Páginas

sábado, 29 de setembro de 2012

01 - Abaixo assinado da Campanha contra os agrotóxicos e pela vida / 02 - Ato 1º de outubro

Prezados e Prezadas,

Segue, em anexo, abaixo-assinado pelo banimento imediato no país de toda importação, produção e comercialização de agrotóxicos e substancias já proibidas no exterior.
Imprima, divulgue e recolha assinaturas! É muito importante a participação de todos (as)!
OBS: Depois de preenchidas enviem para o endereço que aparece no fim da página: Av. Thomas Edison, 301 CEP: 01140 -000 - Barra Funda - São Paulo/SP
Por um país livre de agrotóxicos!
Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida
SITE: http://www.contraosagrotoxicos.org/ BLOG:
_________________________________________________________________________ 

: Convite Ato dia 1 de outubro, Palacio dos Bandeirantes-UMM/UNMP



                  UNIÃO DOS MOVIMENTOS DE MORADIA
                Rua Conselheiro Furtado, 692 sala 3 – Liberdade – São Paulo-SP
Fone: 11 3667-2309 – ummsp@uol.com.br
 
CARTA ABERTA


Neste dia, 01 de outubro de 2012, DIA MUNDIAL DO HABITAT, os Movimentos de Moradia caminham para reivindicar a: Retomada do Programa de Mutirão e Autogestão - Produção de novas unidades habitacionais em regime de autogestão e a participação dos movimentos populares em um novo Programa, garantindo: definição de critérios para seleção pública das entidades; autonomia das associações na escolha de assessoria e projetos; Autogestão do inicio da obra até final, desburocratizando a questão técnica e jurídica; indicação das demandas dos movimentos, com critérios públicos e transparentes; destinação de no mínimo 10% dos recursos estaduais para habitação para tal programa, conforme prevê a lei 9.142 e produção de 50.000 unidades habitacionais nesse programa. Também reivindicamos a implementação da Lei da Compra da Terra (Lei 10.535) a fim de viabilizar terra urbanizada e bem localizada para os empreendimentos de habitação popular.

Regularização e urbanização de favela: incorporando as famílias removidas nos  empreendimentos da CDHU na própria região.
Moradia em áreas centrais: A retomada do Programa de Atuação em Cortiços (PAC) chegou ao final, em dezembro de 2010.
Terra para moradia: É fundamental garantir um estoque de terras bem como a implementação da Lei n° 10.335.
Aporte para Programa Minha Casa Minha Vida Entidades: Propomos que a Secretaria de Habitação dê continuidade à parceria com o Governo Federal para a complementação de recursos de empreendimentos financiados pelo Programa Minha Casa Minha Vida – Entidades. E que haja garantia de projetos que necessitam de assinatura imediata do Termo de Aporte: para a construção de 10.000 unidades.
Licenciamento dos empreendimentos: É preciso agilizar os processos de aprovação de projetos especialmente nos órgãos ambientais, especialmente para habitação de interesse social.
Atendimento aos idosos: Reivindicamos o atendimento de famílias de idosos em todos os programas do Governo Estadual, respeitando o Estatuto dos Idosos e a ampliação das “Vila Dignidade”.
Atendimento as mulheres em risco: Garantir no mínimo 5% das unidades habitacionais construídas pelo poder público, sejam destinadas às mulheres vitimas de violência com risco de morte em todas as esferas do Governo Municipal e Estadual.
Viabilização dos projetos da gestão compartilhada na Região: A CDHU possui diversas Associações Habilitada para o Programa Gestão Compartilhada, reivindicamos que os projetos sejam priorizados na região de abrangências das Associações e de atuação dos Movimentos habilitados.
Solução de processos antigos: Solicitamos que sejam dados encaminhamentos concretos para projetos antigos conveniados entre a CDHU e associações filiadas a UMM: Tucuruvi B 18 ; Campo Limpo L8; Jaraguá ( empreendimento da CDHU ao lado do Alexius  Jafet ); Hospital 21 de Abril (Bresser); Conde de São Joaquim e Área da Henriqueta.
Retomada da discussão para o atendimento das famílias que não foram contempladas no empreendimento da CDHU PARI – A, e famílias moradoras de cortiços que são acompanhadas pelo movimento e estão em processo de reintegração de posse. Retomada da discussão da compensação do projeto em torno da Rua do Ouvidor.
Reintegração de Posse: Reivindicamos a suspensão imediata das ações de reintegração de posse em áreas de atuação do  Estado  e nos conjuntos da CDHU, com a criação de uma comissão mista composta com membros dos movimentos para busca de soluções pactuadas para que as famílias possam ser devidamente assistidas e encaminhadas para programas habitacionais da CDHU, nas regiões de origem.



quinta-feira, 27 de setembro de 2012

CPI dos Incêndios nas Favelas

De: Benedito Barbosa <dito_cmp@yahoo.com.br>
Data: 25 de setembro de 2012 05:55:17 BRT
Para: quarta jornada <jornadamoradia4@googlegroups.com>, Central dos Movimentos Populares de Goias <cmp.goias@gmail.com>, fnrunovo <coordenacao-fnru@googlegroups.com>, centro vivo <centrovivo@yahoogrupos.com.br>, umm2 <ummsp@googlegroups.com>
Assunto: Enc: Convocação CPI de Incêndios
Responder A: ummsp@googlegroups.com




From: gracaxavier <gracaxavier@uol.com.br>;
To: ummsp@googlegroups.com <ummsp@googlegroups.com>;
Subject: Convocação CPI de Incêndios
Sent: Mon, Sep 24, 2012 9:15:43 PM


Caro companheiro Raimundo Bonfim e demais membros da coordenação estadual da dia 26 de setembro  na camara Municipal de São Paulo acontecerá a reunião da CPI dos incendios nas favelas só de São Paulo, convocamos a todas e todos destas coordenações à estarem presente apartir das 12;00 HS enfrente a Camara Municipal de São Paulo Viaduto Maria Paula. Vamos tencionar para que os vereadores e as vereadoras desta cidade se decidam se quem vale mais se será o povo ou o maldito do prefeito Gilberto Kassab com as sua mentiras vergonhosas. Ajudem a convocar quem ainda for possivel.

