordenação: Maria Aparecida dos Santos.

Calendário de 2008
Ribeirão Preto faz IV Semana Gramsciana
Marcelo Pedroso Goulart - Maio 2008


Em Ribeirão Preto e Araraquara, o Seminário Gramsci promove sua “IV Semana”, em torno dos limites e possibilidades da ação política transformadora na América Latina. Os eventos ocorrem entre 7 e 13 de junho, com a seguinte programação:
7 de junho
15h — Café filosófico: “1968: os protagonistas no Brasil”. Expositor: Alípio Freire (editor do jornal Brasil de fato). Local: Auditório Estado de São Paulo da Feira do Livro (Praça Carlos Gomes, Ribeirão Preto).
9 de junho
19h30 — Painel: “Democracia: um conceito em disputa”. Expositores: Augusto Caccia-Bava (Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Unesp/Araraquara, editor dos Cadernos de formação cultural do Centro Brasileiro da Infância e Juventude); Luciana Rodrigues (graduada em Psicologia pela FFCL da USP/Ribeirão Preto); Marcelo Pedroso Goulart (promotor de justiça no Estado de São Paulo, membro fundador e ex-coordenador geral do Movimento do Ministério Público Democrático). Coordenação: Paulo Henrique de Oliveira Arantes. Local: Memorial da Classe Operária–UGT (Rua José Bonifácio, 59, Ribeirão Preto).
10 de junho
19h30 — Exibição do documentário Memória del saqueo, de Fernando Pino Solanas. Debatedores: Anita Simis (professora da Unesp/Araraquara, secretária da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura, autora de Estado e cinema no Brasil); Sérgio Muniz (cineasta, primeiro diretor da Escola Internacional de Cinema e TV da Fundação do Novo Cinema Latino-Americano, de Cuba). Coordenação: Maria Aparecida dos Santos. Local: Memorial da Classe Operária–UGT (Ribeirão Preto).
11 de junho
19h30 — Painel: “Fronteiras da legalidade/ilegalidade perante os movimentos juvenis”. Expositores: Augusto Caccia-Bava, Frederico Daia Firmiano (diretor de comunicação do Centro Brasileiro da Infância e Juventude, mestrando em Sociologia pela Unesp/Araraquara). Coordenação: Ana Paula Soares da Silva (professora da FFCLRP/USP). Local: Memorial da Classe Operária–UGT (Ribeirão Preto).
12 de junho
19h30 — Painel: “Lutas por afirmação e transformação: GLBTT, mulheres, povos indígenas e quilombolas”. Expositores: Célia Maria Foster Silvestre (professora da Universidade Federal do Grande Dourados–MS); María Dolores Aybar Ramírez (professora de Língua e Literatura Espanhola da Unesp/Araraquara). Local: campus da Unesp, Anfiteatro B (Rodovia Araraquara–Jaú, km 1, Araraquara).
13 de junho
19h30 — Encerramento: “Ação política transformadora: governos e movimentos sociais latino-americanos”. Conferencista: Marcos Tadeu Del Roio (livre-docente em Ciências Políticas da Unesp/Marília). Coordenação: Paulo Piu Merli Franco. Local: Memorial da Classe Operária–UGT (Ribeirão Preto).


