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sexta-feira, 29 de junho de 2012

- Maluf Comunista - Desfavelamento - Aeroporto Leite Lopes


Gazeta de Ribeirão -  28-06-2012 pg. 3


SÓ DISCURSO?


Quem passa pela avenida
Thomaz Alberto Whately, em
direção ao Aeroporto Leite
Lopes, tem a nítida impressão
de que o papo de internacionalização
não passa de discurso
oportunista. A avenida
está esburacada e na maior
parte de sua extensão não
tem calçadas, o que obriga as
pessoas a andarem na via. Assim,
motoristas precisam se
desviar de pedestres e buracos.
À noite falta também iluminação.
Precisa mais?


segunda-feira, 25 de junho de 2012

Rio + 20 = 0

Cúpula dos povos na Rio +20 por justiça social e ambiental
Em defesa dos bens comuns, contra a mercantlização da vida
Declaração Final



Ao mesmo tempo que decorria a Conferência RIO+20 reuniu-se uma ampla Assembleia, a Cúpula dos Povos. Enquanto as instituições financeiras multilaterais, as coligações ao serviço do sistema financeiro - como o G8/G20 - e a maioria dos governos demonstraram irresponsabilidade para com o futuro da humanidade e do planeta e promoveram os interesses das corporações na conferência oficial, a vitalidade e a força das mobilizações e dos debates na Cúpula dos Povos confirmou que é no povo organizado e mobilizado que reside a força capaz de libertar o mundo do controlo das corporações e do capital financeiro.

Movimentos sociais e populares, sindicatos, povos e organizações da sociedade civil de todo o mundo presentes na Cúpula dos Povos na Rio+20 por Justiça Social e Ambiental, vivenciaram nos acampamentos, nas mobilizações massivas, nos debates, a construção das convergências e alternativas, conscientes de que somos sujeitos de uma outra relação entre humanos e humanas e entre a humanidade e a natureza, assumindo o desafio urgente de frear a nova fase de recomposição do capitalismo e de construir, através de nossas lutas, novos paradigmas de sociedade.
A Cúpula dos Povos é o momento simbólico de um novo ciclo na trajetória de lutas globais que produz novas convergências entre movimentos de mulheres, indígenas, negros, juventudes, agricultores/as familiares e camponeses, trabalhadores/as, povos e comunidades tradicionais, quilombolas, lutadores pelo direito a cidade, e religiões de todo o mundo. As assembleias, mobilizações e a grande Marcha dos Povos foram os momentos de expressão máxima destas convergências.
As instituições financeiras multilaterais, as coalizões a serviço do sistema financeiro, como o G8/G20, a captura corporativa da ONU e a maioria dos governos demonstraram irresponsabilidade com o futuro da humanidade e do planeta e promoveram os interesses das corporações na conferência oficial.
Em contraste a isso, a vitalidade e a força das mobilizações e dos debates na Cúpula dos Povos fortaleceram a nossa convicção de que só o povo organizado e mobilizado pode libertar o mundo do controle das corporações e do capital financeiro.
Há vinte anos o Fórum Global, também realizado no Aterro do Flamengo, denunciou os riscos que a humanidade e a natureza corriam com a privatização e o neoliberalismo. Hoje afirmamos que, além de confirmar nossa análise, ocorreram retrocessos significativos em relação aos direitos humanos já reconhecidos. A Rio+20 repete o falido roteiro de falsas soluções defendidas pelos mesmos atores que provocaram a crise global. À medida que essa crise se aprofunda, mais as corporações avançam contra os direitos dos povos, a democracia e a natureza, sequestrando os bens comuns da humanidade para salvar o sistema económico-financeiro.
As múltiplas vozes e forças que convergem em torno da Cúpula dos Povos denunciam a verdadeira causa estrutural da crise global: o sistema capitalista associado ao patriarcado, ao racismo e à homofobia.
As corporações transnacionais continuam cometendo seus crimes com a sistemática violação dos direitos dos povos e da natureza com total impunidade. Da mesma forma, avançam seus interesses através da militarização, da criminalização dos modos de vida dos povos e dos movimentos sociais promovendo a desterritorialização no campo e na cidade.
Avança sobre os territórios e os ombros dos trabalhadores/as do sul e do norte. Existe uma dívida ambiental histórica que afeta maioritariamente os povos do sul do mundo que deve ser assumida pelos países altamente industrializados que causaram a atual crise do planeta.
O capitalismo também leva à perda do controle social, democrático e comunitário sobre os recursos naturais e serviços estratégicos, que continuam sendo privatizados, convertendo direitos em mercadorias e limitando o acesso dos povos aos bens e serviços necessários à sobrevivência.
A atual fase financeira do capitalismo se expressa através da chamada economia verde e de velhos e novos mecanismos, tais como o aprofundamento do endividamento público-privado, o super-estímulo ao consumo, a apropriação e concentração das novas tecnologias, os mercados de carbono e biodiversidade, a grilagem e estrangeirização de terras e as parcerias público-privadas, entre outros.
As alternativas estão em nossos povos, nossa história, nossos costumes, conhecimentos, práticas e sistemas produtivos, que devemos manter, revalorizar e ganhar escala como projeto contra-hegemónico e transformador.
A defesa dos espaços públicos nas cidades, com gestão democrática e participação popular, a economia cooperativa e solidária, a soberania alimentar, um novo paradigma de produção, distribuição e consumo, a mudança da matriz energética, são exemplos de alternativas reais frente ao atual sistema agro-urbano-industrial.
A defesa dos bens comuns passa pela garantia de uma série de direitos humanos e da natureza, pela solidariedade e respeito às cosmovisões e crenças dos diferentes povos, como, por exemplo, a defesa do “Bem Viver” como forma de existir em harmonia com a natureza, o que pressupõe uma transição justa a ser construída com os trabalhadores/as e povos. A construção da transição justa supõe a liberdade de organização e o direito a contratação coletiva e políticas públicas que garantam formas de empregos decentes.
Reafirmamos a urgência da distribuição de riqueza e da renda, do combate ao racismo e ao etnocídio, da garantia do direito a terra e território, do direito à cidade, ao meio ambiente e à água, à educação, a cultura, a liberdade de expressão e democratização dos meios de comunicação, e à saúde sexual e reprodutiva das mulheres.
O fortalecimento de diversas economias locais e dos direitos territoriais garantem a construção comunitária de economias mais vibrantes. Estas economias locais proporcionam meios de vida sustentáveis locais, a solidariedade comunitária, componentes vitais da resiliência dos ecossistemas. A maior riqueza é a diversidade da natureza e sua diversidade cultural associada e as que estão intimamente relacionadas.
Os povos querem determinar para que e para quem se destinam os bens comuns e energéticos, além de assumir o controlo popular e democrático de sua produção. Um novo modelo enérgico está baseado em energias renováveis descentralizadas e que garanta energia para a população e não para corporações.
A transformação social exige convergências de ações, articulações e agendas comuns a partir das resistências e proposições necessárias que estamos disputando em todos os cantos do planeta. A Cúpula dos Povos na Rio+20 nos encoraja para seguir em frente nas nossas lutas.