Abraços
Gegê

sábado, 22 de setembro de 2012

01 - Eleições: votar em quem e para quê? / 02 - Favelas e especulação

Eleições: votar em quem e para quê?

Frei Gilvander Luís Moreira

[EcoDebate] Dia 7 de outubro de 2012 haverá o 1º turno de eleições municipais no Brasil. Cientes de que devemos dedicar as nossas energias no fortalecimento da Política de empoderamento da luta dos pobres, precisamos também durante o processo eleitoral, momento decisivo, contribuir para que os melhores – se não, os menos piores – candidatos sejam eleitos. Considerando que o marketing político e a propaganda ensurdecedora criam uma cortina de fumaça sobre a realidade cegando muita gente, vamos tecer algumas reflexões, abaixo, com o intuito de ajudar a discernir em quem devemos votar e para quê.
É hora de pensar e votar consciente, pois voto não tem preço, tem conseqüências! “Somos seres políticos”, já dizia Aristóteles. Ingenuidade dizer: “Sou apolítico. Não gosto de política. Sou neutro.” Todos nós fazemos Política o tempo todo. Política é como respiração. Sem respiração, morremos. Política refere-se ao exercício de alguma forma de poder, como nos ensina Bertold Brecht em “O Analfabeto Político”. A política, como vocação, é a mais nobre das atividades;como profissão, a mais vil.
Urge resgatar a história do candidato. “Diga-me com quem andas...”. Quem o financia? Fujam das candidaturas ricas, as que têm as maiores campanhas. Fujam dos candidatos que pagam cabos eleitorais. Esses fazem política como negócio. Investem na campanha para lucrar depois com as benesses que ganharão do poder público. Importante observar quais as ações do/a candidato/a no passado e no presente. Urge olhar as ações dos partidos também. O/a candidato/a é candidato/a porque quis ou aceitou se candidatar por insistência do povo organizado? Se o candidato/a tem sede de poder, se teve a iniciativa de se candidatar, fuja dele/a.
Na sociedade neoliberal os interesses privados são “camuflados em princípios políticos, porque os investimentos privados dependem de uma proteção governamental.” É injusto votar em quem governa para a classe dominante, beneficiando uma minoria, e pisando na maioria do povo, nos pobres. É imprescindível não apenas votar, mas acompanhar, de forma coletiva, as ações governamentais e os mandatos eletivos. São relevantes as iniciativas populares, os referendos, os plebiscitos, a participação popular e a solicitação de audiências públicas para o debate de temas relevantes. Enfim, exercer também a democracia direta.
Próximo à maior festa judaico-cristã, a Páscoa, impulsionado por uma ira santa, Jesus chegou ao Templo de Jerusalém, lugar considerado o mais sagrado e furioso, “fez um chicote de cordas e expulsou todos do templo, bem como as ovelhas e bois, destinados aos sacrifícios. Derramou pelo chão as moedas dos cambistas e virou suas mesas. Aos que vendiam pombas (eram os que diretamente negociavam com os mais pobres porque os pobres só conseguiam comprar pombos e não bois), ordenou: ‘Tirem estas coisas daqui e não façam da casa do meu Pai uma casa de negócio.”

Como lobos em péle de cordeiros, há muitos ´”vendilhões do templo”, em campanha, para comprar votos para depois de eleitos continuarem o processo de prostituição e idolatria reinante na sociedade, nas cidades, nos municípios. Assim como Jesus, movidos por uma ira santa, devemos impedir que esses falsários sejam eleitos. “Nunca se esqueça de que apenas os peixes mortos nadam a favor da correnteza“, alerta Malcolm Muggeridge. Enfim, votar em quem está comprometido, de fato, com a luta de libertação dos pobres. Eleger pessoas que de fato representem a luta do povo oprimido.

Belo Horizonte, MG, 17 de setembro de 2012.
_______________________________________________________

Favelas e especulação
Victor Domingues


Publicado em setembro 20, 2012 por HC

 [Observatório de Favelas] Segundo estimativas da Defesa Civil de São Paulo, uma pessoa morreu e ao menos 300 ficaram desabrigadas, com o incêndio que atingiu a Favela do Moinho na última segunda-feira (17). Este é o sétimo incêndio em favelas da capital paulista nos últimos 40 dias e o 34º caso apenas no ano de 2012.

No dia 3 de setembro, outro incêndio destruiu cerca de 40% da Favela Sônia Ribeiro – conhecida como Morro do Piolho –, que ocupava uma área de 12 mil metros quadrados. A Defesa Civil estima que 1.140 pessoas ficaram desabrigadas após o incêndio. Promotores do Gaeco (Grupo de Apoio Especial de Combate ao Crime Organizado) de São Paulo investigam se o incêndio foi cometido por algum grupo criminoso, representante dos interesses da especulação imobiliária na região. Existe a suspeita de que alguns destes incêndios possam ser criminosos, com o objetivo de facilitar a remoção de favelas, liberando áreas para empreendimentos, já que remoções legais são processos complicados que podem se estender por muitos anos.

É importante lembrar que, ironicamente, o Morro do Piolho era considerado “laboratório” para o desenvolvimento do programa de prevenção a incêndios da Prefeitura de São Paulo, o Previn. Criado pela gestão Kassab, o Previn foi lançado oficialmente em março de 2011. Das 1.632 favelas da capital, foram escolhidas as 50 consideradas de alto risco.
Em março (de 2012), a Câmara Municipal instalou uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a enorme quantidade de incêndios que vêm ocorrendo na cidade e apurar a possibilidade de se tratar de uma atuação criminosa. Porém, a CPI não realizou qualquer investigação até agora. A próxima reunião da CPI dos incêndios ocorrerá no dia 26 de setembro, às 12h, na Câmara Municipal.

Para Raquel Rolnik, urbanista, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e relatora especial da Organização das Nações Unidas para o direito à moradia adequada, “é bastante estranho que favelas que já passaram por situações muito mais precárias e propensas a incêndios do que hoje – a existência de barracos de madeira, por exemplo – estejam pegando fogo exatamente agora, no contexto de um dos mais altos booms do mercado imobiliário paulistano”, diz Rolnik em artigo no seu blog.

