Páginas

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Os EVENTOS PUTZ, o PARQUE PERMANENTE DE EXPOSIÇÕES e o RIBEIRÃO RODEIO MUSIC

EVENTO PUTZ – aqui é empregado com o mesmo sentido no artigo de Arnaldo Jabor e que pode ser resumido na capacidade de meia dúzia de sem-noção serem explorados por empresários espertos que promovem eventos, com grave  perturbação do sossego das comunidades do entorno e  com o beneplácito do poder público.


Novamente o martírio dos pobres coitados dos moradores do entorno do Parque de exposições onde vai ocorrer mais um evento PUTZ que previa incluir o rodeio como esporte e em seguida um festival de música.        

O rodeio não vai acontecer mais a não ser que os organizadores levem essa aberração para fora da área urbana. Quem disse isso? A legislação em vigor, que o Ministério Público exigiu que fosse cumprida e o judiciário consolidou por liminar.

Temos uma ótima sugestão para onde levar o rodeio: para outro planeta.

Resta, no entanto, o que eles chamam de evento cultural, ou seja, o festival de música cuja zoeira decibélica  vai atordoar o sono de 2 finais de semana de dezenas de milhares de trabalhadores para que os fofinhos da classe média possam passar a noite toda pulando e esperneando iguais a cabritos, bem turbinados (sem turbinação ninguém agüenta ficar encabritado por todo esse tempo).

Mas se alguém quer participar de um evento desses, o que é que nós temos a ver com isso?

É o local que não é adequado. O som ultrapassa os limites biológicos de quem quer e precisa descansar depois de uma semana inteira de trabalho duro.

Que esses eventos sejam feitos em local longe da área urbana, que não perturbe as populações que são obrigadas a alugar os seus ouvidos para que o showbiz ganhe dinheiro e leve toda a grana embora, deixando apenas uns trocados, inclusive com a prefeitura, que cobra uma verdadeira merreca para alugar um espaço que foi planejado para ser um Centro de Exposições.

Mas esta  é a prefeitura que nós temos: mui amiga dos empresários e a cidade que se dane. Principalmente porque os prejudicados são os pobres trabalhadores pobres, que moram no entorno desse Parque de Exposições onde não acontece nenhuma exposição.

E, como a gente já sabe, para a prefeitura e os empresários do showbiz, pobre é um quase-gente, que não tem muitos direitos perante a fuçanguice pelo lucro.

Em 2014, em vistoria prévia feita pelo Ministério Público ao local, constataram a seguinte situação de manutenção e também da civilidade dos frequentadores desses eventos:


Só mesmo sem-noção podem pagar 
os preços dos tais eventos culturais 
do PUTZ e conviver com todo este 
estado de manutenção de sanitários 
e do lixo por todo o lado.




 Talvez estejam bem chapados ou  
alienados para conviverem com isso 
e terem coragem de voltarem para 
o próximo.




Foto: Paulo Souza/ EPTV in G1 Ribeirão Franca 08/04/2014


Nessa inspeção onde o abandono e o mau uso ficaram patentes, um dos promotores avaliou, ressaltando o desvio de finalidade do parque, a realização de festas particulares com o agravante de que “este é um espaço público que não dá retorno algum para a comunidade”.

Essas festas particulares são aquelas em que toda a comunidade do entorno fica sem dormir por causa do ruído excessivo que dura a noite toda.

Como a frequência desses eventos  é de classe média e os atingidos são os pobres, é possível que possamos considerar esse abuso como sendo um conflito de classe.

Este problema tem solução? Depende apenas de nós, Ano que vem tem eleições. Não transforme a urna num vaso sanitário. Vote consciente!





 justiça concede liminar que barra rodeio em Ribeirão
http://www.jornalacidade.com.br/noticias/cidades/NOT,2,2,1053682,Justica+concede+liminar+que+barra+rodeio+em+Ribeirao.aspx
22h46 | 17/04/2015
Jornal A Cidade / Matheus Scavazzini
A Justiça deferiu liminar impetrada pelo Ministério Público que impede a realização de rodeio no evento Ribeirão Rodeo Music, entre os dias 25 de abril e 3 de maio, no Parque Permanente de Exposições. Entre as atrações estão previstas as provas de montaria e outras modalidades com animais.
A ação dos promotores Antonio Alberto Machado e Ramon Lopes Neto, ambos do Ministério Público Estadual de Ribeirão Preto, é baseada em norma estadual que proíbe a realização de eventos de montaria, como rodeios, dentro do perímetro urbano.
“Recebemos uma representação da OAB questionando a realização do Ribeirão Rodeo Music por conta dessa legislação do nosso Estado”, explica Ramon.
O decreto estadual citado é o 40.400/95. De acordo com o artigo 23, é proibida a realização de eventos de montaria como rodeios em perímetro urbano.“Isso não impede a realização dos shows normalmente”, diz o promotor Ramon.
Ramon ainda explica que caso seja viável aos realizadores do evento mudarem o local para uma área rural, as montarias podem ser realizadas. Os organizadores afirmam que já entraram com recurso e aguardam decisão judicial.