Rio de Janeiro, 15 a 22 de junho de 2012.
Comitê Facilitador da Sociedade Civil na Rio+20 - Cúpula dos Povos

encaminhamentos diversos

“ Memória Sindical no Nordeste

A comissão organizadora do I Encontro Nordestino – O mundo dos trabalhadores e seus arquivos   divulgou sua programação, que ainda pode estar sujeita a algumas mudanças, e abriu inscrições para submissão de trabalhos até o dia 10 de Julho de 2012. O Encontro, a ser realizado em Agosto, é promovido pela parceria entre o NuDoc – UFPE (Núcleo de Documentação sobre os movimentos sociais da UFPE), a CUT-PE e o Arquivo Público Estadual Jordão Emerenciano.Leia a programação, as ementas dos simpósios temáticos e saiba como se inscrever emhttp://arquivosdetrabalhadores.wordpress.com/2012/06/15/i-encontro-nordestino-o-mundo-dos-trabalhadores-e-seus-arquivos-divulga-sua-programacao-e-abre-inscricoes/  ’’  Dinalva A.O.BotasoliCentro de Documentação e Memória Sindical da CUT (CEDOC - CUT)Rua Caetano Pinto, 575 - Brás - 03041-000Telefone: (11) 2108-9234Fax: (11) 2108-9310
E-mail: dinalva@cut.org.br - cedoc@cut.org.brConheça nosso site http://cedoc.cut.org.br
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CidinhaSantos m.ap.san@terra.com.br
20 jun (4 dias atrás)

para destinatários desconhecidos

Este filme tem 1hora e 44 minutos. Se ainda não assistiram, vale a pena assistí-lo inteiramente. Se não for possível assistí-lo de uma vez,  assista-o em duas ou tres partes. Nossa condição de brasileiros vai muito além do pedaço que ocupamos desse imenso país.  Não deixem de se indignar, seja quem for o governo da "hora". Este é o Brasil profundo, que não é divulgado pelos grandes meios de comunicação de massas. Não sai no jornal A Cidade, nem no Gazeta, nem na rede Globo, nem na Jovem Pan, CBN... E quando divulgados em alguns deles, vem com a palidez suficiente, para parecerem isentos de compromissos com todos estes crimes. Quanto a isto não podemos estranhar, pois estão  cumprindo  o papel deles. Este é o filme sobre Belo Monte que temos oportunidade de ver, pois  existem muitas intervenções devastadoras acontecendo  pelo Brasil todo e  não temos imagens sobre elas.
Um abraço a todos.
Cidinha

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TUSP abre dois editais de seleção de espetáculos para o 2º semestre
Entradax


Dicas Culturais dicacultural.pc@usp.br
21 jun (4 dias atrás)

para Dicas


 Estão abertos dois editais públicos de seleção de espetáculos para a programação do TUSP no segundo semestre: um para a temporada de ocupação do espaço cênico do TUSP na capital (setembro/dezembro) e o outro para a seleção de grupos participantes no Circuito TUSP de Teatro (capital e interior).
As inscrições, acompanhadas de todo o material solicitado, deverão ser feitas na secretaria do TUSP até o dia 03 de julho de 2012, impreterivelmente, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, ou enviadas pelo correio com data de postagem até dia 29 de junho.
Clique no link abaixo e acesse a ficha de inscrição e mais detalhes sobre os editais.
Editais de seleção TUSP - 2º semestre

Teatro da Universidade de São Paulo - TUSPRua Maria Antônia, 294 - ConsolaçãoSite: www.usp.br/tuspFacebook: www.facebook.com/teatrodauspoficialTwitter: www.twitter.com/tusp_onlinet. 11 3123-5233 Dicas CulturaisSeção de Atividades Culturais / DVATCOM / Prefeitura do Campus USP de Ribeirão PretoF: (16) 3602.3530 –
www.ccrp.usp.br/culturaRua Pedreira de Freitas, casa 4




quarta-feira, 20 de junho de 2012

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Professor Lages Lages prof.lages@gmail.com
17 jun (1 dia atrás)