 
A partir dos dados da pesquisa, combinando o trabalho de programadores, jornalistas e designers, surgiu a “Fogo no Barraco”, uma plataforma colaborativa com informações sobre os incêndios

Ao comparar dados de pesquisas sobre os incêndios e a especulação imobiliária, pode-se concluir que das favelas que foram incendiadas nos últimos meses, muitas estão localizadas em regiões onde o mercado imobiliário aumentou sua valorização. Por outro lado, áreas que possuem maior número de favelas são as menos valorizadas e, curiosamente, são as que tem menos incêndios.

Para a jornalista Patrícia Cornils, o número de investigações da polícia, comparado ao número de incêndios, é muito pequeno. “A gente fez uma tabulação, com os documentos recebidos até a semana passada pela CPI dos Incêndios, que mostra que de 30 incêndios registrados, somente 10 viraram inquérito policial. Então a gente não sabe quantos dos incêndios foram criminosos, em sua origem, nem quem ateou fogo às favelas”, pontuou Cornils.

A jornalista desenvolve uma pesquisa sobre os incêndios em São Paulo. A partir dos dados da pesquisa, combinando o trabalho de programadores, jornalistas e designers, surgiu a “Fogo no Barraco”, uma plataforma colaborativa que faz o cruzamento de informações sobre os incêndios com dados sobre a valorização imobiliária dos bairros.

No Rio: ontem incêndios, hoje remoções

No Rio de Janeiro, o incêndio da Praia do Pinto, ocorrido em 1969 após os moradores da favela terem resistido à transferência para os conjuntos habitacionais, mostra que incêndios suspeitos não são novidades – acontecem agora em São Paulo e já aconteceram há décadas, como foi na Praia do Pinto (que ficava no Leblon, Zona Sul do Rio).
Mario Sergio Brum, Mestre e Doutorando em História pela UFF, analisa os processos históricos que levaram a atual situação da política habitacional no Rio de Janeiro “As remoções jamais saíram de foco, embora tenham perdido a força no período de Redemocratização”.

No Rio, remocionismo pré-megaeventos esportivos. FOTO: Francisco César

Brum observa que entre as razões que fizeram com que os projetos de remoções tenham perdido a força durante algum tempo, podemos pensar na recuperação da força política do movimento comunitário, no poder de voto dos favelados e no fracasso do próprio programa remocionista, executado pelos governos federal e da Guanabara, entre 1968 e 1973.

Como as causas do surgimento das favelas não deixaram de existir, o programa não impediu que novas favelas continuassem a surgir, nem que as já existentes crescessem. Além disso, a vida dos removidos nos conjuntos habitacionais piorou de tal forma que quase todos, por uma série de elementos, hoje são considerados favelas.

Outro elemento foi o surgimento de novas áreas para expansão imobiliária com a abertura da Barra da Tijuca para o mercado, que tornou mais viável fazer os empreendimentos lá do que remover favelas nas zonas centrais. Desta forma, as remoções permaneceram ocorrendo na Barra durante a década de 1980, como as favelas Via Park, atrás do Barrashopping, e a Vila Marapendi, próximo ao shopping Downtown.

A partir do confronto entre traficantes da Rocinha, na Semana Santa, em 2004, o tema da remoção volta com alguma força ao debate público, associado ao discurso da violência urbana. Editoriais do Globo e JB falavam de rever a localização de algumas favelas.

“Com os grandes eventos, a partir do Pan de 2007, e paralelo a isso uma forte retomada do mercado imobiliário, temos um cenário em que interesses imobiliários e uma justificativa para parte da sociedade – a segurança pública – podem se somar e trazer com força o tema das remoções, pretensamente, em nome de um objetivo maior que beneficiaria a cidade como um todo”, explica Brum.

Após as chuvas de 2010, o tema, pouco ou nada lembrado em outras tempestades, voltou com força nos editoriais e algumas opiniões. No entanto, quase metade das famílias a serem removidas, nos planos da atual gestão da prefeitura ficam, na área das Vargens, favelas planas, que não foram prejudicadas pela chuva.

Atualmente, a questão é que, diferente do período da Ditadura, os moradores não são atores que devem ficar calados, como podemos ver no caso da mobilização contra as remoções das comunidades da Vila Autódromo e do Horto, no Rio de Janeiro. É, principalmente, sua organização e sua articulação com outros setores da sociedade que podem fazer muita diferença, opção inexistente entre 1968 e 1973.


Artigo originalmente publicado pelo Observatório de Favelas e socializado pelo EcoDebate, 20/09/2012

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Você precisa saber - Os animais também tem direito

De: Movimento São Paulo Quer Mais <contato@saopauloquermais.com.br>
Data: 18 de setembro de 2012 16:13
Assunto: Você precisa saber - Os animais também tem direito
Para: raquelbencsik@ig.com.br

Participe do Abaixo-Assinado
O Hospital Público Veterinário para Cães e Gatos em São Paulo foi uma conquista do
vereador Roberto Tripoli, que tornou nosso sonho possível. Essa parceria é a demonstração
de que precisamos unir esforços para conseguir novas unidades, nas zonas sul, oeste e norte da cidade.
Assine, compartilhe com os amigos, divulgue.
www.saopauloquermais.com.br
http://www.facebook.com/saopauloquermais

1º Hospital Público Veterinário
Rua Professor Carlos Zagotis, 3 – Tatuapé
Fones: 2667-7795 / 2667-7804
Segunda à Sábado, das 7 às 19 hs

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Cooperativa Mãos Dadas / Diversos