Calendário de 2007
Gramsci em Ribeirão, Franca e Jaboticabal

Marcelo Goulart - Setembro 2007


Nas cidades de Ribeirão Preto, Franca e Jaboticabal, o Seminário Gramsci promove uma discussão sobre o legado do pensador sardo e os problemas contemporâneos da vida social e política, entre os dias 17 e 21 de setembro. A programação compreende os seguintes painéis, palestras e oficinas:
Dia 17 de setembro
19h30 — “Gramsci e as possibilidades do comunismo democrático”. Luiz Sérgio Henriques e Maria Aparecida dos Santos (Seminário Gramsci). Local: Memorial da Classe Operária, Ribeirão Preto.
Dia 18 de setembro
17h–19h — Oficina: “Gramsci e as possibilidades do uso do direito como instrumento de transformação social”. Alessandro Octaviani Luís (FGV), Antônio Alberto Machado (Unesp), sob coordenação do Neda–Núcleo de Estudos de Direito Alternativo (Unesp). Local: Unesp, Franca.
19h30 — Painel: “Gramsci e a construção da hegemonia socialista”. Alessandro Octaviani Luís (FGV), Alberto Aggio (Unesp), Paulo Merli Franco (Seminário Gramsci), Antônio Alberto Machado (Unesp), Larissa Ambrosano Packer (Neda–Unesp), Paulo Henrique Arantes (Seminário Gramsci), Antônio Sérgio Escrivão Filho (Natra–Unesp). Local: Unesp, Franca.
Dia 19 de setembro
19h30 — Painel: “Questão agrária no Brasil: perspectiva histórica e configuração atual”. Osvaldo Aly Júnior (Incra), José Juliano de Carvalho Filho (Abra), Roberto Faleiros (Seminário Gramsci), Kelli Mafort (MST), José Carlos Manço (Seminário Gramsci), Sabrina Diniz (Abra), Raquel Santana (Unesp). Local: Memorial da Classe Operária, Ribeirão Preto.
Dia 20 de setembro
19h30 — Painel: “A mídia e a (des)construção da democracia no Brasil”. Alípio Freire (jornalista), Rodrigo Carvalho (Fapcon–SP), Vanderley Caixe Filho (Seminário Gramsci), José Gilberto de Souza (Unesp), Marcelo Pedroso Goulart (Seminário Gramsci), Liamar Tuon (Faculdades São Luís). Local: Escola Estadual “Aurélio Arrobas Martins”, Jaboticabal.
Dia 21 de setembro
19h30 — Painel: “Gramsci: o princípio educativo e as práticas sociais”. Eduardo Magrone (UFJF), Ana Paula Soares da Silva (USP), Marcos Cassin (USP), Telma Vendrúsculo (Unaerp), Ana Mello (Seminário Gramsci), Teise de Oliveira Guaranha Garcia (USP). Local: Memorial da Classe Operária, Ribeirão Preto.

Calendário de 2006
Segunda Semana Gramsciana em Ribeirão Preto

Seminário Gramsci - Junho 2006


Organizada pelo Seminário Gramsci, pela Associação dos Amigos do Memorial da Classe Operária - UGT e pela Associação Cultural e Ecológica Pau Brasil, realiza-se em Ribeirão Preto, entre 4 e 10 de junho, a Segunda Semana Gramsciana, que gira em torno da atual realidade social e política da América Latina.
Entre os conferencistas, estão Thomas W. Walker ("A América Latina nas garras da águia"); Julio José Chiavenato e Luís Fernando Novoa Garzón ("Colapso do regime oligárquico neoliberal na Bolívia"); Jorge Luís Durán Centeno e Gilberto Maringoni ("O caminho dos povos da América Latina"); Alberto Aggio ("A esquerda chilena, de um século a outro"); Elaine Tavares ("A insurgência do novo movimento social na América Latina"); José Carlos Manço e Heraldo Campos ("Aqüífero Guarani: o estudo técnico e o interesse social"); e Alípio Freire ("O Brasil no novo contexto latino-americano").
Como no caso da Primeira Semana, ocorrida em 2005, está prevista para esta Segunda Semana uma série de oficinas, intervenções cênicas, shows musicais, bem como a exibição de variados documentários. Todas as atividades acontecem no Memorial da Classe Operária - UGT, na rua José Bonifácio, 59, Centro, em Ribeirão Preto.

Fonte: Especial para Gramsci e o Brasil.