O "líder da oposição" vira cabo eleitoral da prefeita

por enquanto estou só repassando as notícias dos jornais de ontem e hoje, sábado e domingo, sobre a coligação PC do B/Sindicato dos Servidores/André/Wagner com a prefeita: promiscuidade política ampla, geral, e irrestrita! Estas matérias já falam por si só! Mas o meu comentário pessoal vou mandar proximamente. Mas já quero adiantar que disponibilizarei para todos os interessados uma súmula de diversos relatórios que enviei à Direção Estadual deste partido da época em que fui presidente do seu diretório municipal entre 2007 e 2009. Por essa súmula, vocês poderão conhecer como funcionam suas entranhas, as relações internas de poder, as manobras altamente suspeitas e comprometedoras, os vícios mais odiosos da atual política partidária do país que temos de suportar. E se diz um partido de esquerda. É um relatório minucioso, direto, sem subterfúgios. Quem nunca soube, apenas desconfiava, vai tomar conhecimento através de quem acreditava, viveu aquele tormento, e pagou caro por acreditar. Aliás, como vários outros. Em nossa vida passamos por situações assim. Mas é padagógico, tiremos as lições para o nosso bem e o bem de todos os que acreditam que uma outra economia, uma outra sociedade, uma outra política, uma outra cultura, um outro Brasil e uma outra Ribeirão são possíveis hoje, aqui e agora (e por acreditar nisso, continuamos a pagar um alto preço, mas que vale a pena ser pago!).

Grande abraço,

Professor Lages




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Eleições 2012

Candidatos Pró Novo Aeroporto

Gandini


Assunto: FW: Mídias Sociais

From: imprensa@joaogandini.com.br
To: novoaeroporto-emnovaarea-emribeirao@hotmail.com
Subject: Mídias Sociais
Date: Fri, 15 Jun 2012 16:25:23 -0300
Caros amigos,
Estou ampliando a minha participação nas mídias sociais. Gostaria de poder contar com vocês para que mais pessoas possam compartilhar nossas ideias e opiniões.

Por favor, ACESSEM e COMPARTILHEM nas suas mídias sociais a minha página no Facebook e o meu perfil no Twitter.

Facebook: https://www.facebook.com/joaogandinirp
Twitter: @joaogandini

Grande abraço,
João Gandini


Chiarelli
---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Terra Feliz Brasil <terrafelizbrasil@gmail.com>
Data: 17 de junho de 2012 19:42
Assunto: Fwd: CHIARELLI CÔMICO - SENSACIONAL
Para: fernandochiarelli@gmail.com, berenicecamaroni@gmail.com

CHIARELLI MAIS DIVERTIDO QUE O CHICO ANÍSIO E O GOLIAS...JUNTOS
SEM DUVIDAS, O ÚNICO HOMEM PÚBLICO CAPAZ DE GOVERNAR NOSSA CIDADE, E NOSSO
PAÍS.....
O ÚNICO COM INTELIGÊNCIA DIFERENCIADA....cultura...conhecimento...
Fernando Chiarelli será o nosso César....= fim da bagunça....das
violações....dos sacrilégios...
ASSISTA E REPASSE...
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terça-feira, 12 de junho de 2012

Encaminhamentos diversos




Exposição “Conhecimento: custódia e acesso” pode ser visitada nos Estúdios Kaiser até dia 30/6 A exposição “Conhecimento: custódia e acesso” ficará nos Estúdios Kaiser até o dia 30/6. Essa exposição ficou no Museu da Língua Portuguesa por dois meses e agora fica por 40 dias em Ribeirão Preto.

A mostra visa estimular o debate sobre o papel das bibliotecas como suporte de armazenamento de memória e na difusão do conhecimento na atualidade.

A biblioteca da Universidade de São Paulo é utilizada como exemplo no trabalho. Além disso, busca discutir o papel das bibliotecas na construção do fenômeno social do conhecimento e motivar a reflexão sobre os instrumentos técnicos e práticas sociais.

O curador da exposição e professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Marcos Galindo, explica o objetivo principal da exposição. “Nestes últimos 30 anos ocorreram enormes mudanças na gestão da informação, o que resultou na ampliação deste processo e no aumento das informações disponíveis. Isto tudo gerou um paradoxo, principalmente nas bibliotecas. A ideia da exposição é esclarecer o papel das bibliotecas nestes ambientes modernos, modificados pela ampliação da informação.

É um reflexo da sofisticação das Tecnologias de Informação (TI) e da instalação social do cyberespaço”, destaca.Venha apreciar as obras desta exposição. Está imperdível! A exposição fica aberta das 8h às 18h de segunda a sexta com intervalo das 12h às 13h para o almoço.

Estúdios Kaiser de Cinema – Rua Mariana Junqueira 33. Centro.  Leila RochaNúcleo de Cinema de Ribeirão PretoSão Paulo Film CommissionEstúdios Kaiser de Cinemainfo@saopaulofilmcommission.org.brwww.saopaulofilmcommission.org.br(16) 3625-3600      Dicas CulturaisSeção de Atividades Culturais / DVATCOM / Prefeitura do Campus USP de Ribeirão PretoF: (16) 3602.3530 - www.ccrp.usp.br/culturaRua Pedreira de Freitas, casa 4

domingo, 3 de junho de 2012

Processo de Desfavelamento (despejos) / XII Feira do Livro (Espaço tornou-se inadequado)

Sexta, o2 de Junho de 2012
Famílias retiradas de favela ficam sem ter onde dormir
Moradores que estavam fora da lista de casas populares tiveram barracos destruídos na Favela da Mata, em Ribeirão Preto
Jacqueline Pioli
Foto: Weber Sian /