Segunda, 17 de Setembro de 2012 - 23h18
Cooperativa repassa valor irrisório para trabalhadoresMulher chegou a receber R$ 0,68 por mês de trabalho; prefeitura diz que faz a parte dela
Jucimara de Pauda
Cooperadores receberam salário baixíssimo e impediram entrada de caminhão em galpãoIntegrantes da Cooperativa Mãos Dadas receberam os holerites ontem e levaram um susto com os baixos valores pagos. Em um dos casos, apenas R$ 0,68. Indignados eles barraram a entrada no local do caminhão da Leão Ambiental, que deixaria o lixo reciclável recolhido de Ribeirão Preto. Se a medida persistir a empresa não terá onde deixar o material, que deve acabar se misturando com o lixo comum no aterro sanitário.
"A prefeitura nos prometeu ajuda e até hoje não recebemos nada", diz Iraci Pereira, da cooperativa.Ela conta que no dia 7 de dezembro de 2011, a cooperativa entrou com um processo administrativo solicitando da prefeitura a celebração de um convênio para o Executivo pagar a triagem e coleta do material, mas o pedido está parado desde o dia 12 de dezembro na Coordenadoria de Limpeza Urbana. A prefeitura diz que colabora.Iraci informa que os gastos da cooperativa atingiram este mês R$ 13.481 e o valor que restou para ser dividido entre os trabalhadores, que recebem de acordo com os dias e as horas trabalhadas, foi irrisório. Juliana Gomes de Lima recebeu R$ 0,68 e chorou quando viu o holerite. "Moro com minha mãe e minha filha e ainda tem as despesas do enterro do meu pai, que faleceu na sexta-feira".Roberto Pereira, que trabalha na prensa 12 horas por dia, teve uma renda de R$ 111,47. Maria Luci Miguel diz que não sabe como chegar em casa com R$ 17,50. Na mesma situação está Eliezer dos Santos que teve renda de R$ 18,30. "Como vou pagar luz, água e comer com este dinheiro?"Eliana Aparecida Camolese Borges, membro do Conselho Gestor da cooperativa, afirma que pelo menos seis cidades - São Carlos, Araraquara, Orlândia, Morro Agudo, Guará e Ituverava - colaboram com suas cooperativas.
"O papel do gestor público é elaborar, planejar e favorecer a implementação de um conjunto de políticas públicas para o resgate e incorporação da população marginalizada, oferecendo condições e acesso a organização social, como produtores e consumidores."Para ela, Ribeirão Preto, que possui a maior arrecadação das cidades citadas, esta dando um péssimo exemplo de gestão pública no que diz respeito a política socioambiental.
Prefeitura vai analisar pedido feitoDe acordo com a Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura de Ribeirão Preto, o pedido da cooperativa "Mãos Dadas", localizada no bairro Branca Salles, será analisado por uma equipe que vai ser composta pelo Ministério Público, Coordenadoria de Limpeza Urbana e Secretaria de Assistência Social.
A nota informa ainda que a cooperativa Mãos Dadas tem autonomia e gestão própria e que  cabe à administração municipal a cessão do local para triagem, a doação e encaminhamento do material para a ser reciclado, fornecimento de cesta básica e o pagamento das contas de água, luz e telefone.A assessoria de imprensa da Leão Ambiental diz que a empresa vai aguarda decisão da Coordenadoria da Limpeza Urbana sobre o caso.
_________________________________________________________________

Sibipiruna - Pontão de Cultura de Ribeirão Preto
O Pontão de Cultura Sibipiruna é uma ação voltada a valorização integral da Cultura, somos gestores da Rede Municipal de Pontos de Cultura.

__________________________________________________________________ 

Memorial da Classe Operária - UGT
Somos uma organização com o objetivo de fomentar a cultura, sediar eventos de interesse social e preservar a memória, sempre em busca de uma sociedade mais justa e democrática.
_________________________________________________________________ 
data: 17 de setembro de 2012 11:15
assunto: Fernando enviou-lhe o seguinte abaixo-assinado.
enviado por: peticaopublica.com.br

Meus Amigos,
Acabei de ler e assinar este abaixo-assinado online:
«Pressão para criação da CPI da Telefonia Móvel»
http://www.peticaopublica.com.br/?pi=CPITM
Eu concordo com este abaixo-assinado e acho que também concordaras.
Assina o abaixo-assinado aqui http://www.peticaopublica.com.br/?pi=CPITM e divulga-o por teus contatos.
Obrigado.
Fernando

Esta mensagem foi enviada por Fernando (fesous@live.com), através do serviço http://www.peticaopublica.com.br em relação ao abaixo-assinado http://www.peticaopublica.com.br/?pi=CPITM
___________________________________________________________________ 
de: eli carlos mariano da silva mariano.netto.br@hotmail.com
data: 17 de setembro de 2012 13:02
assunto: Fwd: Nos vemos en el Encuentro

En rumbo al primer Encuentro Regional de Vivienda Adecuada en América Latina y el Caribe: ¡Nos vemos allí!
Alrededor de 200 representantes de organizaciones civiles, gobiernos, universidades, actores del sector privado y otros han confirmado su participación en el primer Encuentro de Vivienda Adecuada en América Latina y el Caribe en Bogotá, Colombia del 25 al 28 de septiembre.

Estos participantes pertenecen a 23 países de alrededor del mundo, incluyendo América Latina, el Caribe, Europa y Norteamérica, y representan entidades internacionales y locales como CARE, Ashoka, Triple Jump, Opportunity International, y más.

Durante del evento, más de 30 panelistas distinguidos, representantes del Banco Interamericano de Desarrollo, instituciones financieras, municipalidades locales y más, e incluyendo los mismos organizadores del evento (ONU-Hábitat, Federación Internacional de la Cruz Roja y Media Luna Roda, Corporación Minuto de Dios y Hábitat para la Humanidad) van a liderar discusiones sobre los cuatro temas principales del Encuentro:
Vivienda y el derecho a la ciudad
Construyendo un hábitat humano sostenible
Vivienda adecuada y la reducción de riesgos de desastres
Acceso financiero a la vivienda adecuada
Por otra parte, 25 representantes de 12 países presentarán sus experiencias innovadoras en soluciones de vivienda dentro de estos cuatro temas durante la Expo de Buenas Prácticas.

El evento, sin embargo, no es solo para aquellos que participarán presencialmente. Personas alrededor del mundo 'interesadas en construir soluciones compartidas para ciudades inclusivas pueden participar en el dialogo a través de Twitter con la etiqueta #fova2012, o mantenerse al tanto en la página regional de Hábitat para la Humanidad en Facebook.