Calendário de 2005
Semana gramsciana em Ribeirão Preto

Marcelo Goulart - Setembro 2005


Várias conferências, mesas redondas, exposição e apresentação musical compõem o programa da Semana Gramsciana, que acontece dentro da programação cultural da 5ª Feira do Livro de Ribeirão Preto. Voltado para estudantes e para o público em geral, o evento será realizado de 11 a 16 de setembro, no Memorial da Classe Operária, antiga sede da União Geral dos Trabalhadores (UGT).
O seminário terá um módulo diário e abordará diferentes temáticas no decorrer da semana. A abertura, marcada para o domingo (11/9) às 16h, ficará por conta de uma apresentação musical do instrumentista Jeziel Paiva, acompanhado pelo grupo Toque da Lata. Em seguida, será realizada a conferência "A crise política no Brasil: um olhar gramsciano" pelo professor da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP de Araraquara Dr. Milton Lahuerta. Os debatedores serão Marta Cristina Vicente Rodrigues da Silva e Marcelo Pedroso Goulart, ambos do Seminário Gramsci.
Na segunda-feira (12/9), as atividades começam às 19h30 com a conferência "A obra e a atualidade do pensamento de Gramsci", ministrada pelo professor Giovanni Semeraro, da Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). O debatedor será o professor Dr. Augusto Caccia-Bava, da Unesp de Araraquara. No terceiro dia de programação (13/9), também às 19h30, a professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Rosemary Dore falará sobre "O princípio educativo em Gramsci". O debatedor será o professor do Departamento de Psicologia e Educação da USP-RP Dr. Marcos Cassin. A coordenação desses módulos será realizada por membros do Seminário Gramsci: o professor aposentado de medicina da USP-RP José Carlos Manço, o estudante de direito Roberto Faleiros e a psicóloga e educadora Ana Maria Mello, respectivamente.
A mesa redonda "Políticas Nacionais de Educação nos governos FHC e Lula", comandada pela professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Dra. Carmem Craidy e pelo professor da USP-RP Dr. José Marcelino de Rezende Pinto, será o módulo da quarta-feira (14/9) às 19h30. O debatedor será o psicólogo da Promotoria da Infância e Juventude de Ribeirão Preto, Adriano Gosuen, e a coordenação será da professora Dra. Ana Paula Soares da Silva, da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto-USP.
Na quinta-feira (15/9), as atividades começam às 8h30 e a professora Dra. Lucília Sousa Romão (USP-RP) e o jornalista Alípio Freire abordarão o tema "Linguagem e hegemonia". O debate ficará por conta do Dr. José Carlos Manço, professor titular aposentado da USP-RP. A mesa redonda do último dia (16/9), "Indissociabilidade das questões urbana e rural e a construção da hegemonia socialista", também começará às 8h30 e contará com a participação do membro da Coordenação Estadual do MST João Batista de Albuquerque, do presidente da Federação dos Empregados Rurais Assalariados de São Paulo (Feraesp), Élio Neves, além de Sônia Guimarães Moraes, da Associação Brasileira de Reforma Agrária (Abra). A coordenação será do advogado Wanderley Caixe Filho.
O encerramento está programado para as 20h30 da sexta-feira com "Músicas e causos", comandado pelo músico Jeziel Paiva e sua Rebeca Encantada. O prédio do Memorial da Classe Operária-UGT fica na Rua José Bonifácio, 59, na região central de Ribeirão Preto. E vale lembrar que durante o período de realização do evento, também acontecerá no mesmo local a exposição "Charges e Cia", com trabalhos de Pelicano e Carmo Fanganiello.
Segundo o promotor Marcelo Goulart, membro do Seminário Gramsci, o principal objetivo do evento é debater as questões sociais e políticas da atualidade à luz das categorias teóricas do pensamento do intelectual e militante político italiano Antonio Gramsci (1891-1937). A 5ª Feira do Livro de Ribeirão Preto acontece de 9 a 18 de setembro e conta com uma programação cultural muito diversificada.