Enquanto 73 famílias eram retiradas da Favela da Mata, no entorno do aeroporto Leite Lopes, na zona Norte de Ribeirão Preto, e ganhavam casas novas no Paulo Gomes Romeo, na zona Oeste, outras 17 famílias ficaram sem saber onde dormir. Elas não estavam na lista do projeto de desfavelamento, congelada em 2007, que retira moradores do local e os coloca em casas populares.
Segundo o secretário da Casa Civil da Prefeitura de Ribeirão, Layr Luchesi Junior, as famílias que não foram sorteadas são moradores novos ou que já têm imóveis em outros locais.
"Esses moradores não podem falar que compraram a casa, esses terrenos são da prefeitura", afirma.
A diarista Maria Aparecida Camargo, 58 anos, morava há quatro anos na Favela da Mata com o marido e o filho de 14 anos. Nesta sexta-feira (1º), a casa dela foi demolida e ela terá que morar em um bar da sobrinha dela. "Tenho inscrição na Cohab [Companhia de Habitação] há 40 anos. A cada seis meses faço a renovação e nada até agora", afirma a diarista.
A cabeleireira Sirlene Ananias, 47, comprou a casa por R$ 25 mil há quatro anos e não tem para onde ir com a família. "É um sentimento de revolta vendo tudo isso indo pro chão".
"A minha casa não foi derrubada até agora porque a gente ficou lá dentro. Querem nos colocar no Cetrem [Centro de Triagem e Encaminhamento do Migrante] como se fôssemos indigentes", diz a dona de casa Nilva Aparecida Arcanjo, de 31 anos, que também teve a casa demolida depois.
A prefeitura, disponibilizou o Parque Permanente de Exposições para as famílias guardarem seus móveis e o Cetrem para serem abrigadas. Porém, todos os moradores buscaram a ajuda de familiares para passar a noite.

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Mais um tumulto foi registrado na Feira Nacional do Livro na noite de sexta-feira (1º), depois do show da cantora Zizi Possi, no Calçadão da rua General Osório, no Centro de Ribeirão Preto. É o segundo caso registrado desde o início da feira, há 10 dias. A confusão teve início após um grupo de rapazes jogar garrafas contra uma viatura da Polícia Militar (PM). Ninguém foi preso.
Testemunhas relataram ao A Cidade que ouviram tiros de borracha dados pelos policiais para os dispersar jovens. Segundo o major, os suspeitos se dispersaram com o reforço de mais policiais para apoiar na ocorrência. No domingo passado, 10 pessoas foram detidas, entre elas seis menores de idade. Os jovens também atiraram objetos contra os policiais e danificaram um banheiro químico e o estande do Centro Cultural Palace.A PM participa nos próximos dias de uma reunião com representantes da Fundação Feira do Livro e da prefeitura para avaliar os pontos negativos da feira"

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Panelaço neste sábado

Raquel Bencsik Montero - raquelbencsik@ig.com.br

PANELAÇÃO AMANHÃ

Pessoal, amanhã, 02/06/2012, às 14hrs, na Esplanada do Teatro Pedro II, ato de repúdio ao aumento do número de vereadores e ao aumento de 17,9% nos subsídios dos vereadores. Se você também se indignou, compareça e manifeste sua indignação. Leve cartazes, apitos e amigos. Conseguimos diminuir o reajuste de 39,8% para 17,9% e o número de cadeiras de 27 para 22, e juntos, em mais essa, podemos muito mais!
Veja no texto abaixo, que será divulgado amanhã, junto com o ato, algumas das razões para comparecer na manifestação.
Até lá!
Raquel Bencsik Montero

http://www.facebook.com/movimentopanelaco
http://raquelbencsikmontero.blogspot.com.br/

Concurso

ANDRÉ Marduk pistissophia1967@gmail.com
PROCESSO SELETIVO COPEIRO(A) ( Faepa Hospital das Clinicas )

http://www.hcrp.fmrp.usp.br/rh/form_inscricao_he.asp?NUM_EDITAL=881    Fazer inscrição pela internet

  
FUNDAÇÃO DE APOIO AO ENSINO , PESQUISA E ASSISTÊNCIA
COPEIRO(A)-2012
 Diário Oficial: 257/2012 Instituição Organizadora: FAEPA
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  FUNDAÇÃO DE APOIO AO ENSINO, PESQUISA E ASSISTÊNCIA DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA F.M.R.P.U.S.P.
Serviço de Seleção e Recrutamento
CAMPUS UNIVERSITÁRIO - MONTE ALEGRE - FONE: (016) 3602-2227
CEP: 14048-900 - RIBEIRÃO PRETO - S.P.

EDITAL FAEPA N.º 257/2012
ABERTURA DE INSCRIÇÕES
PROCESSO SELETIVO ¿ COPEIRO(A)A FUNDAÇÃO DE APOIO AO ENSINO, PESQUISA E ASSISTÊNCIA DO HCFMRPUSP - FAEPA, comunica que estarão abertas no período de 28/05 a 01/06/2012, inscrições para contratação de COPEIRO(A), sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT.

I.          DAS ATRIBUIÇÕES DA FUNÇÃO
- Participar de todos os serviços executados nas áreas de produção e área clínica.
- Porcionar e distribuir alimentação aos clientes de modo geral.
- Recolher material utilizado.
- Manter utensílios limpos e desinfectados.
- Limpar e zelar pela higiene dos locais de trabalho.
- Preparar desjejum e refeições complementares.
- Separar os gêneros alimentícios conforme as necessidades dos clientes de cada clínica ou do refeitório central.
- Preparar alimentação de urgência aos clientes.
- Pré-preparo de legumes, saladas e sobremesa.
- Limpeza e higienização dos equipamentos e materiais utilizados na produção da alimentação.
- Participar na linha central do porcionamento.

II.        DOS REQUISITOS PARA O EXERCÍCIO DA FUNÇÃO
a) possuir certificado de conclusão do Ensino Fundamental, expedido por escola oficial ou reconhecida ou declaração de conclusão do curso fornecida pela escola;
b) possuir experiência na função de Copeiro(a), Atendente de Nutrição ou Auxiliar de Cozinha, comprovada em Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);

III.        DA JORNADA, REMUNERAÇÃO, BENEFÍCIO E LOTAÇÃO
1.    Os contratados cumprirão jornada de trabalho de 40 (quarenta) horas semanais, mediante a remuneração mensal (salário + adicionais) de R$ 1.295,28 (Um Mil, Duzentos e Noventa e Cinco Reais e Vinte e Oito Centavos).
2.    Farão jus ao benefício do vale transporte correspondente ao deslocamento residência-trabalho e vice-versa nos moldes da Lei n.º 7418/85, regulamentada pelo Decreto 95247/87.
3.    Deverão sujeitar-se às finalidades específicas da atividade e exercerão sua função no local ao qual forem designados, podendo ser em qualquer das unidades apoiadas pela FAEPA, dentre elas: o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto ¿ Campus e Unidade de Emergência, Centro de Referência de Saúde da Mulher, Hospital Estadual de Ribeirão Preto e demais unidades; e ainda cumprirão os horários que lhe forem determinados, os quais poderão variar dentre os períodos diurno, noturno, misto ou na forma de revezamento, inclusive nos finais de semana e feriados.