Para más información sobre el Encuentro y cómo registrarse para participar, visite nuestro sitio web: foroviviendaadecuada.org

domingo, 16 de setembro de 2012

DOCUMENTO FINAL PARA PROTOCOLO ATO GOVERNO DO ESTADO DIA 1 DE OUTUBRO DE 2012


de: eli carlos mariano da silva mariano.netto.br@hotmail.com
para: "movimentopromoradiaecidadania@gmail.com
Assunto: DOCUMENTO FINAL PARA PROTOCOLO ATO GOVERNO DO ESTADO DIA 1 DE OUTUBRO DE 2012
São Paulo,   14 de  Setembro  de 2012.
  Ex. Senhor Geraldo Alckmin
Governador do Estado de São Paulo
 Ex. Senhor  Silvio Torres
MD  Secretário Estadual de Habitação
  
Paz e Bem!
 A União dos Movimentos de Moradia da Grande São Paulo e Interior, UMM/SP, é uma entidade que, há 24 anos, reúne movimentos de moradia no Estado de São Paulo, nas três regiões metropolitanas (São Paulo, Campinas e Baixada Santista) e diversos municípios do interior do Estado. Atuamos na defesa das famílias sem-teto, faveladas, encortiçadas, moradoras de áreas de risco, mutirantes na luta pelo direito à moradia e à cidade.
 Dirigimo-nos a V. Ex. para apresentar nossas propostas para a política urbana e habitacional do Estado e para solicitar uma audiência com representantes dos movimentos filiados a UMM, para o Dia 01 de Outubro de 2012,  Dia Mundial do Habitat.
 Retomada do Programa de Mutirão e Autogestão - Produção de novas unidades habitacionais em regime de autogestão
Reivindicamos a formulação, com participação dos movimentos populares, de um novo Programa, garantindo:
- definição de critérios para seleção pública das entidades;
- autonomia das associações na escolha de assessoria e projetos;
- Autogestão do inicio da obra até final, desburocratizando a questão técnica e jurídica.
- indicação das demandas dos movimentos, com critérios públicos e transparentes;
- destinação de no mínimo 10% dos recursos estaduais para habitação para tal programa, conforme prevê a lei 9.142;
- produção de 50.000 unidades habitacionais nesse programa;
 Também reivindicamos a implementação  da Lei da Compra da Terra (Lei 10.535) a fim de viabilizar terra urbanizada e bem localizada para os empreendimentos de habitação popular.
  Regularização e urbanização de favela
 Famílias a serem removidas em processos de urbanização de favelas deveriam ser incorporadas por empreendimentos da CDHU na própria região, o que não vem ocorrendo, com as famílias totalmente desassistidas por parte do Governo do Estado. 
 Moradia em áreas centrais
O Programa de Atuação em Cortiços (PAC) chegou ao final, em dezembro de 2010. É preciso a elaboração que novo programa lançado pelo governo do Estado que atenda  as famílias encortiçadas e moradoras das áreas centrais, com renda até 5 salários mínimos em projetos habitacionais nessas áreas, com a desapropriação de prédios e terrenos e a viabilização de empreendimentos habitacionais e utilização dos recursos oriundos do retorno das cartas de crédito.
 Propomos a criação de parceria com os movimentos de moradia para novos empreendimentos na região e prioridade para as famílias organizadas nos movimentos.
 Defendemos um processo de transição entre o PAC e o novo programa,  PPPs Centro, para atender as famílias cadastradas ameaçadas de despejo.
  Terra para moradia
 A questão da terra foi um item que também não avançou, pelo contrário, se agravou principalmente nas regiões metropolitanas. A questão da terra tem sido o maior obstáculo para a construção de uma política de habitação com escala e qualidade. É fundamental a ação do Governo do Estado junto aos municípios para garantir terrenos bem localizados e a um custo compatível para empreendimentos de baixa renda. É fundamental garantir um estoque de terras bem como a implementação da Lei n° 10.335.
  Aporte para Programa Minha Casa Minha Vida Entidades
Propomos que a Secretaria de Habitação dê continuidade à parceria com o Governo Federal para a complementação de recursos de empreendimentos financiados pelo Programa Minha Casa Minha
 Vida Entidades em parceria com os movimentos populares. Reivindicamos que o orçamento destinado a esta parceria seja compatível com os projetos em contratação com o Programa.
 A UMM-SP tem, neste momento, em  fase de análise e contratação, os seguintes projetos que necessitam de assinatura imediata do Termo de Aporte:
Projeto Nº De UHsCidadeAssociação responsável
Florestan Fernandes e José Maria Amaral

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Ativista fala mais de 20 minutos sobre testes em animais ao vivo na Record News

http://vista-se.com.br/redesocial/ativista-fala-mais-de-20-minutos-sobre-testes-em-animais-ao-vivo-na-record-news/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+vista-se+%28Vista-se%29



 

 

Entrevistado falou sobre todo o horror que os animais estão passando neste momento nos laboratórios

 

Em entrevista ao vivo para o Jornal da Record News nesta segunda-feira (20), George Guimarães, presidente da ONG VEDDAS, falou por quase meia hora sobre testes em animais e explicou os motivos pelos quais a sociedade não pode aceitar este tipo de prática nos dias de hoje.

 

George citou ainda que a União Européia não vai mais aceitar testes em animais em seu território a partir de 2013 e que essa indústria bilionária tende a se instalar com ainda mais intensidade em território nacional. “Eles precisam de um quintal e o Brasil está aceitando isso”, disse.

 

Rebatendo o argumento enviado por um instituto que pratica testes em animais na cidade de São Roque-SP, o ativista comentou: “Existem sim testes alternativos para todos aqueles testes que o Instituto Royal realiza hoje com cães e outros animais. O que há é o interesse econômico na indústria da vivessecção e não falta de tecnologia.”

 

Em certo momento, a apresentadora do telejornal perguntou por qual razão eram utilizados cães da raça Beagle, especificamente, nos testes farmacêuticos. “Estes cães são dóceis e têm pequeno porte, isso facilita o manuseio. Por isso eles são os que mais sofrem com este tipo de prática. Estes animais tinham que estar brincando com crianças e não sofrendo testes dolorosos em prédios.”, explicou.

Entrevista completa, em vídeo

domingo, 9 de setembro de 2012

Eleições 2012 (Espaço do Leitor)

José Antônio Lages

ESTA MULHER CONTINUA CHOCANDO OVO QUE NÃO BOTOU...

Agora, sim, começam a sentir a pancada. Ela tenta explicar o inexplicável com um longo discurso em que só consegue se enrolar ainda mais.