IV.       PARA FINS DE INSCRIÇÃO1.    A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento. O deferimento da inscrição, dar-se-á mediante o correto preenchimento da ficha de inscrição e o pagamento da taxa de inscrição.
2.    O candidato, sob as penas da lei, declara:
a)    Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos completos;
b)   Estar em dia com as obrigações do Serviço Militar, se do sexo masculino;
c)    Estar em situação regular com a Justiça Eleitoral;
d)   Estar inscrito e com a situação regular na Receita Federal (CPF);
e)    Não registrar antecedentes criminais, achando-se no pleno gozo de seus direitos civis e políticos;
f)     Possuir os conhecimentos descritos no Capítulo I ¿ DAS ATRIBUIÇÕES DA FUNÇÃO, necessários para o exercício da função;
g)   Possuir os requisitos para o exercício da função descritos no Capítulo II ¿ DOS REQUISITOS PARA O EXERCÍCIO DA FUNÇÃO;
h)   Caso seja portador de deficiência, possuir atestado médico descrevendo o tipo e o grau de deficiência que apresenta;
3.    Os documentos comprobatórios do atendimento dos requisitos anteriormente citados deverão ser entregues por ocasião da admissão, sendo condição indispensável para que essa se efetive.
4.    A não apresentação dos documentos, na data afixada, eliminará o candidato do Processo Seletivo, anulando-se todos os atos decorrentes da inscrição, sem prejuízo das sanções penais aplicáveis à falsificação da declaração.
5.    As inscrições ficarão abertas no período de 28/05 a 01/06/2012, e serão efetuadas pela Internet no endereço www.faepa.br pela opção no menu de ¿Processo Seletivo¿, mediante o preenchimento da Ficha de Inscrição disponibilizada no site e o pagamento da taxa no valor de R$ 10,00 (Dez Reais), em qualquer agência bancária, por meio do Boleto Bancário que o candidato imprimirá de acordo com instruções na home page, observado o horário das diversas formas de pagamento da taxa: Internet Banking, agência bancária, caixa eletrônico e banco 24 horas.
6.    O único comprovante de inscrição aceito é o do pagamento emitido e ou gerado pelo banco, com autenticação mecânica/eletrônica.
7.    O pagamento referente à taxa de inscrição será aceito de acordo com as instruções constantes no Boleto Bancário.
8.    A efetivação da inscrição pela Internet ocorrerá após a confirmação pelo banco, do pagamento referente à taxa.
9.    Não será aceita inscrição por depósito em caixa eletrônico, via postal, fac-símile, transferência eletrônica, DOC, DOC eletrônico, ordem de pagamento ou depósito comum em conta corrente, condicional ou por qualquer outra via que não a especificada neste Edital, bem como a que for realizada fora do período estabelecido de 28/05 a 01/06/2012.
10. A FAEPA não se responsabiliza por solicitação de inscrição não recebida por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.
11. O descumprimento das instruções para inscrição implicará a não efetivação da inscrição.
12. As informações prestadas na ficha de inscrição são de inteira responsabilidade do candidato, podendo a FAEPA excluir do processo seletivo, aquele que a preencher com dados incorretos, bem como aquele que prestar informações inverídicas, ainda que o fato seja constatado posteriormente.
13. Não será concedida ISENÇÃO da taxa de inscrição, seja qual for o motivo alegado.
14. Efetuada a inscrição, não haverá devolução da taxa em hipótese alguma. A devolução da taxa de inscrição somente ocorrerá se o processo seletivo não se realizar.

V.        DAS VAGAS DESTINADAS AOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA1.       Da quantidade de vagas previstas neste Edital, durante o prazo de validade deste Processo Seletivo, 5% das vagas serão reservadas às pessoas portadoras de deficiência, conforme previsto nos artigos 3º e 4º do Decreto n.º 3298/99, publicado no DOU de 21.12.99, abaixo reproduzidos:
Art. 3o Para os efeitos deste Decreto, considera-se:
I - deficiência ¿ toda perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gere incapacidade para o desempenho de atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano;
II - deficiência permanente ¿ aquela que ocorreu ou se estabilizou durante um período de tempo suficiente para não permitir recuperação ou ter probabilidade de que se altere, apesar de novos tratamentos; e
III - incapacidade ¿ uma redução efetiva e acentuada da capacidade de integração social, com necessidade de equipamentos, adaptações, meios ou recursos especiais para que a pessoa portadora de deficiência possa receber ou transmitir informações necessárias ao seu bem-estar pessoal e ao desempenho de função ou atividade a ser exercida.
Art. 4o É considerada pessoa portadora de deficiência a que se enquadra nas seguintes categorias:
I - deficiência física - alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física, apresentando-se sob a forma de paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, ostomia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, nanismo, membros com deformidade congênita ou adquirida, exceto as deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho de funções; (Redação dada pelo Decreto nº 5.296/2004)
II - deficiência auditiva - perda bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas freqüências de 500HZ, 1.000HZ, 2.000Hz e 3.000Hz; (Redação dada pelo Decreto nº 5.296/2004)
III - deficiência visual - cegueira, na qual a acuidade visual é igual ou menor que 0,05 no melhor olho, com a melhor correção óptica; a baixa visão, que significa acuidade visual entre 0,3 e 0,05 no melhor olho, com a melhor correção óptica; os casos nos quais a somatória da medida do campo visual em ambos os olhos for igual ou menor que 60o; ou a ocorrência simultânea de quaisquer das condições anteriores; (Redação dada pelo Decreto nº 5.296/ 2004)
IV - deficiência mental ¿ funcionamento intelectual significativamente inferior à média, com manifestação antes dos dezoito anos e limitações associadas a duas ou mais áreas de habilidades adaptativas, tais como:
a) comunicação;
b) cuidado pessoal;
c) habilidades sociais;
d) utilização dos recursos da comunidade; (Redação dada pelo Decreto nº 5.296/2004)
e) saúde e segurança;
f) habilidades acadêmicas;
g) lazer; e
h) trabalho;
V - deficiência múltipla ¿ associação de duas ou mais deficiências.
2.    O candidato, antes de se inscrever, deverá verificar se as atribuições do cargo, especificadas no Capítulo I ¿ DAS ATRIBUIÇÕES DA FUNÇÃO, são compatíveis com a deficiência de que é portador.
3.    Serão consideradas deficiências aquelas conceituadas pela medicina especializada, de acordo com os padrões mundialmente estabelecidos e legislação aplicável à espécie, e que constituam inferioridade que implique em grau acentuado de dificuldade para integração social.
4.    Para concorrer a esta vaga o candidato deverá no ato da inscrição, declarar-se portador de deficiência e para sua avaliação nos termos do referido Decreto, deverá entregar pessoalmente no Recursos Humanos da FAEPA, Campus Universitário, Bairro Monte Alegre, em até 3 (três) dias úteis após o encerramento do prazo das inscrições, laudo médico original (ou cópia autenticada) expedido no prazo máximo de 12 (doze) meses antes do término das inscrições, atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença - CID, bem como a provável causa da deficiência, inclusive para assegurar previsão de adaptação da sua prova, informando, também, o seu nome, documento de identidade (RG) e número do CPF.
5.    Se não entregar o laudo médico original (ou cópia autenticada), em conformidade com o item anterior, o candidato não poderá usufruir  da reserva de vagas às pessoas portadoras de deficiência prevista neste Edital e será considerado como não portador de deficiência.
6.    O candidato que não declarar ser portador de deficiência, no ato da inscrição, e/ou não atender ao solicitado no item 4 deste Capítulo, não será considerado portador de deficiência, não poderá impetrar recurso em favor de sua situação, não terá sua prova especial preparada e/ou as condições especiais providenciadas, não concorrerá às vagas reservadas, seja qual for o motivo alegado, e não terá o tempo adicional concedido.
7.    Serão garantidas aos candidatos deficientes as condições especiais necessárias para sua participação em todo Processo Seletivo.
8.    Os candidatos que se declararem portadores de deficiência participarão do Processo Seletivo em igualdade de condições com os demais candidatos.
9.    No prazo de 5 (cinco) dias contados da publicação das listas de classificação, os portadores de deficiência aprovados deverão submeter-se à perícia médica, para verificação da compatibilidade de sua deficiência com o exercício das atribuições da função, descritas no Capítulo I deste Edital.
10. Após a realização da perícia médica deverá ser formulado laudo sobre aptidão do candidato para desempenhar TODAS as atribuições da função, especificadas no Capítulo I deste Edital, sem restrições.
11. Os candidatos serão avaliados, em caráter eliminatório, quanto ao tipo e grau da deficiência por eles apresentados e sua compatibilidade com as tarefas do cargo para o qual prestaram Processo Seletivo.
12. O candidato poderá ser convocado à apresentar-se com a finalidade de verificar a condição de Portador de Necessidade Especial ou complementar as informações contidas no atestado e/ou documentação entregue.
13. O referido Laudo Médico deverá ser proferido no prazo de 5 (cinco) dias contados do respectivo exame e atestar a espécie e o grau ou nível de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID), bem como a provável causa da deficiência.
14. Quando a perícia concluir pela inaptidão do candidato constituir-se-á, no prazo de 5 (cinco) dias, junta médica para nova inspeção, da qual poderá participar profissional indicado pelo interessado.
15. A indicação de profissional pelo interessado deverá ser feita no prazo de 5 (cinco) dias contados da ciência do laudo elaborado pela junta médica.
16. A junta médica deverá apresentar conclusão no prazo de 5 (cinco) dias contados da realização do exame.
17. Não caberá qualquer recurso da decisão proferida pela junta médica.
18. O candidato portador de deficiência reprovado na Perícia Médica, em virtude de incompatibilidade da deficiência com as atribuições da função, será eliminado do Processo Seletivo.
19. O candidato que, segundo Laudo Médico for declarado portador de deficiência, se classificado no Processo Seletivo, figurará em Lista Especifica de Candidatos.
20. O candidato que se declarou portador de deficiência e não foi considerado deficiente pela Perícia Médica, será eliminado do Processo Seletivo.
21. Será excluído do Processo Seletivo o candidato que não comparecer à perícia médica e/ou aquele que tiver deficiência considerada INCOMPATÍVEL com as atribuições do cargo, mesmo que submetidos e aprovados em qualquer de suas etapas.
22. O Processo Seletivo só será homologado depois da realização dos exames mencionados nos itens 09 e 16, publicando-se as listas geral e especial, das quais serão excluídos os portadores de deficiência considerados inaptos na inspeção médica.
23. A não observância do disposto nos subitens anteriores acarretará a perda do direito às vagas reservadas aos candidatos em tais condições.
24. A vaga definida no item 1 deste Capítulo que não for provida por falta de candidatos portadores de deficiência, por reprovação no Processo Seletivo ou na perícia médica será preenchida pelos demais candidatos, observada a ordem geral de classificação.