As decantadas obras da prefeita não existiriam se não fossem os recursos do governo federal. E por que existem estes recursos do governo federal? Por que existem programas de desenvolvimento levados para o interior e que foram criadospelos presidentes Lula e Dilma e que não antes com o PSDB: Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Minha Casa Minha Vida, Segundo Tempo, os do Ministério das Cidades e do Turismo (estão chegando agora: aproveita, prefeita!), Pontos de Cultura e vários outros.

Os outros prefeitos não buscaram estes recursos porque eles não existiam, não existiam estes programas de desenvolvimento. Quando eles passaram a existir, qualquer prefeito poderia buscá-los, independentemente da sua coloração partidária: começou com Gasparini a chegada dos recursos federais para as obras anti-enchente. A Darcy deu continuidade.

É verdade que existe a exigência de contrapartida, mas a prefeita Darcy só busca aqueles recursos que têm contrapartida mínima ou não tem nenhuma. Sabem por quê? Porque a Prefeitura não têm recursos para colocar na contrapartida. A Prefeitura está quebrada pela péssima gestão financeira da prefeita, o rombo ao final do ano se avizinha dos 300 milhões de reais. Está tendo que vender 13 terrenos da Prefeitura para o DAERP e assim poder fechar a folha de pagamento dos servidores públicos a partir de outubro.

A prefeita esconde da população que a prefeitura não consegue buscar recursos para muitos outros projetos porque não têm como garantir contrapartida. A cidade está perdendo milhões de reais nas áreas de Educação, Meio Ambiente, Assistência Social e outras.

A Darcy Vera não consegue fazer o dever de casa. Tudo que depende da Prefeitura sem os recursos federais vai mal e muito mal. A UPA, bancada pelo governo federal, funciona mal. Sabem por quê? Porque a responsável pelo funcionamento da UPA é a Prefeitura e não o governo federal, e a dona prefeita não consegue fazê-la funcionar a contento. E começa administrando mal estes recursos de fora desde a escolha do local para a instalação da UPA: na Av. 13 de Maio aparece muito mais do que no Quintino ou no parque Ribeirão, onde há maior necessidade.

Tudo que depende de recursos orçamentários próprios, esta senhora faz uma verdadeira lambança. Atrasou o repasse dos recursos para os projetos culturais aprovados pela própria prefeitura deixando os artistas em situação calamitosa. Foi só depois do protesto em frente ao Palácio Rio Branco que o repasse foi regularizado. A Virada Cultural oficial deste ano não aconteceu porque a prefeitura não tinha contrapartida a oferecer ao Estado. Mas a moçada fez o Se Vira, Ribeirão apesar da prefeitura.

Agora, esnoba na TV a criação do cursinho pre-vestibular, mas ela não diz que a empresa responsável pelo cursinho não recebe da prefeitura e, por isso, não repassa o salário dos professores. Os professores estão sem receber há cinco meses e o cursinho só continua funcionando por honra e mérito dos professores que estão trabalhando de graça por respeito aos alunos. Eu que trabalhei como professor de cursinho popular por 10 anos como voluntário me dá nojo de ver tamanha manobra e manipulação política da prefeita Darcy Vera. No mínimo uma falta de respeito com os profissionais da educação e uma mentira deslavada para a população.

Esses atrasos nos pagamentos acontecem desde o ano passado. Um dos donos da empresa é Elizeu Rocha que é candidato a vereador na coligação da prefeita e tem interesses políticos com o cursinho, e também faz sua propaganda política explorando a imagem deste projeto. As aulas deste cursinho só vêm sendo dadas pela empresa ao custo de oferecer vantagens futuras nos outros projetos da empresa junto à prefeitura.
A campanha da prefeita Darcy Vera é uma mentira que não se sustenta.

Professor Lages

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Convites para eventos

CONVITE: I Mostra dos escritores de Ribeirão Preto e Região.
Para palestra que estarei proferindo com debates, sobre Ribeirão Preto e o livro de minha autoria "Pensando Ribeirão Preto: ontem, hoje e amanhã" que consiste dos capítulos, REFLEXÃO, CULTURA, AMBIENTE, URBANISMO e VIAS E TRANSPORTE, além de anexos.
Data e local: dia 13 de setembro, quinta feira, das 16:00 as 17:00 horas,
no Auditório Pedro Paulo da Silva, do Centro Cultural Pálace, ao lado do
Theatro Pedro II.
Terei grande prazer em poder contar com a presença de todos.
Cordialmente,
Jorge de Azevedo Pires

_____________________________________________ 

   04 de setembro
 Debate da sociedade civil com os candidatos a vereador

Raquel Bencsik Montero raquelbencsik@ig.com.br

  E hoje começa o debate da sociedade civil com os candidatos a vereador para Ribeirão Preto! Quem não puder comparecer pode acompanhar a transmissão do debate em tempo real por intermédio do link
 e o cronograma de apresentação dos candidatos pode ser visto no blog do Forum Social http://forumsocialrp.blogspot.com.br/ . Compareçam em mais este ato de cidadania! Divulguem para o mais amplo acesso!
  Até lá!