VI.       DA CANDIDATA LACTANTE
1.    Em caso de necessidade de amamentação durante a prova, e tão somente nesse caso, a candidata deverá levar um acompanhante, que ficará em local reservado para tal finalidade e será responsável pela guarda da criança.
2.    No momento da amamentação, a candidata deverá ser acompanhada por um fiscal.
3.    Não haverá compensação do tempo de amamentação à duração da prova da candidata.
4.    Excetuada a situação prevista no item 1, deste Capítulo, não será permitida a permanência de qualquer acompanhante nas dependências do local de realização da prova, podendo ocasionar inclusive a não participação do(a) candidato(a) no Processo Seletivo.
VII.      DA COMISSÃO DE SELEÇÃO
1.    Os candidatos serão avaliados por uma Comissão Elaboradora e Julgadora composta por 3 (três) membros, indicados pelo Diretor Executivo da FAEPA, mediante a aplicação das provas.

VIII.     DA SELEÇÃO
1.  A seleção constará de PROVA ESCRITA. De caráter eliminatório, será avaliada na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos, e consistirá de questões conforme programa abaixo.
PROGRAMA DA PROVA
01 - PORTUGUÊS
Interpretação de texto, Conjugação de verbos, Formas de tratamento, Pontuação, Uso e Colocação de Pronomes, Concordância Verbal e Nominal.

02 - MATEMÁTICA
Operações com números inteiros e fracionários, Sistema de medidas usuais e Porcentagem.

03 ¿ CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
- Controle higiênico sanitário dos alimentos
- Armazenamento dos gêneros alimentícios de acordo com a legislação
- Temperatura das preparações
- Preparo e porcionamento da alimentação
- Distribuição - refeições
- Relações humanas no trabalho
- Higiene ambiental
- Higiene na manipulação dos alimentos

IX.       DA EXECUÇÃO DA PROVA
1.    A convocação para a prova será feita através de Edital a ser publicado no Diário Oficial do Estado, jornal local (A Cidade) e via Internet com antecedência mínima de 05 (cinco) dias úteis, com indicação do dia, hora e local da prova.
2.    Não será permitido ao candidato fazer a prova em local diferente daquele que foi estabelecido, sob nenhuma alegação.
3.    É de inteira responsabilidade do candidato, acompanhar pelo Diário Oficial do Estado ou pela Internet nos sites www.faepa.br e www.imesp.com.br as publicações de todas as etapas referentes a este Processo Seletivo, não sendo aceita a alegação de desconhecimento como justificativa de ausência ou, comparecimento em data, local ou horários incorretos, uma vez que a comunicação oficial dar-se-á através de publicações no Diário Oficial do Estado.
4.    Os candidatos deverão comparecer ao local da prova, pelo menos 30 (trinta) minutos antes do horário fixado para início das provas, munidos do documento de identidade original, comprovante de inscrição, caneta de tinta AZUL, lápis preto e borracha.
5.    Serão considerados documentos de identidade: carteiras expedidas pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos, etc.); passaporte; certificado de reservista; carteira nacional de habilitação (somente o modelo com foto, aprovado pelo artigo 159 da Lei n.º 9.503, de 23 de setembro de 1997) e a Carteira de Trabalho e Previdência Social.
6.    Os documentos deverão estar em prazo de vigência e em perfeitas condições de forma a permitir a identificação do candidato com clareza. Não serão aceitos como documentos de identidade: certidões de nascimento, títulos eleitorais, carteiras de motorista (modelo antigo, sem foto), carteiras de estudante, carteiras funcionais sem valor de identidade nem documentos ilegíveis, não-identificáveis e/ou danificados.
7.    Caso o candidato esteja impossibilitado de exibir, no dia de realização das provas, documento de identidade original, por motivo de perda, roubo ou furto, deverá apresentar documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial, expedido há, no máximo, trinta dias.
8.    NÃO SERÁ PERMITIDO O INGRESSO DO CANDIDATO À SALA DE PROVA:
8.1.       Sem a apresentação de um dos documentos hábeis de identificação definidos no item 5 deste Capítulo;
8.2.       Após o horário estabelecido.
9.    O CANDIDATO SERÁ ELIMINADO DO PROCESSO QUANDO:
9.1.    Ausentar-se e/ou não participar de QUALQUER etapa ou prova, não importando a legação e/ou justificativa;
9.2.    Ausentar-se da sala de prova sem o acompanhamento do fiscal;
9.3.    Durante a realização da prova for surpreendido em comunicação com outro, verbalmente, por escrito ou qualquer outra forma, bem como utilizando-se de livros ou apontamentos, impressos, calculadoras, pagers, telefones celulares, ou qualquer outro meio eletrônico;
9.4.    Não devolver integralmente o material recebido;
9.5.    Perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos.
10. Não haverá segunda chamada ou repetição de prova, importando a ausência do candidato na sua eliminação, seja qual for o motivo alegado.
11. Concluída a avaliação da prova, as notas obtidas pelos candidatos serão publicadas no Diário Oficial do Estado e no site www.faepa.br.

X.        DOS RECURSOS
1.    Os recursos sobre questões das provas e/ou revisão de notas poderão ser protocolados no prazo MÁXIMO e IMPRORROGÁVEL de 03 (três) dias úteis contados da data de publicação das notas atribuídas às provas no Diário Oficial do Estado.
2.    Somente serão aceitos os recursos de questões das provas e/ou revisão de notas quando estes forem requeridos por escrito e entregues pessoalmente, ou por procuração, no setor de Recursos Humanos - FAEPA, aos cuidados do Presidente da Comissão Elaboradora e Julgadora.
3.    Admitir-se-á um único recurso por candidato para cada questão da prova, desde que devidamente fundamentado. (anexar cópia dos documentos que comprovem a fundamentação).
4.    A pontuação relativa à(s) questão(ões) anulada(s) será atribuída a todos os candidatos presentes na prova.
5.    No caso de provimento do recurso interposto dentro das especificações, esse poderá, eventualmente, alterar a nota/classificação inicial obtida pelo candidato para uma nota/classificação superior ou inferior, ou ainda poderá ocorrer a desclassificação do candidato que não obtiver a nota mínima exigida para habilitação.
6.    O recurso interposto fora da forma e dos prazos estipulados neste Edital não será conhecido, bem como não será reconhecido aquele que não apresentar fundamentação e embasamento.
7.    Não será aceito e conhecido recurso interposto por via postal, por meio de fax, e-mail ou por qualquer outro meio além do previsto neste Capítulo.
8.    Não será aceito pedido de revisão de recurso e/ou recurso de recurso.