  Raquel Bencsik Montero

OFICINAS DE MÚSICA
Entradax


Dicas Culturais dicacultural.pc@usp.br
22 ago

para Dicas


Ainda temos vagas para as seguintes oficinas de música:LEITURA MUSICAL (11 vagas)
3ªs das 12h30 às 13h45
De 11/09 a 27/11INTRODUÇÃO À VIOLA CAIPIRA (5 vagas)
Idade: a partir de 14 anos.
Pré-requisito: possuir viola caipira.
3ªs das 12h30 às 13h45
De 11/09 a 27/11EDUCAÇÃO MUSICAL INFANTIL (14 vagas)
Idade: de 6 a 12 anos.
3ªs das 13h30 às 14h45
De 11/09 a 27/11HISTÓRIA DA MÚSICA (21 vagas)
3ªs das 14h às 16h
De 11/09 a 27/11HISTÓRIA DA MÚSICA DO BRASIL (24 vagas)
3ªs das 16h às 18h
De 11/09 a 27/11TEORIA DA MÚSICA (13 vagas)
4ªs das 12h30 às 13h45
De 12/09 a 28/11INSTRUMENTOS DE CORDAS FRICCIONADAS (6 vagas)
Inclui: violino, viola de orquestra, violoncelo e contrabaixo acústico.
Pré-requisito: possuir o instrumento.
4ªs das 13h30 às 14h45
De 12/09 a 28/11APRECIAÇÃO MUSICAL A PARTIR DE TRILHAS SONORAS (24 vagas)
5ªs das 12h30 às 13h45
De 12/09 a 28/11CANTO CORAL (12 vagas)
Idade: a partir de 16 anos.
5ªs das 12h30 às 13h45
De 13/09 a 29/11INSTRUMENTOS DE PERCUSSÃO (3 vagas)
5ªs das 12h30 às 13h45
De 13/09 a 29/11      Dicas Culturais Seção de Atividades Culturais | DVATCOM | PUSP-RP | USP | Campus de Ribeirão Pretowww.ccrp.usp.br/culturaf: (16) 3602.3530

­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­_________________________________________________
46º Festival Música Nova Gilberto Mendes
AGENDA DO 46° FMN GILBERTO MENDES EM RIBEIRÃO PRETO ·      Quinta, 30/08/2012, às 19h00, Masterclass de cordas com Quatour Stanislas (Nancy, França) – Sala de Concertos da Tulha ·      Sexta, 31/08/2012, às 10h00, Masterclass de cordas com Quatour Stanislas (Nancy, França) – Sala de Concertos da Tulha ·      Sábado, 1/9/2012, às 16h00, Evento de abertura: Gilberto Mendes (compositor) & Antônio Eduardo (piano) – Sala de Concertos da Tulha ·      Sábado, 1/9/2012, às 20h30, Quatuor Stanislas (Nancy, França), quarteto de cordas - Auditório da FDRP-USP  ·      Domingo, 2/9/2012, às 16h00, Beatriz Roman, Nova York (piano) - Sala de Concertos da Tulha ·      Domingo, 2/9/2012, às 19h00, OSRP (Luciano Camargo & Rubens Ricciardi) - Auditório da FDRP-USP ·      Terça, 4/9/2012, às 14h00, Palestra com Stephan Froleyks O ensino da interpretação/performance atrelado à composição contemporânea – Sala de Concertos da Tulha ·      Terça, 4/9/2012, às 20h30, Ensemble Música Nova (Jack Fortner, UC-Fresno, EUA) - Auditório da FDRP-USP ·      Quarta, 5/9/2012, às 17h00, Palestra com Reinbert Evers, Uma carreira acadêmica e artística construída a partir do violão contemporâneo - Sala de Concertos da Tulha ·      Quarta, 5/9/2012, às 20h30, Luisa Splett, Suíça (piano) - Auditório da FDRP-USP  ·      Quinta, 6/9/2012, às 14h, Masterclass de piano com Luisa Splett (Suíça) na Sala de Concertos da Tulha ·      Quinta, 6/9/2012, às 20h30, Grupuri – Grupo de Percussão da FFCLRP-USP (Stephan Froleyks, Münster, Alemanha) – Auditório da FDRP-USP  ·      Sexta, 7/9/2012, às 20h30, Maurício de Bonis (piano) & Caroline de Comi (soprano) – Auditório da FDRP-USP ·      Sábado, 8/9/2012, às 16h, Palestra Ofício de Compositor com Flo Menezes (UNESP-SP) no SESC. ·      Sábado, 8/9/2012, às 19h, Gustavo Costa & Reinbert Evers, Münster, Alemanha (duo de violões) – SESC  ·      Domingo, 9/9/2012, às 19h, Flo Menezes, UNESP-SP, concerto autoral/eletroacústico – SESC  ·      Terça, 11/9/2012, às 20h30, Eduardo Santangelo (piano) – Sala de Concertos da Tulha ·      Quarta, 12/9/2012, às 20h30, USP-Filarmônica (José Gustavo Julião de Camargo & Lucas Galon), com os solistas Sara Lima (flauta), Eliton de Almeida (tenor) e William Rodrigues (viola) – Espaço Cultural (Capela) ·      Quinta, 13/9/2012, às 20h30, Doriana Mendes (soprano) & José Wellington (piano) – Sala de Concertos da Tulha ·      Sexta, 14/9/2012, às 20h30, Ensemble Mentemanuque (José Gustavo Julião de Camargo & Rubens Ricciardi), com a solista Yuka de Almeida Prado (soprano) e participação especial de Maurício Orosco (violão) - Sala de Concertos da Tulha ·      Sábado, 15/9/2012, às 17h, Orquestra Sinfônica de Barra Mansa com o solista de violão Reinbert Evers e o maestro Vantoil Souza – Auditório da FDRP-USP ·      Domingo, 16/9/2012, às 19h, Camerata Aberta EMESP-SP - Concerto de encerramento - Auditório da FDRP-USP Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público. Maiores informações:http://www.sescsp.org.br/sesc/programa_new/busca.cfm?conjunto_id=10153(16) 3602.3136 ou pelo e-mail musica@ffclrp.usp.br  Dicas CulturaisSeção de Atividades Culturais | DVATCOM | PUSP-RP | USP | Campus de Ribeirão Pretowww.ccrp.usp.br/culturaf: (16) 3602.3530      Responder Encaminhar

Clique aqui para Responder ou Encaminhar

Medicina sem VestibularAnúncios – Qual o motivo deste anúncio?Venha para UBA, uma das melhores faculdades de medicina das Americas
www.graduar.net
128

1% utilizados
Usando 0,1 GB dos seus 10 GB ©2012 Google - Termos e Privacidade Última atividade da conta: 27 ago
DetalhesDicas Culturais
dicacultural.pc@usp.br

________________________________________________
Petição contra rodeio no estado de SP

Raquel Bencsik Montero raquelbencsik@ig.com.br

---------- Mensagem encaminhada ----------
De: regis montero
Data: 24 de agosto de 2012 14:19
Assunto: FW: Petição contra rodeio no estado de SP
Para:
Boa tarde, Amigos!
Eu concordei e assinei.
Se julgarem pertinente, façam o mesmo.
 Abraço.
 Mi.


"Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante." - Albert Schwweitzer

                                                                                                                                                                                                                                                                  01'1111112020221/08/2012

Amigo dos animais,
Os animais precisam do nosso apoio. Assine e compartilhe!
Nina Rosa
INR
Apoiamos a aprovação e posterior sanção do projeto de lei 825/11, que proíbe a realização de práticas comprovadamente lesivas aos animais nos rodeios do Estado de São Paulo como: Prova do Laço ao Bezerro, Prova do Laço em Dupla (“calf roping” e “team roping”) ou Derrubadas (bulldog ou bulldogging), o uso do sedém, estocadas e choques elétricos, e o rodeio mirim, que proporcionam a estes indefesos dor (física) e sofrimento (mental) indescritíveis. Não podemos continuar permitindo que os animais sofram, ou paguem com suas vidas, para a diversão humana. A Constituição Federal impõe ao Poder Público o dever de proteger os animais e de preservá-los de atos que os submetam à crueldade.
Assine a petição em:


Instituto Nina Rosa - Projetos por amor à vida
Organização independente sem fins lucrativos
http://www.institutoninarosa.org.br

Para receber este informativo,
cadastre e-mail aqui.
Siga o INR no Twitter: @ninarosabrasil
Conheça o blog da Luka

________________________________________________
From: reinaldo romero <rtromero@hotmail.com>
To:
Cc:
Date: Tue, 4 Sep 2012 00:29:37 -0300
Subject: Vivencia : A Luz da Permacultura 07,08,09 de setembro - Estação Luz - Programação
Obaa!
Você quer contribuir com a preservação do meio ambiente? 

Está aqui uma boa oportunidade....
abs, rei

Vivência
A Luz da Permacultura
Frente à crise atual em que a humanidade se encontra soluções são apontadas pela Permacultura de forma integrada e harmoniosa rumo a uma nova consciência de unidade: Homem/Natureza/Universo
07/08 e 09 de Setembro 2012

Núcleo de Permacultura: Permacoletivo Urbano-RP, Estação Luz
Local: Estação Luz – Espaço Experimental de Tecnologias Sociais
Rua Amazonas 265, Campos Elíseos – Ribeirão Preto-SP
Numero de vagas: 15 - Confirmar inscrições
Contatos  para informações e inscrições: (16) 8204 1364 - Isaias,                                                   (16) 8186 7331 – Manu
E-Mail: Isaias_reis01@hotmail.com
         Ec.furtado@terra.com.br

 Programação: Dia 07/09 (Sexta feira)

Manha
08:00 ás 09:00hs – Café da Manha
09:00 ás 10:00 - Apresentação Grupo/Espaço/Vivencia – Roda da Harmonia/ Teia da vida
10:00 ás 12:30 - Introdução a Permacultura: O que é Permacultura? –Historia – Permacultura  no Brasil – Éticas da Permacultura – Princípios de Design – A Flor da Permacultura – Padrões da Natureza – Leitura de Paisagem – Setores, Zoneamento e Conexões, Construções Sustentáveis, Bioarquitetura.
12:30 ás 14:00 - Almoço Vegetariano


 Tarde
Roda da Harmonia: Sentindo a Canção

14:00 ás 15:00 - Água : Pesquisas sobre a Água – A Água na Permacultura: Captação, Reuso e Reciclagem
15:00 ás 17:30 - Oficina: A Água Permacultural – Construção de um sistema integrado:Captação Água de Chuva + Pia Ecológica + Biofiltros + Irrigação por gotejamento.

Noite
19:00 ás 20:00 - Jantar Vegetariano
 20:00 ás 21:00 - O Despertar de uma Nova Consciência –  Manu
21:00 ás 21:30 - Eco-Vila
08/09 (Sábado)

Manha
08:00 ás 08:30 - Tai Chi Chuan
08:30 ás 09:00 – Café da Manha
Roda da Harmonia: Dinâmica, Sintonia de Grupo.
 09:30 ás 10:30 - Sistema de Agrofloresta e Agricultura Urbana:  Introdução Teórica aos Temas
10:30 ás 12:30 - Oficina: Vamos Aproveitar os Espaços
Planejamento Permacultural, Canteiro Sucessional,Jardim Comestível, Composteira, Minhocario, Mulch, Plantas companheiras, insectarias.
 12:30 ás 14:00 - Almoço Vegetariano

 Tarde
14:00 ás 15:50 -Continuação da Oficina: Vamos Aproveitar os Espaços
15:50 ás 16:30    Energias Renováveis: Solar, Eólica, Hidráulica, Elétrica, Aproveitando a Energia do Sol

16:30 ás 17:00 - Oficina: Dimensionando um sistema de aquecimento solar e fotovoltaico

 Noite
18:00 ás 19:00 - Jantar Vegetariano
19:00 ás 20:30 – Vivencia: A Luz Interior (Meditação, Dança Circular e surpresa)– Convidada Especial  Karen Scott
21:00 – Noite Cultural: Cantando Pela Paz – ( Fogueira)
 09/09 - Domingo
 Manha
08:00 ás 08:30 – Tai Chi Chuan
Roda da Harmonia: Sintonia de grupo , Sentindo a Musica, Dinâmica
 08:30 às 09:10 – Introdução Teórica -  Construções Ecológicas: Estado atual da construção Civil,  O que é uma Habitação Sustentável, A Casa Sustentável, Permacultura: Espaços Construídos, Construção com Terra Crua.
09:10 às 12:00 – Oficina: Bioconstruindo: Pau a Pique, COB, Geotintas, Bambu.

12:00 às 13:00 – Almoço Vegetariano
 13:00 às 14:00 - Apresentação de Trabalhos
14:00 às 14:40 – Roda da Harmonia:  Fechamento e Reflexões sobre a Vivência
14:40 – Confraternização – Feira de Troca - Piscina
Trazer:  Barraca, Colchão, Roupa de Cama,Cobertor, Roupa de Banho, Protetor Solar, Repelente, Roupas para Sujar, Chapéu,
Observação: Quem não tiver barraca entrar em contato
 Gastos: Alimentação Solidaria - Após a confirmação de todos os participantes enviaremos a lista dos alimentos a serem comprados, ficando assim ao critério do participante contribuir com o alimento ou o dinheiro.