XI.       DA HABILITAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO1.    A NOTA DE CORTE será igual à MEDIANA das notas obtidas pelos candidatos na realização da Prova Escrita, sendo considerados aprovados aqueles que alcançarem nota igual ou superior à MEDIANA.
2.    A MEDIANA será disponibilizada no site www.faepa.br e publicada no Diário Oficial do Estado junto das notas obtidas na Prova Escrita.
3.    A NOTA FINAL será a nota obtida na Prova Escrita.
4.    Os candidatos considerados habilitados serão classificados de acordo com a nota final.
5.    Caso haja empate entre os candidatos, o critério de desempate obedecerá a seguinte ordem:
1º Candidato que tiver maior idade;
2º Candidato que tiver maior número de filhos;
3º Candidato casado.
6.    Após o julgamento da prova, serão elaboradas duas listas de aprovados: 01 (uma) especial, com a relação dos portadores de deficiência e outra com a relação dos demais candidatos.
7.    As vagas reservadas no Capítulo IV.     DAS VAGAS DESTINADAS AOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA, ficarão liberadas se não tiver ocorrido inscrição no Processo Seletivo, ou aprovação de candidatos portadores de deficiência.
8.    Na hipótese prevista no parágrafo anterior, será elaborada somente 01 (uma) lista de classificação geral, prosseguindo o Processo Seletivo nos seus ulteriores termos.
9.    O resultado final do Processo Seletivo, com a indicação da classificação obtida, nome dos candidatos, número do CPF e nota final, será publicado no Diário Oficial do Estado.
10. O Diretor Executivo da FAEPA, homologará o Processo Seletivo, a vista do relatório apresentado, a partir da publicação do resultado final.

XII.      DA CONVOCAÇÃO E DA CONTRATAÇÃO
1.    Sendo a FAEPA pessoa jurídica de direito privado, o Processo Seletivo não se destina ao preenchimento de função pública.
2.    Inicialmente serão contratados 01(um) candidato e mediante necessidade do Serviço, os candidatos considerados habilitados serão convocados de acordo com sua ordem de classificação, através de Edital publicado na Imprensa Oficial do Estado e carta encaminhada ao endereço fornecido, devendo ser atendida a convocação dentro do prazo estipulado.
3.    Durante a validade do Processo Seletivo, as vagas que vierem a ocorrer, poderão ser preenchidas, de acordo com as necessidades da Fundação e a seu exclusivo critério, mediante convocação de candidatos habilitados, obedecida rigorosa ordem de classificação.
4.    É responsabilidade do candidato, manter seu endereço e telefone atualizado para viabilizar os contatos necessários, sob risco de, caso seja convocado perder o prazo para comparecimento.
5.    A FAEPA não se responsabiliza por eventuais prejuízos ao candidato decorrentes de:a)    Endereço não atualizado;
b)   Endereço de difícil acesso;
c)    Correspondência devolvida pela Empresa de Correios e Telégrafos - ECT por razões diversas de fornecimento e/ou endereço errado do candidato;
d)   Correspondência recebida por terceiros.
6.    A convocação será feita a fim de que o candidato manifeste interesse em relação às finalidades específicas de trabalho, e o não atendimento da convocação implicará na desistência do candidato.
7.    O candidato que, no momento da contratação, estiver impedido de assumir, imediatamente, as funções para as quais se destina o presente processo seletivo, perderá o direito à vaga para a qual foi selecionado e a FAEPA chamará o próximo candidato da lista de candidatos habilitados.
8.    A Fundação se reserva o direito de não contratar o candidato que já fez parte de seu quadro de pessoal, cujo desempenho funcional anterior não recomende sua nova contratação.
9.    Os candidatos convocados na forma do item 2 deste Capítulo, serão encaminhados para Serviço Especializado de Medicina do Trabalho para realização de exame de saúde admissional.
10. O candidato que for convocado e considerado apto no exame médico, será admitido por prazo determinado de experiência de 45 (quarenta e cinco) dias mais 45 (quarenta e cinco). Findo o prazo de experiência 90 (noventa) dias e não havendo qualquer manifestação das partes, ter-se-á prorrogado o contrato de trabalho por prazo indeterminado, nos termos da legislação trabalhista.
11. A admissão estará condicionada à apresentação dos documentos relacionados no item 2 do Capítulo IV ¿ DAS INSCRIÇÕES.
12. A não apresentação dos documentos, na data afixada, eliminará o candidato do Processo Seletivo, anulando-se todos os atos decorrentes da inscrição, sem prejuízo das sanções penais aplicáveis à falsificação da declaração.
13. Para fins de admissão, será exigido, ainda, que o candidato entregue declaração de Antecedentes Criminais, recente, expedida pela Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo e pela Secretaria da Segurança Pública do seu Estado de residência, caso resida em outro Estado.

XIII.     DA VALIDADE
1.    O prazo de validade do Processo Seletivo será de 01 (um) ano, a contar da data de sua homologação, podendo, a exclusivo critério da Diretoria Executiva da FAEPA, ser prorrogado por igual período.

XIV.    DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
1.    A inexatidão das afirmativas ou a irregularidade de documentos, ainda que verificadas posteriormente, eliminarão o candidato do Processo Seletivo, anulando-se todos os atos decorrentes da inscrição